Na tarde deste domingo, 14, na Arena Castelão. O Fortaleza deu um passo importante para ficar com o título de campeão cearense de 2019. No 1° jogo da final do Estadual, o Tricolor bateu o Ceará por 2 a 0 Edinho foi "o cara" do jogo, marcando os dois gols da vitória. Com o resultado, o Leão conquistou a vantagem de poder até perder por um gol de diferença no jogo de volta.
Já o Alvinegro, para ficar com o título, precisa vencer a partir de dois gols de diferença (2x0, 3x1 e 4x2, por exemplo), já que possui a vantagem de jogar por dois resultados equivalentes (vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols).
Quente e intenso. Assim pode ser resumido o 1° tempo. Os dois times criaram boas chances de gol e os goleiros, Felipe Alves e Richard, apareceram bastante, com defesas que afastavam o perigo das investidas. Pegado, a partida se desenrolava com faltas duras, seguidas paralisações e jogadores advertidos com cartão.
A emoção ficou reservada para os acréscimos da 1ª etapa. Aos 46 minutos, Osvaldo fez a jogada pela esquerda, ganhou na velocidade de Tiago Alves e cruzou na medida para Edinho, que apareceu na área só para completar para o gol: 1x0.
O 2° tempo começou no mesmo ritmo que terminou o primeiro: com o Fortaleza balançando as redes com Edinho. Logo no primeiro minuto da etapa final, o baixinho do Tricolor apareceu na área e bateu forte. A bola desviou na cabeça do zagueiro Tiago Alves e tirou o goleiro Richard da jogada: 2x0 Leão.
O jogo seguiu aberto e esquentou de vez depois que o Fortaleza ficou com um a menos. Em disputa de bola, Júnior Santos atingiu Juninho com o cotovelo e o árbitro aplicou cartão vermelho direto.
Foi à senha para o Alvinegro esboçar uma pressão na partida. Logo na cobrança de falta após a expulsão, Thiago Carleto soltou uma bomba, Samuel Xavier pegou de primeira no rebote, mas mandou sobre o travessão. E a pressão continuou. O próprio Samuel teve outras chances, mas não caprichou na finalização. Quando acertava o chute no gol, o Vovô esbarrava na atuação segura de Felipe Alves. Mesmo com um a mais e com as mexidas do técnico Lisca, colocando Roger e João Paulo, o Ceará não aproveitou a vantagem numérica em campo. Na reta final do jogo, o Alvinegro ainda teve o lateral-esquerdo Thiago Carleto expulso, deixando os dois times com 10 jogadores. Foi à deixa para o fim do jogo confortável para o Leão.
Os jogos decisivos entre Ceará e Fortaleza costumam entrar para a história. Mas o duelo deste domingo, 14, ficou marcado pela inusitada quebra de quatro tabus de uma vez só. O primeiro deles envolve o técnico Rogério Ceni, que venceu o seu 1° Clássico-Rei à frente do Tricolor, após sete partidas disputadas contra o Alvinegro. Até então, o treinador tinha o retrospecto de três derrotas no confronto.
Para o Fortaleza no final do jogo da final do Cearense de 2019 teve um sabor especial por mais dois motivos. Um deles foi à quebra de um tabu de dois anos sem vencer o Vovô, em jogos com as duas equipes atuando com o elenco principal. A última vez tinha sido na vitória de 1x0, no dia 22 de janeiro de 2017, pela 3ª rodada do Campeonato Cearense daquele ano. O lateral-esquerdo uruguaio Gastón Filgueira fez o gol do jogo.
Nesse período, foram disputados sete jogos, com quatro empates e três derrotas. Ocorreram também, nesse intervalo de tempo, duas vitórias do Fortaleza sobre o Ceará, mas em jogos da Taça Fares Lopes, em que os dois times atuaram com times alternativos, preservando os principais jogadores para as disputas do Campeonato Brasileiro.
O outro tabu quebrado pelo Leão foi que, após 11 anos, o Fortaleza voltou a vencer um Clássico-Rei por dois gols de diferença. O fato havia ocorrido pela vez derradeira no triunfo por 3 a 1 sobre o Ceará, em partida realizada no dia 9 de março de 2008, válida 4ª rodada pela 2ª fase do Estadual.
Para além dos fatos históricos, o Fortaleza também foi responsável pela quebra de um tabu de uma marca pessoal do seu maior adversário: a perda de invencibilidade do Ceará no Campeonato Cearense de 2019. Única equipe que ainda não havia perdido na competição, o Alvinegro ostentava a melhor campanha do torneio, com cinco vitórias e quatro empates em nove partidas disputados, até então.
FICHA TÉCNICA
Campeonato: Cearense Série A - Profissional/2019 Rodada Final
Jogo: Fortaleza / CE 2X Ceará/ CE
Data: 14/04/2019 Horário: 16:00
Estádio: Governador Plácido Aderaldo Castelo / Fortaleza
ARBITRAGEM
Árbitro: Raphael Claus/SP
Assistente Nº 1: Cleriston Clay Barreto Rios/SE
Assistente Nº 2: Fabio Pereira/TO
4º Árbitro: Thayslane de Melo/SE
GOLS
Edinho 45' (1T) Edinho 4' (2T)
Cartões Amarelos: Osvaldo, Carlinhos, Felipe e Júnior Santos.
Cartões Amarelos: Thiago Carleto, Tiago Alves, Juninho.
Cartões Vermelhos: Thiago Carleto CE e Júnior Santos FORT
Público pagante: 32.093
Não pagante: 889
Total: 32.982
Renda: R$ 436.471,00
Público pagante: 32.093
Não pagante: 889
Total: 32.982
Renda: R$ 436.471,00
FORTALEZA ESPORTE CLUBE
Felipe Alves, Tinga, Juan Quintero, Roger e Carlinhos: Araruna, Felipe, Júnior Santos e Edinho (Marlon): Wellington Paulista e Osvaldo (Dodô).
Técnico: Rogerio Ceni
CEARÁ SPORTING CLUB
Richard, Samuel Xavier, Luiz Otávio, Tiago Alves e Thiago Carleto, Fabinho, Juninho (Roger), Fernando Sobral, Chico (Felipe Silva) (João Paulo): Leandro Carvalho e Ricardo Bueno.
Técnico: Lisca
Nenhum comentário:
Postar um comentário