Terá inicio neste domingo, sem ainda ter o brilho de outras importantes competições do calendário mundial do futebol a Copa das Confederações. Inegavelmente percebe-se que a competição vem ganhando prestigio através das sucessivas edições. O torneio vem crescendo em importância, depois de um começo pouco promissor e algumas mudanças adotadas pela FIFA.
A Copa das Confederações tem origem na Copa Artemio Franchi, um amistoso que aconteceu entre os anos de 1983 e 1990 e que reunia os campeões da Euro Copa e da Copa América. Assim como aconteceu com o Mundial Interclubes, a FIFA se interessou pela ideia e a oficializou.
Copa do Rei
Já com “as bênçãos” da FIFA mas com o nome de Copa do Rei Fahd, as três primeiras edições aconteceram na Arábia Saudita, sem atrair muito interesse. Então a FIFA passou a adotar o rodízio de sedes a partir de 1999, iniciando pelo México.
Porém, somente a partir de 2001 foi que a Copa passou a ser levada a sério.
‘‘Em dois mil e um ficou decidido que o torneio respeitaria o rodízio de sedes da Copa do Mundo. Exceção em dois mil e três, quando não havia um Mundial por perto. Hoje o torneio é visto como um laboratório para o Mundial pelo País-sede e como uma grande competição por todos os participantes’’, disse Joseph Blatter, presidente da FIFA.
Histórico
A Argentina foi a primeira campeã da Copa das Confederações em 1992. Naquela ocasião, a Copa do Rei Fahd não contava com prestígio nenhum, tanto que a Europa não enviou representante. Na decisão do torneio, que teve apenas quatro participantes, os argentinos fizeram 3 a 1 nos anfitriões árabes. Três anos depois a Argentina foi novamente finalista, mas, acabou caindo para a Dinamarca, por 2 a 0.
Ainda na Arábia Saudita, mas já sob o nome de Copa das Confederações, em 1997 veio o 1º título do Brasil, após humilhar a Austrália, fazendo 6x0. Ronaldo e Romário marcando três vezes cada. Em 1999, sob o comando de Wanderlei Luxemburgo, o Brasil perdeu a final, para o México por 4 a 3.
Nos anos de 2001 e 2003 a França assumiu o poder da Copa das Confederações, ganhando o bicampeonato. A edição de 2001 foi marcada pela queda do técnico da Canarinho, Émerson Leão. Já em 2003, a França e Camarões fizeram a final , 1 a 0 para os franceses.
Na última edição em 2005, na Alemanha. A Seleção Brasileira, comandada por Parreira goleou a Argentina na final por 4 a 1.
Noticias brasileiras de Bloemfontein
Noticias brasileiras de Bloemfontein
O técnico da Dunga, da Seleção Brasileira comandou, ontem, o primeiro treino da equipe, já com vistas ao jogo de estreia que acontecerá na segunda-feira, contra o Egito. A torcida africana roubou a cena. Com coreografias, torcedores surpreendem os jogadores e fizeram uma festa de arrepiar no bairro de Mangaung, em Bloemfontein. Com um show na arquibancada, com coreografias e músicas da região, ela centralizou as atenções. Cerca três mil pessoas foram ao estádio. Os titulares correram em volta do campo, ainda cansados pela longa viagem .
Dunga, antes da movimentação concedeu entrevista a imprensa local, quando afirmou que a Espanha era a favorita ao título. A seleção espanhola está no Grupo A e estréia neste domingo contra a Nova Zelândia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário