RD - TV

Copa do Brasil ou Sul Americana - Dilema alvinegro


Com a conquista da Copa do Nordeste em 2015, o Ceará ganhou o título inédito e a vaga na disputa pela Sul-Americana. Na última quarta-feira (20), bateu o América-MG e chegou à terceira fase da Copa do Brasil. Com os resultados, o Vovô está em uma encruzilhada. Isso porque as datas dos jogos nos dois certames - oitavas de final da Copa do Brasil e fase nacional da Sul-Americana - se chocam no calendário. 

Para definir o rumo do clube, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu se pronunciar. Caso avance na terceira fase contra o Tupi-MG, o Ceará não poderá disputar a Copa Sul-Americana, segundo ofício enviado nesta quinta-feira (21) pela CBF às federações estaduais do Norte e do Nordeste. 


- Informamos que os clubes que tenham obtido vaga para a copa Sul-Americana de 2015 só disputarão a referida competição caso não estejam classificados para disputar as oitavas de final da Copa do Brasil de 2015, conforme estabelece o REC da Série A, no seu artigo 6º. O critério se aplica aos clubes da série A/15 como também aos clubes oriundos de conquista das copas regionais - Ceará/CE pela Copa do Nordeste e Brasília/DF pela Copa Verde (obs: o Brasília não disputa a Copa do Brasil de 2015) - comunica o ofício.

"Decisão abusiva", diz especialista em direito sobre imbróglio de CBF e Ceará


Ceará comemora contra o América-MG (Foto: LC MOREIRA - Agência Estado)O Ceará teve êxitos relevantes no primeiro semestre em 2015. Campeão da Copa do Nordeste, que deu vaga para a Copa Sul-Americana, vice-campeão cearense, classificado para a terceira fase da Copa do Brasil e com bom aproveitamento nas duas primeiras rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro. A boa fase renderia ao Vovô maiores chances de conquistar um novo campeonato e uma maior arrecadação financeira pelas cotas das disputas. 

Porém, se depender da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), participar de três competições no segundo semestre não será realidade para o Alvinegro. Devido a um choque entre as datas das oitavas de final da Copa do Brasil e fase nacional da Sul-Americana, o Ceará não poderia participar dos dois certames. Então, o Departamento Jurídico do clube pediu à CBF, por meio da Federação Cearense de Futebol (FCF), uma permuta de datas para que pudesse jogar as duas competições e, como resposta, a entidade nacional enviou um ofício que determina a perda da vaga na Sul-Americana em 2015, caso o clube avance na Copa do Brasil. 

A determinação causou questionamentos jurídicos devido a mudanças no regulamento. Para o especialista em direito desportivo, Carlos Tolstoi, apesar da CBF ser a entidade que rege o futebol nacional, ela não tem o poder de mudar, sozinha, as normas de um campeonato. A única exceção para a mudança seria uma votação unânime no Conselho Arbitral.

- Uma vez aprovado, o regulamento de uma competição não pode ser modificado, a não ser que o Conselho decida em unanimidade. É como se fosse um contrato de adesão que o clube filia-se ao entrar em um campeonato. Não pode ser modificado - afirma Tolstoi.

Fora as normas, o especialista pontua alguns erros no ofício enviado pela CBF. Segundo Tolstoi, o REC A/15, regulamento a que se refere o documento, determina regras a clubes que competem pela Série A do Campeonato Brasileiro em 2015, o que não é o caso do Ceará, que disputa a segunda divisão do certame. Além disso, o mesmo regulamento faz referência à Sul-Americana de 2016. Porém, o imbróglio é na competição deste ano. 

- O ofício já fica questionável, em um primeiro momento, pois o regulamento referido é para os clubes da Série A em 2015 e Sul-Americana em 2016. Outro ponto é a partida contra o Tupi-MG, pela Copa do Brasil. O Ceará terá que perder se preferir a Sul-Americana. Entregar o jogo é juridicamente incorreto e passível de punição - complementa o especialista em direito desportivo.


Sobre a preferência entre as competições, o vice-presidente do Ceará, Robinson de Castro, afirmou, ao vivo, no programa Redação SporTV, que a Sul-Americana dará mais projeção ao Vovô. Segundo o diretor jurídico do clube, Guilherme Magalhães, o ofício recebido não apresenta base teórica e o Alvinegro de Porangabuçu irá participar de todas as competições que conquistou em campo. 

- Enviamos um pedido de maleabilidade de datas à CBF, por meio da FCF, e ainda não tivemos resposta. O ofício que recebemos foi totalmente sem fundamento. Então, continuaremos a jogar todas as competições até recebermos uma resposta fundamentada - confirmou o diretor jurídico do Vovô.


O imbróglio ainda deixa muitas perguntas e está longe de terminar. De acordo com Carlos Tolstoi, a melhor saída para o Ceará, que já afirmou que pretende disputar as duas competições, é buscar garantir o direito adquirido junto ao Pleno do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

- A decisão da CBF é abusiva, pois impede o Ceará de ter o direito líquido e certo conquistado pelo time - encerra Tolstoi.


Uma possibilidade ao Ceará, neste momento, seria entrar com um mandato de garantia para que seja julgado no Pleno do STJD.


Procurada para sanar as dúvidas sobre o ofício, a CBF informou, por meio de assessoria de imprensa, que a entidade não irá se pronunciar sobre esse assunto nesta sexta-feira (22).


Para tentar disputar as duas competições, o Ceará enviou um ofício, por meio da Federação Cearense de Futebol (FCF), à CBF para pedir a maleabilidade de datas. Porém, segundo a CBF, a vaga na Sul-Americana será regional, com Copa do Nordeste e Copa Verde. Caso o Ceará avance, ficaria com o Bahia, vice colocado no Nordestão. No entanto, o Bahia também tem chances de chegar às oitavas de final da Copa do Brasil, caso passe por Paysandu. A vaga seria para terceiro colocado do Nordestão, o Vitória. 


- Neste caso específico das competições regionais (Copa do Nordeste e Copa Verde), se um clube avançar às oitavas da Copa do Brasil cederá seu lugar ao clube imediatamente abaixo na classificação final da competição que originou a vaga. Se a situação se repetir, classifica-se o clube imediatamente abaixo, e assim sucessivamente, até que as vagas sejam preenchidas - completou a CBF.


A FCF, por meio de sua assessoria, informou que ainda não recebeu o ofício enviado pela entidade nacional. O Ceará afirmou que vai brigar pelas duas vagas, caso avance às oitavas na Copa do Brasil.

Campeonato Brasileiro - Série B 


Na terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o treinador do Ceará vai manter o rodízio na zaga do Alvinegro. Com isso, diante do Paysandu, Charles retorna para o time titular, enquanto Gilvan vai para o banco de reservas. Sandro será mantido. Outro que retorna é Roniery, que foi substituído por Buiú na partida diante do América-MG pela Copa do Brasil, na última quarta-feira. 


O Vovô deve atuar com: Luís Carlos; Roniery, Sandro, Charles, Fernandinho; Sandro Manoel, Uillian Correia, Ricardinho, Marinho; Assisinho e William. Tiago Cametá está entregue ao departamento médico. A partida será neste sábado (23), às 16h30, no Estádio Mangueirão. 


- O mais importante é que conseguimos o nosso objetivo, que era a classificação... Fui coroado com dois gols, mas isso é o fruto do nosso trabalho. O grupo é muito forte, mostramos isso dentro de campo, então, vamos recuperar o foco e pensar no Paysandu - afirma Assisinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier