RD - TV

Mequinha deve voltar a seus dias de gloria

Tomando por base matéria do Jornal “O Povo”, deste domingo 01 de Dezembro, os torcedores do “Mequinha”,  o América Football Club, duas vezes campeão cearense da 1ª divisão em 1935 e 1966 uma da segunda em 1921 e este ano (2013) da série C, portanto com quatro títulos estaduais, podem preparar sorrisos para o futuro. Pelo visto o clube americano caminha agora rumo a novos dias repletos de vitórias e conquistas. É que o atual parceiro do clube, o Grêmio Recreativo Pague Menos através do seu diretor administrativo Sávio Santos afirmou a intenção de manter o vinculo com o clube rubro. Confira a matéria na integra. 


André Victor Rodrigues andrevictor@opovo.com.br 

HUMBERTO MOTA/ESPECIAL PARA O POVO O 

América-CE voltou. Depois de se aliar ao "time da farmácia", o Mequinha foi campeão da Terceirona. 


O período de doloroso anonimato pode estar com os dias contados para o América-CE. Depois de 47 anos distante de conquistas, a tradicional agremiação da Capital foi campeã da 3ª Divisão do Campeonato Cearense. Para 2014, o plano é claro. Na Segundona, tentará retorno à elite do futebol estadual, de onde está distante desde 1997. É a esperança de ressurgimento. E os heróis da ressurreição alvirrubra são jogadores de subúrbio. O elenco vencedor é composto pelo time de funcionários de uma rede de farmácias local. 

No início deste ano, o Grêmio Recreativo Pague Menos se preparava para mais uma temporada no futebol amador de Fortaleza. Time de “racheiros”, mas bem organizado, treinava no espaço de eventos da empresa, no bairro Jacarecanga. Os trabalhadores se programavam para torneios entre empresas e times de amigos, até que surgiu um convite irrecusável: atuar pelo futebol profissional em disputas organizadas pela Federação Cearense de Futebol (FCF). 

“O presidente do América, o Cléston Santos, chegou à nossa sede e viu que tínhamos o que eles não tinham: um time e estrutura de treinamento. E eles tinham o que a gente não tinha que eram as camisas e a oportunidade de disputar campeonato profissional. Então, ele nos propôs parceria. E eu apenas disse: ‘A única coisa que a gente pode fazer é colocar a camisa do América nos meus garotos e botá-los pra jogar. Você resolve a parte burocrática’. Fechamos o acordo”, contou o diretor-administrativo da equipe, Sávio Santos, que trabalha como farmacêutico na empresa. 


A parceria deu certo. Do grupo de 29 atletas que disputaram a Taça Fares Lopes e a Série C do Campeonato Cearense pelo clube, 20 eram funcionários da rede de farmácias e seis eram amadores. Apenas três realmente tinham experiência como jogador profissional. “Os atletas com histórico eram do próprio América-CE, que já tinham atuado pelo time no ano passado. Só integramos ao nosso grupo e começamos a treinar”, explicou o técnico Frank Santos. Irmão de Sávio, o “professor” é geógrafo de formação, mas busca profissionalização como técnico de futebol. 

Logo na campanha de estreia profissional, um título de campeão cearense com direito a uma final decidida em cobranças de pênaltis contra o Barbalha, no estádio Presidente Vargas. 

A empolgação tomou conta dos que fazem, há três anos, o projeto do time e também da diretoria do América. Os planos são de seguir com o Mequinha nas próximas temporadas. “Nosso primeiro objetivo é fazer uma parceria de três anos com a América. Queremos levar o time pra 1ª Divisão”, projetou Sávio. 

O acerto só depende de detalhes burocráticos. Com um grupo de amadores louco por bola, o bicampeão cearense caminha para retomar seus dias de glória. E esse recomeço já tem um marco histórico no esporte. O ano em que o time da farmácia fez o Alvirrubro voltar a sorrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier