RD - TV

A polêmica MP 984 (MP do Flamengo)

A Medida Provisória, MP 984 criada pelo Presidente Jair Bolsonaro e publicada na última quinta (18), já agora   conhecida como "MP do Flamengo", dá ao mandante do jogo o poder de vender os direitos de transmissão referentes à partida.

Antes, a comercialização precisava de autorização das duas partes.

O deputado Pedro Paulo (DEM-RJ), que é autor do projeto de lei que cria o clube-empresa, está tentando aproveitar a análise da MP 984, segundo ele no intuito alavancar a criação de uma Liga de clubes.
No dia(18), dia da publicação da Medida Provisória, ele conversou com representantes de agremiações sobre incluir a formatação da Liga na pauta. Porém, há entre pelo menos parte dos cartolas rejeição à ideia de discutir o tema no Congresso Nacional, mesmo sendo favoráveis a uma nova associação.
Pedro Paulo vê um avanço no modelo definido por Jair Bolsonaro e que depende de aprovação do Congresso, mas entende que ele deve evoluir para uma negociação coletiva dos clubes com as emissoras de TV. “É aí que entra a Liga.” A partir deste ponto façamos uma rápida análise das sugestões do nobre deputado.   
Apesar de haver discursado muito o deputado infelizmente não disse nada, senão vejamos: Ele disse Abre aspas para o Deputado Pedro Paulo: “Acho que a gente tinha o pior modelo, com essa história de acordo entre mandante e adversário. Isso prejudicava muito o produto, dificuldades de distribuição, não dava segurança para o investidor. Com a MP a gente passou para um mundo melhor do que o anterior, que é o direito pertencer ao mandante”.
Em seguida o Deputado continua: Abre aspas novamente para o Deputado:” Só que é um mundo muito arriscado, porque você poder ter grandes ganhadores e grandes perdedores e você pode caminhar para um individualismo que pode, em longo prazo, reduzir a competitividade do Campeonato Brasileiro, que é um dos grandes diferenciais que a gente tem”.
Ora bolas, É ou não é? E pra complicar ainda mais ele complementa. Acho que o caminho que a gente tem que seguir é que esses direitos, ainda que pertençam ao mandante, sejam negociados coletivamente pelo clubes. Que o produto TV seja negociado por eles. Os clubes decidem como dividir", disse Pedro Paulo.
Ou seja em resumo continua tudo do jeito que está.

 E para complicar mais ainda O parlamentar explica o espaço que enxerga para a articulação de uma Liga. Abre aspas outra vez para o Deputado. "Devemos aproveitar a MP e rediscutir os direitos de transmissão, dar um passo além do que foi dado. E pode ser uma oportunidade para provocar essa organização dos clubes em Liga. Acho que a Liga deveria ser uma discussão anterior aos direitos de transmissão, mas como essa MP atropelou, a gente pode fazer a partir dela a discussão, que inclui os direitos de transmissão a partir dos interesses de uma Liga", declarou o parlamentar.
Alguém entendeu alguma coisa? O assunto é longo mas... Com as sugestões ouvidas, Eu parei por aqui.
Na câmara dos deputados o presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acredita que o assunto não deveria ter vindo por MP porque não é urgente. Mas disse que a discussão tem que ser mais aprofundada e pode evoluir para a criação de uma liga de futebol no Brasil.
“Nós temos bons exemplos de liga no mundo, a liga espanhola, que tirou o futebol espanhol de uma situação muito ruim. Ela tinha uma participação na economia espanhola muito parecida com a do futebol brasileiro, próximo de 0,7% do PIB. Hoje é de 2% do PIB. E acho que essa talvez seja a oportunidade de realizar esse debate”, afirmou.
O governo explicou, por meio de exposição de motivos, que a medida foi requerida por vários clubes e que é adotada em países como Portugal e México. Também foi alegado que, nas regras anteriores, muitas vezes os clubes não conseguiam entrar em acordo sobre a transmissão.
O assunto é muito polêmico e pra encerrar o senhor Sérgio Sette Câmara, presidente do Atlético-MG, defende que e os clubes se reúnam numa entidade só deles e crítica a forma como a MP foi feita. Abre aspas pra ele.
"Nem dirigente e nem parlamentar havia falado comigo sobre o tema (relativo à MP). Foi um voo solo do Landim. Acho que a forma como foi feita pegou todo mundo de surpresa, e isso incomodou os presidentes. Mas como negócio, parece ser muito bom para os clubes grandes, e péssimo para os pequenos. Como penso no futebol como um todo, e não apenas olhando para o meu próprio umbigo, quero crer que o assunto precisa ser melhor debatido, embora esse parece ser um caminho sem volta, como já acontece em toda a Europa. Contudo, passa a ser muito mais importante agora que os clubes da Série A, a exemplo do que acaba de ocorrer na Série B, se unam através de uma associação, para que tenham muito mais força em negociações de todo tipo em favor dos clubes”, afirmou o presidente do Galo.
Cartolas e parlamentares entendem que as discussões sobre a MP e a eventual criação da Liga vão esquentar nessa semana.
Deputados divergem sobre efeitos em clubes pequenos de MP que altera direito de transmissão de jogos
Medida provisória deu à equipe mandante os direitos de transmissão da partida. Deputados se dividem entre prejuízos para clubes menores e melhor divisão dos recursos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier