RD - TV

Sonho Colorado do Bi mundial acabou

Infelizmente o sonho colorado não se realizou desta vez
Fundada em 1910 pelos belgas e inicialmente chamada de  Elisabeth ville até 1966. Lubumbashi é a capital  da maior cidade da província do Haut-Katanga, na República Democrática do Congo. Lubumbashi foi a capital do Katanga durante a época em que a província declarou a independência, no governo de Moïse Tshombe . Localiza-se no sudeste do país, perto da fronteira com a Zâmbia. Tem cerca de 1,13 milhão habitantes.
Lubumbashi, é conhecida no cenário esportivo local por possuir dois grandes clubes de futebol na República Democrática do Congo: um deles é o TP Mazembe, campeão do campeonato congolês em dez oportunidades e campeão da Copa do Congo por cinco vezes. O outro grande clube da cidade é o FC Saint Eloi Lupopo, grande rival do TP Mazembe, campeão congolês seis vezes e campeão da Copa do Congo em uma oportunidade. Para Lubumbashi, os títulos continentais são todos do TP Mazembe: 1967, 1968, 2009 e 2010.
Na tarde deste14 de Dezembro de 2010. Lubumbashi entrou para a história do futebol mundial , quando  o Sr Bjorn Kuipers (Holanda) árbitro do jogo entre  Mazembe e S.C. Internacional de Porto Alegre, Brasil,  quando os congoleses venceram os brasileiros  pela contagem de 2 X 0, recebendo assim, o direito de disputar , como primeiro representante legítimo do futebol africano uma final  de mundial inter-clubes da FIFA.
Os dois gols do Mazembe saíram no segundo tempo, com Kabangu e Kaluyituka. Talvez não tenha sido exatamente justo, mas o Inter pouco fez para merecer sorte melhor - o Inter do campo, claro, porque o Inter da arquibancada fez seu papel. Com a vitória, o surpreendente time da República Democrática do Congo duelará com o Inter de Milão ou o Seongnam Ilhwa, da Coreia do Sul, na decisão.
Técnico do Mazembe, o senegalês Lamine N'Diaye
O clube da República Democrática do Congo será o primeiro de fora da Europa ou da América do Sul na final do torneio. Na estreia, a equipe venceu o Pachuca por 1 a 0. Em 2009, o Mazembe também jogou o Mundial, mas deixou Abu Dhabi com duas derrotas.
O técnico do Mazembe, o senegalês Lamine N'Diaye (foto), após a vitória por 2 a 0 sobre o Internacional disse que :O futebol africano deu uma lição ao mundo. - Temos uma cabeça, um cérebro, dois braços, somos como todos. Demonstramos ao mundo inteiro que é preciso levar a África a sério. Parabéns mais uma vez aos meus jogadores, demonstramos ao mundo do que a África é capaz - disse N'Diaye logo após a partida.
Com relação ao Inter. Simplesmente o dia não estava para o clube gaúcho agora é só esperar pela decisão do terceiro lugar frente a quem perder o jogo entre Inter de Milão e Seongnam da Coréia do Sul.
Ficha tecnica
MAZEMBE 2 X 0 INTERNACIONAL
Estádio: Mohammed bin Zayed, em Abu Dhabi (Emirados Árabes).
 Data: 14 de dezembro.
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda). Auxiliares: Berry Simons (Holanda) e Sander Van Roekel (Holanda).
Gols: Kabangu, aos sete, e Kaluyituka, aos 40 minutos do segundo tempo.
 Cartões amarelos: Nkulukuta (Mazembe); Índio (Inter).
Público: 22.131.
Tout Puissant do Congo
Kidiaba, Nkulukuta, Kimwaki, Ekanga e Kasusula; Mihayo, Kaluyituka, Bedi e Kasongo; Kabangu (Kanda) e Singuluma.
Técnico: Lamine N'Diaye
S C INTERNACIONAL (Brasil)
Renan, Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Wilson Matias, Guiñazu, Tinga (Giuliano) e D'Alessandro; Rafael Sobis (Oscar) e Alecsandro (Leandro Damião).
Técnico: Celso Roth
Fonte e fotos Globo esporte / Wilkipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier