Estreando na Copa do Nordeste, o Fortaleza-CE recebeu o Campinense-PB em seus domínios e não decepcionou a sua torcida. No Presidente Vargas, o Tricolor do Pici dominou a raposa durante os 90 minutos e venceu por 2 a 0. Com isso, o Leão ascende a primeira posição do Grupo A, com três pontos, mas pode ser ultrapassado durante a rodada. A Raposa é, no momento, lanterna do B, com zero pontos.
AMPLO DOMÍNIO!
Jogando em casa, o Fortaleza-CE foi para cima do Campinense-PB e deu trabalho desde o primeiro minuto. Em seu primeiro ataque, o Leão obrigou o goleiro Otávio a fazer boa defesa em finalização de Yago Pikachu. Depois disso, o jogo esfriou até os dez minutos, quando o Leão do Pici voltou a dominar as ações em campo.
Apesar disso, o primeiro gol demorou a sair. Aos 28 minutos, ele poderia ter vindo em nova chegada de Yago Pikachu, mas Otávio, uma vez mais, fez boa defesa e evitou o pior para os visitantes. Três minutos depois, nova boa defesa do goleiro raposeiro, dessa vez em chute de Pedro Rocha. Escuro, do Campinense, tentou responder na sequência duas vezes, mas mandou pela linha de fundo e teve escanteio cortado pela defesa.
GARANTIU A VITÓRIA
Conforme o primeiro tempo passava, o Fortaleza-CE pressionava. Aos 40, Tinga e Yago Pikachu tentaram no mesmo lance, mas a zaga visitante cortou. Dois minutos depois, Lucas Esteves mandou com perigo. De tanto pressionar, porém, o Leão abriu o marcador ainda na primeira etapa. Aos 48, Caio Alexandre lançou Hércules e ele soltou uma bomba para abrir o placar e fazer o primeiro gol da Copa do Nordeste.
Na volta dos vestiários, nada mudou. Buscando confirmar a vitória, o Leão seguia em cima. Aos 3, Lucas Esteves tentou um chute de primeira, mas a bola saiu. Oito minutos depois, Pikachu mandou de cabeça para fora. E, aos 19 minutos, o placar mudou: Sílvio Romero, livre, recebeu e bateu de primeira, ampliando o placar. Depois disso o duelo esfriou, com chances ocasionais sendo criadas, e ninguém mais mexeu no placar.
PRÓXIMOS JOGOS
Fortaleza-CE e Campinense-PB voltam a campo nas próximas semanas pela Copa do Nordeste. Na próxima quinta, 26, o Tricolor do Pici receberá o Sergipe-SE em duelo válido pela 5ª rodada do torneio, às 20h, no Castelão. A Raposa, por sua vez, terá mais tempo de descanso, pois volta a campo apenas em duas semanas, no domingo, 5 de fevereiro, diante do Sport-PE. A partida ocorre às 18h no Estádio Amigão, em Campina Grande-PB.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza 2X0 Campinense-PB
Fase de Grupos
1ª rodada
Data:21/01/2023
Horário:17:30
Árbitro:José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL)
Assistentes:Pedro Jorge Araújo (AL) e Fernanda Felix da Silva (AL)
Cartões Amarelos:
Fortaleza-CE: Sammuel e Romarinho
Campinense-PB: Railan e Marcelinho
GOLS:
Fortaleza-CE: Hércules 48′ 1T e Sílvio Romero 19′ 2T
Público:14.779
Renda:R$ 75.474,00
Estádio:Presidente Vargas
Local:Fortaleza (CE)
Fortaleza
Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi e Lucas Esteves;
Ronald (Sammuel), Hércules (José Wellison), Caio Alexandre e Yago Pikachu (Dudu);
Pedro Rocha (Thiago Galhardo) e Sílvio Romero
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Campinense-PB
Railan, Anderson Alagoano (Weslley), William e Bruno Collaço;
Rogério, Escuro (Cascardo) e Diego Viana (Felipe Araújo);
Marcelinho (Tarcísio), Willian Anicete (Daniel Passira) e Ceará
Técnico: Leston Júnior
Silvio Romero
Titular na estreia do Fortaleza pela Copa do Nordeste, Silvio Romero precisou de apenas uma finalização para marcar seu primeiro gol na temporada. O forte chute da entrada da área que balançou as redes do Campinense, aos 19 minutos do segundo tempo, não só sacramentou o triunfo tricolor, como também tornou o centroavante argentino o maior artilheiro estrangeiro da história do clube.
Embora não tenha sido titular absoluto ao longo do último ano — em 57 partidas atuou em 27 começando entre os 11 principais —, o atacante de 34 anos somou 14 bolas na rede e cedeu cinco assistências. Com o tento marcado em 2023, Romero chegou a marca de 15 gols com a camisa do Fortaleza, número que o fez ultrapassar o alemão Fred, que atuou pelo Leão em 1938 e marcou 14 vezes.
Assim, o centroavante assume, de forma isolada, o topo do ranking. O argentino Valentín Depietri, vendido recentemente ao Talleres-ARG, e Mario Petter Bernard, holandês que defendeu o Fortaleza entre 1918 e 1929, compõem a terceira colocação do quesito, com quatro e três gols marcados pelo Tricolor, respectivamente. Os dados são do jornalista e pesquisador Luca Laprovitera em colaboração com David Barboza.
Nesta temporada, entretanto, haverá concorrentes de peso buscando tomar o posto de Romero, como os conterrâneos Martín Lucero e Pochettino. Há, ainda, outros dois estrangeiros no elenco do Tricolor do Pici, mas ambos são de posições defensivas: Brítez e Ceballos.
Confira ranking de estrangeiros com mais gols oficiais pelo Fortaleza:
1º Silvio Romero (Argentina): 15 gols (2022 - 2023)
2º Fred Alemão (Alemanha): 14 gols (1938)
3º Valentín Depietri (Argentina): 4 gols (2021-2022)
4º Mario Petter Bernard (Holanda): 3 gols (1918-1929)
5º Juan Quintero (Colômbia): 2 gols (2019-2021)
Nenhum comentário:
Postar um comentário