Ídolo por onde passou, como atleta de futebol o atacante cearense Jardel, apesar das polemicas com relação a sua vida particular, neste final de semana o maior artilheiro do futebol português em todos os tempos, trocou o tapete verde dos gramados pelo plenário da assembleia legislativa do estado do Rio Grande do Sul. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 670 candidatos participaram da disputa eleitoral por uma vaga na Casa. Após o final da apuração o parlamento gaúcho agora, conta com 30 novos deputados dentre estes “Jardel” eleito com 41.227 votos. O cearense ficou na 34ª colocação por número de votos. Em se tratando de eleição, outro cearense “bom de voto”, este não é atleta e sim palhaço “Tiririca” foi reeleito deputado federal por São Paulo sendo o segundo mais votado no estado.
Outro “boleiro” bom de voto é o carioca Romário eleito senador da república, com mais de 60% dos votos no estado do Rio de Janeiro. No Twitter, o candidato do PSB (Partido Socialista Brasileiro) escreveu: "Galera, ganhei!!!! Muito obrigado, um ex-favelado virou senador da República!!!".
O ex goleiro do Grêmio Porto-alegrense Danrlei também foi eleito deputado federal pelo R.G. do Sul. Marcelinho Carioca foi candidato do PT a deputado estadual mais uma vez por SP e o ex – atacante do Fluminense Washington dentre outros.
Com mais de 60% dos votos no estado do Rio de Janeiro. No Twitter, o candidato do PSB (Partido Socialista Brasileiro) escreveu: "Galera, ganhei!!!! Muito obrigado, um ex-favelado virou senador da República!!!".
Confira outros nomes
Danrlei
(Partido Social Democrático)
Candidato a Deputado Federal no RS
Aos 41 anos, o ex-goleiro, mais lembrado pelos tempos vitoriosos no Grêmio, tenta a reeleição como deputado federal pelo Rio Grande do Sul. Eleito em 2010 pelo PTB, ele está filiado ao PSD em 2014.
(ELEITO)
Ademir da Guia
(Partido Republicano Progressista)
Candidato a Deputado Estadual em SP
Ídolo palmeirense, Ademir da Guia tentará a sorte mais uma vez em uma eleição. Em 2014, o candidato do PRP espera ter sucesso na disputa por uma cadeira como Deputado Estadual pelo estado de São Paulo. O ex-jogador de 72 anos foi eleito em 2004 como vereador na capital paulista.
(NÃO FOI ELEITO)
Dinei
(Solidariedade)
Candidato a Deputado Federal em SP
Andarilho do futebol, com maior destaque na sua passagem pelo Corinthians, o ex-atacante Dinei disputará o cargo de deputado federal nas eleições de 2014 pelo partido Solidariedade. Apesar de ser figura carimbada nos últimos pleitos, o ex-jogador jamais foi eleito.
(NÃO FOI ELEITO)
Paulo Rink
(Partido Popular Socialista)
Candidato a Deputado Federal no PR
Eleito em 2012 como vereador de Curitiba, o ex-jogador Paulo Rink deixará o cargo municipal para tentar se eleger como deputado federal do Paraná pelo PPS. Na carreira como atleta profissional, o ex-atacante passou anos na Alemanha, país em que chegou a defender a seleção.
(NÃO FOI ELEITO)
Washington Coração Valente
(Partido Democrático Trabalhista)
Candidato a Deputado Federal no RS
Em quase 20 anos de carreira, o ex-atacante Washington atuou por clubes como Caxias, Ponte Preta, Atlético-PR, Internacional, São Paulo e Fluminense. Em 2014, aos 39 anos, concorre a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PDT do Rio Grande do Sul.
(NÃO FOI ELEITO)
Bebeto
(Solidariedade)
Candidato a Deputado Estadual no RJ
O camisa 7 da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1994 se filiou em 2010 ao PDT. No ano seguinte, elegeu-se deputado estadual no Rio de Janeiro. Quatro anos depois, tenta a reeleição, mas de partido novo – agora, é filiado ao Solidariedade (SDD).
(ELEITO)
Romário
(Partido Socialista Brasileiro)
Candidato a Senador no RJ
Filiado ao PSB em 2009, Romário elegeu-se deputado federal pela legenda no ano seguinte. Em 2013, o ex-camisa 11 da Seleção Brasileira assumiu a presidência estadual do partido. Conhecido por sua atuação na fiscalização das contas da Copa do Mundo de 2014, concorre ao Senado.
(ELEITO)
Raul Plassmann
(Partido Social Cristão)
Candidato a Deputado Federal em MG
Ídolo de clubes como Cruzeiro e Flamengo entre as décadas de 60 e 80, o ex-goleiro foi também treinador e comentarista de TV. Na política, disputa sua segunda eleição â Câmara dos Deputados – em 2010, no Paraná, concorreu ao cargo pelo mesmo PSC, mas não foi eleito.
(NÃO FOI ELEITO)
Zé Augusto
(Partido Trabalhista do Brasil)
Candidato a Deputado Estadual no PA
Um dos grandes nomes da história do Paysandu, clube pelo qual se destacou na década de 90, o ex-atacante concorre na eleição para deputado estadual no Pará pelo PTdoB. Ele já havia tentado uma vaga em 2010 pelo PMDB, mas não conquistou o número suficiente de votos.
(NÃO FOI ELEITO)
Mazaropi
(Partido Comunista do Brasil)
Candidato a Deputado Estadual no RS
Aposentado dos gramados em 1992, o ex-goleiro de clubes como Vasco da Gama e Grêmio foi eleito vereador na cidade de Porto Alegre em 1992, pelo PMDB. Desde então, trabalhou como treinador em equipes do Japão e do interior do RS. Pelo mesmo partido, lançou candidatura a deputado estadual no RS em 2010, sem sucesso. Em sua tentativa no ano de 2014, é candidato pelo PCdoB.
(NÃO FOI ELEITO)
Reinaldo
(Partido Trabalhista do Brasil)
Candidato a Deputado Federal em MG
Um dos grandes ídolos da história do Atlético-MG, o “Rei do Mineirão” tem uma conhecida carreira política, elegendo-se vereador em Belo Horizonte e deputado estadual em Minas Gerais. Em 2010, pelo PV, concorreu sem sucesso a uma vaga na Câmara dos Deputados por MG. Passados quatro anos, tenta novamente chegar ao cargo, mas pelo PTdoB.
(NÃO FOI ELEITO)
Tarciso Flecha Negra
(Partido Social Democrático)
Candidato a Deputado Estadual no RS
O mineiro José Tarciso de Souza foi considerado um dos melhores atacante do Brasil no final da década de 70, quando atuava pelo Grêmio. Campeão da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes pelo clube, ambos em 1983, Tarciso concorreu a deputado estadual pelo PDT em 2010, mas não foi eleito. Em 2014, concorre mais uma vez, mas pelo PDS.
(NÃO FOI ELEITO)
Cassiá Carpes
(Solidariedade)
Candidato a vice-governador no RS
Campeão gaúcho pelo Grêmio como jogador (1977) e treinador (1993), Cassiá é filiado ao PTB desde 2000. Já foi eleito vereador em Porto Alegre (2000 e 2004) e deputado estadual no Rio Grande do Sul (2006 e 2010). Em 2014, pelo Solidariedade (SDD), é o vice na chapa da candidata Ana Amélia Lemos ao governo do Estado.
(NÃO FOI ELEITO)
Bobô
(Partido Comunista do Brasil)
Candidato a Deputado Estadual na BA
Campeão brasileiro de 1988 pelo Bahia, o ex-meia Bobô assumiu em 2007 o cargo de diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) na autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Em abril de 2014, desligou-se do cargo para concorrer ao posto de deputado estadual na Bahia pelo PCdoB.
(ELEITO)
Deley
(Partido Trabalhista Brasileiro)
Candidato a Deputado Federal no RJ
Um dos grandes nomes do Fluminense campeão brasileiro de 1984, o ex-meio-campista Deley iniciou-se na carreia política em 1997 como secretário de esportes de Volta Redonda (RJ). Desde então, foi eleito a deputado federal em 2002 e 2006. Perdeu a eleição à Câmara dos Deputados em 2010, mas assumiu em 2011 como suplente de Rodrigo Bethlem. Em 2014, concorre mais uma vez – depois de ter passado por PSDB, PV e PSC, tenta pelo PTB.
(ELEITO)
Esquerdinha
(Partido Republicano da Ordem Social)
Candidato da Deputado Estadual em GO
Romildo Fonseca da Silva, o massagista que interrompeu a partida entre Tupi (MG) e Aparecidense (GO) pela Série D do Campeonato Brasileiro de 2013, estreia na carreira política. Em 2014, Esquerdinha – como ficou conhecido no meio do futebol – lança candidatura a deputado estadual em Goiás pelo PROS.
(NÃO FOI ELEITO)
Sandro Sotilli
(Partido Socialista Brasileiro)
Candidato a Deputado Estadual pelo RS
Folclórico atacante em clubes do interior do Rio Grande do Sul e com passagem pelo Inter, Sandro Sotilli se aposentou em 2014 do futebol profissional aos 40 anos. Agora, o maior artilheiro da história do Campeonato Gaúcho (ao menos de acordo com as suas contas) se arriscará em uma nova aventura ao candidatar-se ao cargo de Deputado Estadual no Estado onde passou a maior parte da sua carreira de atleta pelo PSB.
(NÃO FOI ELEITO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário