RD - TV

Atletas na Seleção, Brasileiros e título cearense; Confira a retrospectiva do ano das Leoas

O Futebol Feminino do Fortaleza viveu uma crescente neste ano, com marcos e feitos históricos, como o fato de termos três atletas convocadas para a seleção brasileira até o título cearense de 2020 (que foi disputado em 2021 por conta da pandemia), ainda neste ano participamos do Campeonato Brasileiro Série A2 e do Campeonato Brasileiro Sub-18.

Foto: Samuel Andrade/FortalezaEC


Para o Diretor de Futebol Feminino, Gildo Ferreira, o ano de 2021 é resumido em maturidade, em poder evoluir e contribuir com o futebol feminino, investindo principalmente em estrutura.

- O resumo do ano de 2021 é resumido em maturidade, essa é a palavra mais importante, o Fortaleza Esporte Clube tem nos dado esse apoio, nos dando a condição de montar um departamento de futebol profissional, fugindo da linha de ser apenas um projeto social. Hoje temos alojamento a altura, que é a Toca das Leoas que até mesmo algumas agremiações do Sul do país não possuem esta estrutura segundo as próprias atletas, uma boa alimentação, academia a disposição, uso do CT. Estamos a passos interessantes dando upgrades em nosso departamento, tanto tecnicamente quanto no organizacional, em estrutura inclusive. - comentou o Diretor de Futebol Feminino do Fortaleza, Gildo Ferreira.

Foto: Samuel Andrade/FortalezaEC

ATLETAS NA SELEÇÃO

Por todo o investimento, principalmente nas categorias de base Tricolor, neste ano de 2021 o Fortaleza conseguiu ter 3 de suas atletas convocadas para a Seleção Brasileira Feminina, foram elas Rebeca Costa, Pêpê e Leticia Monteiro. 

  Volante Rebeca Costa atuando pelo Fortaleza. Adriano Fontes/CBF

Rebeca Costa, de 16 anos, foi convocada 3 vezes para defender a equipe Sub-17 do Brasil, sendo a primeira atleta do Fortaleza a participar de um jogo internacional com a camisa da Seleção. Rebeca foi titular nos jogos diante do Uruguai, em Montevidéu, capital uruguaia, nos dias 15 e 17 de Dezembro. Os jogos terminaram por 1 a 1, no dia 15, e por 5 a 0 para o Brasil, no dia 17. Rebeca contribuiu com uma assistência na segunda partida. 

 Meia Atacante Pêpê. Adriano Fontes/FortalezaEC

Já a meia atacante Pêpê, de 15 anos, também foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-17. Pêpê participou da quarta fase de preparação da categoria. O período foi realizado no Centro de Treinamento João Havelange em Pinheiral/RJ. Natural de Fortaleza, a atleta foi lapidada pela equipe adulta e amadora do Fortaleza.     

Atacante Leticia Monteiro. Adriano Fontes/FortalezaEC

A atacante Leticia Monteiro, 18 anos, foi mais uma que foi convocada para a Seleção. Destaque e artilheira das Leoas, Letícia foi convocada para participar da quinta fase de preparação da categoria, no período entre 22 de novembro e 01 de dezembro, sendo realizado na Granja Comary, em Teresópolis/RJ.

CAMPEONATO CEARENSE 2020Leoas foram campeãs do Cearense 2020. Thaís Pontes/FortalezaEC

Com a pandemia causada pelo Coronavírus, alguns campeonatos sofreram alterações e foram disputados somente em 2021, o Campeonato Cearense foi um desses. Com uma campanha que contou com cinco vitórias, duas derrotas e dois empates. Marcando 38 gols e sofrendo sete. As Leoas venceram o Clássico-Rainha por 1 a 0 e conquistaram o título. Outro marco após a conquista do cearense foi o Fortaleza voltar a figurar ao Ranking do Futebol Feminino organizado pela CBF, o Fortaleza soma 1340 pontos na 55ª colocação. Ressalta-se que o Futebol Feminino voltou a atividade em 2019, após ficar parado em 2010.

CAMPEONATO BRASILEIRO A2Fortaleza caiu nas Oitavas para a equipe do Cresspom/DF. Thaís Pontes/FortalezaEC

Após bater na trave em 2020, as Leoas participaram novamente da Série A2 do Campeonato Brasileiro, com uma campanha de 4 vitórias e três empates, o Fortaleza terminou o Feminino A2 de forma invicta e com bom saldo de gols. Balançou as redes 14 vezes e sofreu apenas dois tentos. As Leoas acabaram eliminadas nas Oitavas de Final para a equipe do Cresspom/DF, após perderem por 3 a 1 nos pênaltis.

CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-18Leoas no Brasileiro Sub-18. Adriano Fontes/CBF

No Brasileiro Sub-18 as Leoas não tiveram um aproveitamento tão bom, em um grupo bastante difícil com equipes como Corinthians, Bahia e Avaí/Kindermann. Com uma campanha com 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, as Leoas marcaram 13 gols e sofreram 8, terminando a fase de grupos na terceira posição. O ponto positivo da competição se deu pela revelação de boas jogadoras da base Leonina, que hoje integram o plantel profissional das Leoas.

CAMPEONATO CEARENSE 2021Leoas terminaram com vice campeonato no Cearense 2021. Samuel Andrade/FortalezaEC

Em busca de defender o título conquistado nos primeiros meses do ano, as Leoas fizeram um bom campeonato cearense, com destaque para a atacante Letícia, o Fortaleza chegou até a final, novamente um Clássico-Rainha, porém desta vez com o resultado diferente, com uma derrota no primeiro jogo por 2 a 1, e o empate na segunda partida por 3 a 3, as Leoas acabaram ficando com o vice campeonato. Com uma campanha de 9 jogos, 5 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, o Tricolor ainda teve 32 gols pró e 8 gols sofridos. A comissão técnica foi mantida para o próximo ano, onde disputaremos novamente o Campeonato Cearense, além do Brasileiro A2, onde tentaremos o acesso à elite nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Supercopa Seomo Sub-15 - Estação 3x1 Terra e Mar 02 10 2024

Douglas, abriu o placar para o Terra e Mar numa bela cobrança de falta, porem o Estação precisava vencer , então Garlene, craque do jogo, em...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier