O presidente da CBF, José Maria Marin, oficializou nesta quinta-feira 29, a criação de mais um torneio que integrará o calendário anual do futebol brasileiro trata-se da “Copa Verde” torneio que começara, a ser disputada em fevereiro de 2014 e contará com a participação de 16 clubes das regiões Norte e Centro-Oeste do país, além de um representante do Espírito Santo. O time vencedor garante uma vaga na Copa Sul-Americana do ano seguinte.
O lançamento da Copa Verde foi realizado no Rio de Janeiro, em cerimônia que reuniu dirigentes de 11 federações estaduais que terão times na nova competição. A criação do torneio foi oficializada em meio a protestos de jogadores que criticam o excesso de jogos previstos no calendário do futebol brasileiro.
Em pronunciamento ou entrevistas no evento, Marin não quis falar sobre os protestos, liderados pelo movimento Bom Senso FC. Entretanto, disse que a criação da Copa Verde "é mais um passo no rumo certo" que o futebol nacional tomou nos últimos anos. "A Copa do Nordeste [outro torneio regional promovido pela CBF] é um sucesso", disse Marin. "Quero dar o mesmo apoio aos clubes do Norte e Centro-Oeste que demos aos clubes do Nordeste, e alcançar o mesmo sucesso.”.
Segundo Marin, a Copa Verde cria um novo mercado para o futebol nacional e dá uma chance a jogadores de fora dos grandes centros do país para que eles apareçam. O presidente da CBF ratificou que o novo campeonato atende a um anseio de presidentes de federações de Estados com menos equipes na elite do futebol nacional.
Sobre esses anseios, o presidente da confederação destacou que a CBF está aberta a sugestões para a melhoria do futebol brasileiro. Aos cartolas presentes no evento, entretanto, ele fez uma ressalva enfática: "Quem não puder ajudar não nos atrapalhe, especialmente porque o próximo ano é ano de Copa do Mundo", disse. "Nós não podemos perder tempo com propostas que não se preocupem com um futebol sadio."
A Copa Verde, ainda de acordo com Marin, cria uma chance para utilização de três estádios construídos para a Copa do Mundo de 2014. A Arena Amazônia, de Manaus, a Arena Pantanal, de Cuiabá, e o Estádio Nacional Mané Garrincha, de Brasília, devem receber partidas do torneio. Os três já foram classificados como possíveis "elefantes brancos" por deputados e especialistas em gestão de arenas.
Confira os 16 times que disputarão a competição:
PARÁ- Paysandu, Paragominas e Remo.
DISTRITO FEDERAL – Brasiliense e Brasília.
MATO GROSSO – Mixto e Cuiabá.
AMAZONAS- Nacional e Princesa dos Solimões.
ACRE - Plácido de Castro
MATO GROSSO DO SUL - Clube Esportivo Nova Esperança – CENE
ESPÍRITO SANTO- Ferroviária
TOCANTINS - Interporto
AMAPÁ- Santos
RONDÔNIA - Vilhena
RORAIMA - Náutico
PRIMO POBRE
Enquanto a CBF cria mais uma competição cara logicamente, patrocinada não se sabe por quem, aqui no Ceará um movimento de clubes cogita a extinção de uma das séries do nosso futebol no caso a série C. Estarão os clubes cearenses indo de encontro ao crescimento e a modernidade do futebol cearense e na contra mão do futebol brasileiro? Ou não temos recurso financeiros, nem estádio nem patrocinadores nem divulgação e nem calendário decente para a disputas de determinadas competições conhecidamente deficitárias?
Onde esta a culpa, nos clubes que teimam em existir sem torcida sem recursos financeiros, sem estádios? Ou será dos poderes publico municipais e estaduais que não colocam os estádios dentro dos padrões exigidos pelo estatuto do torcedor para que aconteçam as rodadas em vários estádios na mesma data, alavancando assim o futebol profissional em nosso estado? Ou ainda da FCF que não tem recursos para bancar determinadas competições nem respaldo para conseguir patrocínio que banquem as ditas cujas?
A CBF cria e mantém a FCF não extermina, porem não pode manter. Como dizem manda quem pode obedece quem tem juízo, assim vai. A CBF elabora seu calendário a FCF obedece. A nível local a FCF manda os clubes mesmo de pires na mão tentam obedecer dai os WO’s nas divisões de acesso as punições , suspenções etc.
Nesta segunda feira 02, no período da tarde acontece na sede da nos Federação de Futebol (FCF) o Conselho Técnico da Série B do Campeonato Cearense 2014.
América Foot-ball Club
Associação Desportiva Arsenal de Caridade
Associação Desportiva Iguatu
Associação Desportiva São Benedito
Associação dos Desportistas de Pacatuba
Associação Nova Russas Esporte Clube
Associação Trairiense de Futebol
Barbalha Futebol Clube
Crateús Esporte Clube
Maracanã Esporte Clube
Maranguape Futebol Clube
Estes são os clubes que deverão participar. Porem: América, Arsenal de Caridade, Pacatuba e Maracanã não possuem estádio próprio. Fica a pergunta. Onde irão mandar seus jogos? Em São Bendito não pode acontecer jogos noturnos por falta de iluminação e os estádios dos demais clubes, ainda não foram regularizados dentro das normas do estatuto do torcedor.
A nossa série A caminha pelo mesmo caminho. Somente o estádio Alcides Santos do Fortaleza esta com todos seus laudos em dias, resumindo é o único estádio no momento, apto para a disputa da série A cearense de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário