Foto: THIAGO GADELHA
Nem mesmo o mais otimista torcedor do Ceara, ou o mais pessimista torcedor do Fortaleza esperava pelo fulminante início do time alvinegro na noite desta terça-feira (6), no PV, em partida valida pela 5ª rodada do Campeonato Cearense, no primeiro Clássico – rei de 2023. O Alvinegro só precisou de 10 minutos para liquidar seu maior rival. O Vozão venceu o Fortaleza por 2 a 1 com gols de Guilherme Castilho e Erick, aos 6 e 8 minutos da primeira etapa, respectivamente. Galhardo diminuiu para o Leão aos 2 da segunda etapa.
Com o resultado, o Vovô encerrou a 1ª Fase com 13 pontos e líder do Grupo A. Já o Fortaleza, com 12, foi líder do Grupo B. Assim, as duas equipes estão classificadas para as semifinais do Campeonato Cearense.
VOVÔ ARRASADOR NO INÍCIO
O Clássico-Rei começou com o Vozão arrasador. Logo aos 8 minutos, Guilherme Castilho foi derrubado por Ceballos, que cometeu pênalti. E o meia do Vovô bateu bem e fez 1 a 0.
No ataque seguinte, o Ceará marcou o segundo: Aos 10 minutos, Vitor Gabriel disputa jogada com Ceballos na área, e Erick solta a bomba para marcar o segundo.
Depois dos gols, o Vovô recuou para explorar os contra-ataques e o Leão pra cima. Pedro Rocha e Hércules tentaram, mas o goleiro Richard fez boas defesas.
O Vovô respondeu com Guilherme Castilho e Vitor Gabriel, mas Fernando Miguel apareceu bem.
Aos 35 minutos, o lance polêmico do Clássico: Após bate e rebate na área, Vitor Gabriel e Galhardo dividem, o atacante leonino cai na área, e na sobra Hércules manda por cima. Os jogadores do Leão pedem pênalti, mas a arbitragem mandou seguir.
LEÃO CRESCE E CEARÁ SEGURA PRESSÃO
Se o Ceará teve um início avassalador no 1º tempo, o Leão fez o mesmo na etapa final. E logo com 2 minutos, fez seu gol. Lucas Crispim - que tinha acabado de entrar - cruzou na área e Galhardo marcou de cabeça.
O Leão continuou pressionando e Pikachu perdeu gol feito aos 10 minutos, após jogada de Caio Alexandre. Aos 15, Galhardo soltou a bomba e a bola passou raspando a trave de Richard.
O Alvinegro só foi melhorar no jogo com as entradas de Luvannor, Jean Carlos e Hygor. E em um bom contra-ataque, aos 24 minutos, Janderson mandou pra fora. No lance seguinte, Jean Carlos bateu colocado para defesa de Fernando Miguel.
Depois disso, a pressão do Leão se intensificou, com a defesa do Vozão se virando para afastar o perigo na sua área. Aos 38 minutos, quando a defesa alvinegra falhou, Galhardo finalizou na pequena área e Richard fez milagre com o pé.
Já nos acréscimos, aos 50 minutos, Romarinho soltou a bomba no travessão, na última chance do jogo. Após o apito final, os jogadores e a torcida alvinegra comemoraram muito a vitória no 1º Clássico-Rei de 2023. Apesar da pressão da segunda etapa, o início displicente do time do Fortaleza certamente foi a principal causa da quebra das duas invencibilidade do tricolor, de forma seguida nos dois últimos jogos, diante de ABC e Ceará. Basicamente foi o seguinte: Na de tirar o 10 o Leão não estava preparado para a prova.
PRÓXIMOS JOGOS
Como Vovô e Leão estão classificados diretamente para as semifinais do Estadual - as quartas serão disputadas no fim de semana - os dois clubes só voltam a jogar no dia 14, pela Copa do Nordeste. O Ceará enfrenta o Sport no PV, às 21h30, enquanto o Fortaleza visita o Bahia, na Arena Fonte Nova, às 21h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário