Sempre que a janela de transferências da Europa e de ligas nacionais asiáticas está para abrir, o torcedor brasileiro já fica apreensivo. Afinal, ele sabe que a chance de perder os principais jogadores do seu clube para algum time que pague em euros ou dólares é enorme. Esse drama semestral terá um novo capítulo a partir do começo de janeiro, quando o Mercado da Bola em países como Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha será reaberto.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco destaques do futebol nacional que podem fazer as malas, partir para o exterior em janeiro e deixar os torcedores brasileiros com aquele triste sentimento de saudades.
ARTUR Meia-atacante 23 anos Red Bull Bragantino
Principal jogador do projeto tocado pela Red Bull no Brasil, a cria das categorias de base do Palmeiras já até descolou uma convocação para a seleção principal. E, como a filosofia do clube bancado pela fábrica de energéticos é contratar jovens talentos, amadurecê-los e depois negociá-los por um preço mais alto, o ciclo do meia-atacante parece estar prestes a se completar. Nos últimos meses, Artur chegou a ser apontado até mesmo como um possível reforço do Barcelona para a janela de janeiro. Mas, até pelas dificuldades econômicas enfrentadas pelos culés, é pouco provável que a Catalunha seja o seu próximo destino. No momento, o futuro do brasileiro parece estar entre a Atalanta e o RB Leipzig, clube alemão que funciona como uma espécie de "matriz" da Red Bull no futebol internacional e que seria sua porta de entrada mais natural na Europa.
YURI ALBERTO Atacante 20 anos Internacional.
Apesar da péssima campanha do Inter no Brasileiro, o jovem atacante saiu bastante valorizado da competição. Autor de 12 gols na Série A, Yuri Alberto já vem convivendo há alguns meses com sondagens do exterior e não deve mesmo permanecer por mais muito tempo no país. De acordo com a coluna "Mercado da Bola", aqui mesmo do UOL, o centroavante está em negociações finais com o Zenit São Petersburgo. O negócio deve girar em torno de 14 milhões de euros (aproximadamente R$ 90 milhões), com a possibilidade de até 4 milhões de euros (R$ 25,7 milhões) de premiação por metas atingidas, o que transformaria Yuri Alberto em uma das cinco maiores vendas da história do clube gaúcho.
JEAN PYERRE. Meia-atacante 23 anos Grêmio//Imagem: GettyImages
Afastado do elenco gremista na reta final da campanha que culminou no rebaixamento do time para a segunda divisão do Brasileiro, o meia-atacante não faz parte dos planos do clube para a próxima temporada. A solução para esse imbróglio seria um empréstimo para o Alavés. No entanto, divergências contratuais entre a diretoria gaúcha e a equipe da primeira divisão espanhola impossibilitaram o negócio de ser fechado. De acordo com o estafe de Jean Pyerre, as conversas com o Alavés já foram encerradas. No entanto, sempre é possível que elas sejam retomadas e que outras equipes do exterior apareçam dispostas a aproveitar o momento de baixa do meia-atacante para descolar um bom negócio sem ter que gastar muito dinheiro.
GILBERTO Atacante 32 anos Bahia/ Imagem: Jhony Pinho/AGIF
Nem o rebaixamento do Bahia foi suficiente para "queimar o filme" do centroavante. Destaque da equipe nordestina nas últimas quatro temporadas, Gilberto é hoje um dos camisas 9 mais desejados do futebol nacional e tem uma fila de clubes interessados em contratá-lo, como Fortaleza, Fluminense e Santos. Mas, neste momento, a prioridade do veterano artilheiro é outra: passar um tempo no exterior. Por causa da idade elevada e da falta de prestígio internacional, Gilberto dificilmente conseguirá uma transferência para a Europa. Por outro lado, tem mercado aberto em ligas mais alternativas, como nos Estados Unidos (onde já jogou), no Japão, no Qatar e na Arábia Saudita.
BRUNO PRAXEDES Meia 19 anos Red Bull Bragantino/ Imagem: Alessandra Torres/AGIF
Artur não é o único jogador do Bragantino que pode ter se despedido do clube com o encerramento da Série A do Brasileiro. Contratação mais cara da Red Bull no Brasil, Praxedes é outro destaque da equipe comandada por Maurício Barbieri que pode ser promovido pela empresa para disputar a Bundesliga alemã pelo Leipzig já a partir da virada do ano. Outros três clubes que disputam campeonatos nacionais de primeiro escalão da Europa também já manifestaram interesse pela jovem revelação formada no Internacional e correm por fora na disputa para contratá-lo: Watford, Bayer Leverkusen e Lens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário