Os amistosos da Seleção Brasileira contra Argentina e
Austrália não serão transmitidos pela Globo. A CBF resolveu embarcar em uma
nova experiência de exibição das partidas do Brasil, fornecendo ela mesma o
sinal. Assim, os próximos dois jogos da equipe comandada por Tite serão
transmitidos em vias diferentes. Na nova política, um espaço na grade da TV
Brasil foi comprado, como revelou a "Folha de S. Paulo", mas também
haverá transmissão via CBF TV, na web, e pelo aplicativo da Vivo Mobile.
Na transmissão da CBF, feita da sede da entidade, no Rio, os
comentários serão de Pelé e Denílson, com narração de Nivaldo Prieto, segundo o
LANCE! apurou. As partidas serão nos dias 9 e 13 de junho, às 7h (de Brasília).
Houve negociações, como revelou a De Prima, com a emissora
da família Roberto Marinho, mas o acordo não veio. Como a escalação dos profissionais
para a transmissão já indica, há conversas também com a Band.
Nesta semana, alguns acordos ainda serão sacramentados para
viabilizar a transmissão, entre eles com a própria TV Brasil. Mas o valor
"simbólico" pelo horário na emissora estatal já está fechado.
Na versão que vem da CBF, houve uma tentativa de conseguir
uma valorização com os jogos da Seleção, mas a proposta não foi proporcional às
expectativas.
A emissora, por outro lado, acrescenta que houve uma mudança
de planejamento em relação à negociação dos jogos do Brasil, já que a CBF
decidiu negociar as partidas de forma individual e não mais em bloco. "A
CBF tinha planos de negociar os direitos dos Amistosos e das Eliminatórias da
Copa 2022 na forma de bid (leilão fechado). Recentemente decidiu vender os dois
jogos amistosos de junho de forma avulsa e, embora não acreditemos que esta
seja a melhor solução para todas as partes, tentamos negociar mas não chegamos
num acordo", pontuou a Globo em nota enviada ao LANCE!.
Ao assumir a responsabilidade da transmissão dos amistosos,
como já tinha feito no jogo contra a Colômbia, em janeiro, a CBF também tenta
assumir um protagonismo que pode proporcioná-la mais autonomia na venda de
patrocínios para os jogos. E isso também abre um caminho para facilitar a venda
dos direitos internacionais dos amistosos. É público o interesse de
internacionalização não só da Seleção, mas também do Brasileirão.
CONFIRA A NOTA DA GLOBO
O futebol sempre foi um conteúdo importante para o
brasileiro e, por isso, é estratégico para a Globo e o SporTV.
Acreditamos que com compromissos de longo prazo conseguimos
oferecer a melhor e mais completa experiência para o torcedor brasileiro, para
as equipes, para os anunciantes e suas marcas. Foi pensando assim que
adquirimos os direitos da Copa do Mundo até 2022 e que temos vários eventos e
parcerias de longo prazo.
A CBF tinha planos de negociar os direitos dos Amistosos e
das Eliminatórias da Copa 2022 na forma de bid (leilão fechado). Recentemente
decidiu vender os dois jogos amistosos de junho de forma avulsa e, embora não
acreditemos que esta seja a melhor solução para todas as partes, tentamos
negociar mas não chegamos num acordo.
O Grupo Globo defende um mercado de concorrência e acredita
que tem a melhor solução de visibilidade e envolvimento para os eventos da
nossa seleção, tanto pela audiência quanto pela qualidade de transmissão e
modelo econômico, mas respeitamos se a CBF pensa diferente.
Nós mantemos o nosso compromisso com o futebol e o nosso
interesse em continuar trabalhando com a CBF na construção de acordos que sejam
bons para todos – para a própria CBF, para o Grupo Globo, para os anunciantes e
suas marcas, mas sobretudo para o público torcedor apaixonado pelo futebol e
pela seleção brasileira.
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