RD - TV

Vila Nova é homenageado





.


Luis Vieira Vila Nova ou Vila Nova ou ainda simplesmente “Vila”, como a maioria o tratam.

Qual desportista cearense ainda não ouviu falar neste nome? Cinqüentas e dois anos dos 64 de vida dedicados ao futebol , em especial ao cearense.

Filho do funcionário da antiga Federação Cearense de Desportos (FCD) Thomas Rodrigues Vila Nova, atual FCF (Federação Cearense de Futebol) iniciou sua carreira como atleta em 1959 no juvenil do extinto Nacional, no ano seguinte subiu para o quadro principal , onde atuava como zagueiro central.

Em 1961 transferiu-se para o também já extinto Usina Ceará, passando então a atuar na lateral esquerda, onde permaneceu ate 1964. No ano de 1965 chegou ao America, onde atuou até 1968 ,fazendo parte do time campeão cearense de 1966 sob o comando, do então técnico, depois cronista esportivo Gilvan Dias.

A base do time Americano naquele ano era: Pedrinho, Ribeiro, Cícero. Ninoso e Vila Nova; Luciano Frota ou Osmar, e Loril: Pinha, Zé Gerardo Wilson e Baybe e ainda atletas como Milton Bailarino e Fernandinho.

Visivelmente emocionado “Vila” relembrou os bons momentos no time do America naquele ano. “40 mil pessoas! Nós colocamos 40 mil pessoas no PV no jogo (pela Copa do Brasil) contra o Náutico Capibaribe” (neste jogo o “Mequinha” foi eliminado). O maior público do velho PV.

No auge da carreira em 1969 Vila Nova foi contratado pelo Santa Cruz pernambucano, onde permaneceu até Agosto de 1971 quando retornou ao futebol cearense para o Ferroviário, onde atuou apenas um ano.

Incentivado pelo então ex arbitro Alzir Brilhante, pendurou as chuteiras aos 28 anos de idade e mudou de atividade, fez o curso de arbitragem, e durante 29 anos filiado a Federação Cearense de Futebol arbitrou este esporte pelo Brasil afora.

Há seis anos “Vila” é representante da presidência da Federação em jogos locais e observador da CBF no Brasileiro e na Copa do Brasil.

Neste sábado (25) foi justamente homenageado pelo MEMOFUT-CE (Grupo de Literatura e Memória do Futebol Cearense) grupo de pesquisadores cearense do qual fazem parte personalidades como Airton Fontenele, Eugenio Fonseca, Cristiano Santos, Saraiva Junior dentre outros, que inclusive já homenagearam também Pacoti, Mozart e Babá, todos ídolos do nosso futebol no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier