RD - TV

Fifa explica mecanismo de transferência chamado “Solidariedade”.













A conclusão da negociação do atleta Ederson, volante que atuou na última temporada pelo tricolor de aço cearense, anunciada de forma oficial pelo Fortaleza, nesta sexta-feira, 28, trouxe frustração aos torcedores do Leão. Afinal sem a menor sombra de dúvidas Ederson foi um dos destaques do elenco e pilar no time do técnico Juan Pablo Vojvoda. Como se diz popularmente aqui no nosso nordeste “além da queda coice”. Além de perder um atleta referência do elenco o clube tricolor não possuía taxa de vitrine e nem multa no contrato de empréstimo até o final de 2022, em caso de venda do atleta pelo clube detentor dos direitos do atleta, no caso o Corinthians paulista.

Éderson, então, foi negociado com o Salernitana, da Itália, por 6,5 milhões de Euros (cerca de R$ 40 milhões). 70% dos direitos econômicos pertencem ao Corinthians, clube pela qual o ex-volante tricolor tinha vínculo contratual até 31 de janeiro de 2025. O restante (30%) é do próprio jogador.

Mas mesmo assim, o Fortaleza conseguirá ainda receber um pequeno valor. Algo em torno de R$ 200 mil. A informação foi divulgada primeiramente pelo jornal O Povo e confirmada pelo Blog do Kempes. Esse montante é referente ao mecanismo de transferência da Fifa chamado de “Solidariedade”.

A cada transferência internacional de um atleta, em qualquer federação, o clube formador do jogador tem direito a um percentual de até 5% do valor da negociação.

Essa alíquota é dividida por todos os clubes pelos quais o atleta atuou, desde os 12 até os 23 anos de idade. Mesmo se o jogador tiver ficado menos de um ano no clube, o time ainda assim terá direito a um percentual proporcional pelo período em que passou.

Veja como é feita a distribuição da alíquota dos 5% ano a ano:

Temporada do 12º aniversário: 0,25% do valor da transferência total

Temporada do 13º aniversário: 0,25% do valor da transferência total

Temporada do 14º aniversário: 0,25% do valor da transferência total

Temporada do 15º aniversário: 0,25% do valor da transferência total

Temporada do 16º aniversário: 0,5% do valor da transferência total

Temporada do 17º aniversário: 0,5% do valor da transferência total

Temporada do 18º aniversário: 0,5% do valor da transferência total

Temporada do 19º aniversário: 0,5% do valor da transferência total

Temporada do 20º aniversário: 0,5% do valor da transferência total

Temporada do 21º aniversário: 0,5% do valor da transferência total

Temporada do 22º aniversário: 0,5% do valor da transferência total

Temporada do 23º aniversário: 0,5% do valor da transferência total

Éderson esteve no Fortaleza em 2021, temporada em que completou seu 22º aniversário. Dessa forma, o clube tricolor tem direito a receber 0,5% do valor total da transferência, o que é algo em torno de 32,5 mil Euros, ou convertendo para Real 200 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Supercopa Seromo 04/05/2024 - No Sub 20 Tigre goleia Baturité 7x2. CONFIRA

Com Gustavo marcando duas vezes, Josiel também mais Elano, Janderson e Iago fechahdfo o placar, na manhã deste sábado 04, na Areninha do Ro...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier