Ceará faz história e vence Palmeiras pela 1ª vez como visitante; Confira os melhores momentos
Os duelos acontecem desde o Brasileirão de 1973. As equipes ainda se enfrentaram pela Copa do Brasil e pela Série B do Campeonato Brasileiro
Foto: Felipe Santos / Ceará SC
O Ceará conquistou a 1ª vitória como visitante diante dos palmeirenses na história. Até então, eram 16 confrontos, com 13 vitórias da equipe paulista e três empates.
Os duelos acontecem desde o Brasileirão de 1973. As equipes ainda se enfrentaram pela Copa do Brasil e pela Série B do Campeonato Brasileiro.
Para além do desempenho entre as equipes, o Ceará estreou com vitória pelo 2° ano consecutivo. Em 2021, venceu o Grêmio na 1ª rodada. Desde que retornou a Série A do Campeonato Brasileiro, em 2018, conquistou três vitórias em estreias, contra CSA, Grêmio e Palmeiras. Em 2018 e 2020, perdeu para Santos e Sport, respectivamente.
CONFRONTOS DO CEARÁ CONTRA O PALMEIRAS COMO VISITANTE
Palmeiras 3 x 0 Ceará (Brasileirão 1973) Palmeiras 1 x 1 Ceará (Brasileirão 1974) Palmeiras 2 x 0 Ceará (Brasileirão 1975) Palmeiras 4 x 0 Ceará (Brasileirão 1978) Palmeiras 3 x 1 Ceará (Brasileirão 1980) Palmeiras 1 x 1 Ceará (Copa do Brasil de 1994) Palmeiras 5 x 0 Ceará (Copa do Brasil de 1997) Palmeiras 6 x 0 Ceará (Copa do Brasil de 1998) Palmeiras 1 x 1 Ceará (Série A de 2010) Palmeiras 1 x 0 Ceará (Série A de 2011) Palmeiras 4 x 1 Ceará (Série B de 2013) Palmeiras 2 x 1 Ceará (Série A de 2018) Palmeiras 1 x 0 Ceará (Série A de 2019) Palmeiras 2 x 1 Ceará (Série A de 2020) Palmeiras 3 x 0 Ceará (Copa do Brasil de 2020) Palmeiras 1 x 0 Ceará (Série A de 2021) Palmeiras 2 x 3 Ceará (Série A de 2022)
O JOGO
A partida iniciou movimentada, com o Ceará controlando as ações, com consistência defensiva, enquanto buscava atacar os espaços vazios na defesa palmeirense.
O resultado aconteceu de imediato: aos 06 minutos, Mendoza recebeu na esquerda, partiu em velocidade e cruzou na área. O lateral-esquerdo Jorge, do Palmeiras, tentou cortar, mas empurrou para as redes.
A pressão exercidade pelo Ceará deixou o Palmeiras acoado. A vantagem alvinegra, inclusive, foi ampliada, após cobrança de escanteio de Vina e rebote de Weverton, com Mendoza acertando o ângulo do arqueiro palmeirense.
A vantagem no placar construída em minutos deixou o Ceará em posição segura. Porém, com o recuo das linhas, a equipe de Dorival Júnior viu o Palmeiras crescer na partida, dominar as ações e diminuir o placar com Zé Rafael, em ótima jogada de Dudu e Raphael Veiga.
O gol deu novo ânimo aos palmeirenses, que buscaram agredir o Ceará ainda mais, tendo como foco as jogadas laterias. Em uma delas, Marcos Rocha cruzou e Rony finalizou para fora.
Pelo lado alvinegro, Fernando Sobral e Vina, de fora da área, tentaram o arremate, mas não conseguiram aumentar a vantagem no placar.
Legenda: Palmeiras e Ceará se enfrentaram neste sábado (9) no Allianz Parque, em São Paulo
Foto: Cesar Greco / SE Palmeiras
SEGUNDO TEMPO
Em destavantagem, o Palmeiras iniciou o 2° tempo pressionando o Ceará. Logo nos minutos iniciais, Rafael Navarro, de biquinho, quase igualou o marcador no Allianz Parque.
Apesar do ímpeto palmeirense, o Ceará conseguia administrar o período sem a bola, com forte marcação individual no meio-campo e na lateral-direita, com Bruno Pacheco neutralizando Dudu. Nos contra-ataques, a equipe de Dorival Júnior conseguia agredir o Palmeiras: aos 11 minutos, Mendoza cortou a marcação e finalizou por cima do gol.
Sem conseguir chegar ao campo adversário tocando a bola, Gustavo Scarpa resolveu arriscar de fora da área e quase surpreendeu o goleiro João Ricardo. O arqueiro alvinegro salvou o Vozão!
Após as tentativas palmeirenses, o atacante Erick, que entrou no lugar do Lima, resolveu aparecer: aos 26 minutos, arriscou de fora da área, mas mandou à direita de Weverton. No minuto seguinte, aplicou uma caneta em Murilo, deixou Danilo no chão e finalizou, mas o arqueiro do Palmeiras salvou. Aos 31, recebeu na área, cruzou, mas Mendoza não conseguiu finalizar.
O time alvinegro seguiu à risca o manual: defende e contra-ataca. Aos 42 minutos, o xeque mate com Lucas Ribeiro. Em contra-ataque iniciado por Vina, Mendoza serve Erick no lado esquerdo, que finaliza e Weverton defende. No rebote, o zagueiro empurrou para o fundo das redes.
Nos acréscimos da partida, Richardson cometeu pênalti em Gabriel Veron. Na cobrança, Gustavo Gómez acertou o ângulo e diminuiu a vantagem alvinegra. O lance, porém, não surtiu efeito no resultado final, que terminou com vitória do Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário