Neste sábado, 20, Ceará e Fortaleza têm compromissos marcados pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. Às 19h, na Arena Castelão, o Leão recebe o Palmeiras/SP. Mais tarde, às 21h, o Vovô encara o Atlético Goianiense/GO no Antonio Accioly.
Na 6ª posição com 49 pontos, o Fortaleza não vence há cinco jogos e vem de duas derrotas seguidas. O Verdão está na 3ª posição com 58 pontos e também de duas derrotas seguidas. No primeiro turno, o Leão venceu por 3 a 2 no Allianz Parque.
Com 45 pontos e na 10ª posição, o Ceará somou seis pontos nas últimas duas rodadas. O Atlético Goianiense está em 16º lugar com 39 pontos e não vence há cinco jogos. Pela 15ª rodada, as duas equipes ficaram no empate sem gols na Arena Castelão.
FORTALEZA - YAGO PIKACHU
O meia e lateral-direito do Fortaleza, Yago Pikachu, afirmou, em entrevista coletiva, que a postura do time será diferente diante do Palmeiras, no sábado, às 19h no Castelão, pela 34ª rodada da Série A. O Leão não vence há 5 jogos e vem de goleada sofrida no Clássico-Rei.
A postura tem que ser diferente. Se for igual, a gente vai perder novamente. Perder clássico é muito ruim. Peço que o torcedor não desconfie da gente. Ainda estamos na 6ª colocação e temos um jogo importante, difícil e nossa postura já vai ser diferente.
Para ele, uma vitória pode recolocar o clube no G4 e que o sonho da vaga na Libertadores ainda existe.
"A resposta nossa é vencer o próximo jogo. Tudo que a gente fez ficou para trás. Na reta final a gente não pode deixar a desejar por nosso tão sonhado objetivo. É virar a chave. A derrota no clássico foi doída, mas agora é dar a resposta, O sonho ainda está aceso no nosso coração. Podemos, sim, conquistar a vaga. Uma vitória já nos coloca entre os 4 novamente, só dependemos da gente".
JOGADA
Fortaleza lança promoção de ingresso para sócio-torcedor em jogo contra Palmeiras; veja detalhes
Por fim, o jogador alertou que a equipe tem que ter uma postura diferente caso saia atrás no placar, como ocorreu nos últimos jogos.
"Quando se sai atrás na Série A, tem que fazer muito mais força reverter. Mas conseguimos algumas vezes no campeonato. Temos que nos preparar e isso não pode nos afetar. Temos que ter força conseguir reverter um resultado adverso".
CEARÁ
Com melhor desempenho, Tiago Nunes supera aproveitamento de Guto pelo Ceará no Brasileirão
Nos bastidores, o trabalho de Tiago Nunes é bem avaliado não somente pelos resultados, mas pela metodologia de treinamentos utilizada no dia a dia. Com maior repertório, técnico tem melhorado o desempenho ofensivo do Alvinegro
O Ceará vive momento de ascensão no Campeonato Brasileiro. Com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, o Alvinegro chegou aos 45 pontos, subiu na tabela e agora já está de olho no G-8 e em uma vaga na Taça Libertadores. O bom momento passa, também, pelo técnico Tiago Nunes, que superou o aproveitamento de Guto Ferreira na Série A.
Com o técnico gaúcho de 42 anos, o Alvinegro tem a 6ª melhor campanha do 2º turno do Brasileirão, com 21 pontos conquistados e 50% de aproveitamento.
Na goleada por 4 a 0 sobre o Fortaleza, no Clássico-Rei da última quarta-feira (17), Tiago completou 15 jogos no comando do Vovô, com cinco vitórias, seis empates e quatro derrotas. Foram 16 gols marcados e 14 gols sofridos, com um aproveitamento de 46,7% dos pontos disputados.
Pelo Brasileirão, Guto comandou o Ceará em 18 partidas, com cinco vitórias, nove empates e quatro derrotas. O aproveitamento foi de 44,4%, com 19 gols marcados e 19 sofridos.
O detalhe: com três jogos a menos, Tiago Nunes igualou o número de vitórias do antecessor e está a três gols de igualar também a quantidade de gols marcados.
MELHOR DESEMPENHO
O técnico Tiago Nunes busca consolidar o trabalho no Ceará durante a temporada de 2021
Os números são importantes indicadores, mas não os únicos. É preciso observar, principalmente, o campo. Desempenho e performance. No geral, o Ceará de Tiago Nunes tem sido mais propositivo e protagonista que era com Guto. É uma equipe menos burocrática, que apresenta mais repertório ofensivo, com maior capacidade de articulação, de envolver os adversários e criar situações claras de gol.
Prova disso é que os jogos em que o Ceará mais finalizou no Brasileirão foram com Tiago Nunes, contra Chapecoense e Bragantino, com 23 finalizações nas duas ocasiões. Com Guto, não houve nenhum jogo que bateu a marca de 20 finalizações. Contra o Massa Bruta, também, foi o jogo que o Alvinegro mais teve chances de gol (11), segundo o Instat, software de análise de desempenho.
Além disso, em 11 das 15 partidas sob comando do atual técnico, o Ceará marcou ao menos um gol. Em apenas quatro ocasiões saiu de campo sem balançar as redes adversárias. Com Guto Ferreira, o Alvinegro não marcou gols em seis de 18 jogos na Série A.
O Ceará de Guto era competitivo, mas burocrático
Esta Coluna apurou, com fontes que vivem o dia a dia do clube, que há uma diferença considerável entre as metodologias de treinamentos de Tiago Nunes e de Guto Ferreira. Com maior repertório e amplo leque de atividades, sobretudo com ênfase para a fase ofensiva do jogo, o atual treinador consegue apresentar dinâmicas diferentes no decorrer das sessões, algo que tem gerado até maior engajamento com os atletas.
Os treinos de Guto eram considerados bons, também, mas a sensação era de que já havia "batido no teto", e não tinha mais muita margem de extrair algo de diferente. Além de que focava em um outro estilo de jogo, mais reativo.
"Ele é um treinador que equilibra mais isso (ofensividade), gosta de dar funções diferentes para os jogadores, inovar. Trazemos um novo ânimo e começo para os jogadores se desenvolverem mais. Acaba mexendo na panela em um momento que vamos ter uma virada na campanha. O segundo turno sempre tem situações diferentes e precisávamos de algo novo", disse o presidente Robinson de Castro na época da troca.
Quando o Ceará optou pela mudança de comando técnico, trocando Guto Ferreira por Tiago Nunes, havia uma intenção clara. O tempo ainda é curto e o trabalho precisará ser consolidado com continuidade, mas o Ceará agora apresenta perspectivas de evolução de desempenho e bons resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário