RD - TV

Futsal - Do Conjunto Ceará para o mundo! Confira.

O nome dela não é “Jessica” (parafraseando a música) é Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo, conhecida como Amandinha, nascida em Fortaleza em 5/9/1994, 25 anos portanto   é uma atleta profissional de futsal, e pasmem, eleita 6 vezes consecutivas como a melhor jogadora de futsal do mundo.

Amandinha começou a jogar futsal no projeto social do professor André Lima no Conjunto Ceará, bairro onde nasceu. Apesar de jogar com meninos se destacou e, após grande atuação em um campeonato intercolegial, recebeu uma bolsa de estudos para jogar e estudar em um colégio particular de Fortaleza. Aos 15 anos já atuava na seleção de futsal feminina do Ceará quando mudou-se para Brusque/SC para defender o time Barateiro Futsal.
Trajetória Profissional.

Em 2017, após uma trajetória repleta de títulos, Amandinha foi atuar no “Leoas da Serra de Lages/SC”.

Desde então, segue com inúmeras conquistas, incluindo o mundial interclubes de 2019.

2009 a 2017 - Barateiro Futsal
2017 em diante - Leoas da Serra
2013 em diante - Seleção Brasileira de futsal

A seleção brasileira de futsal feminino é hexacampeã mundial, de forma consecutiva (2010 a 2015), sagrando-se campeã em todas edições em que o torneio foi disputado.

Amandinha é considerada uma das principais responsáveis por tal hegemonia. Ela participou dos títulos de 2013, 2014 e 2015, período em que começou a conquistar importantes títulos pessoais.
 
Prêmios: melhor jogadora do mundo

A atleta brasileira tornou-se o maior nome do futsal feminino mundial, sendo eleita a melhor jogadora do mundo nos anos de 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019. Amandinha é a recordista da categoria na premiação, que é realizada desde 2007 e já premiou outras 3 brasileiras: Vanessa (3), Lu Minuzzo (1) e Cilene (1).

O prêmio em questão é o Agla Futsal Awards, concedido pelo site Futsal Planet e considerada a principal premiação da categoria.

Os ex-jogadores brasileiros Falcão e Manoel Tobias também já receberam o prêmio, 4 e 3 vezes, respectivamente.

/div>

Curiosidades

Amandinha é cobiçada pelos maiores times de futsal do mundo, mas recusou todas as propostas até o momento, mesmo que financeiramente atrativas. De acordo com a atleta, deseja permanecer no Brasil pra ajudar a transformar o esporte feminino e a sua modalidade. (Wikipédia)

Um dia após ser eleita a melhor jogadora de futsal do mundo pelo sexto ano consecutivo, Amandinha foi tema de reportagem histórica no site da Fifa, que até então, nunca havia feito uma publicação sobre futsal feminino, modalidade chancelada por ela desde 2016. Na matéria, a cearense das Leoas da Serra e da seleção brasileira é comparada a Lionel Messi e Marta, maiores vencedores da Bola de Ouro Fifa em atividade. Na publicação inédita sobre futsal feminino, entidade máxima do futebol ressalta que domínio da cearense na sua modalidade é até maior que o do ídolo do Barcelona no campo

A reportagem exalta o feito de Amandinha, lembrando que a sua "dinastia" de ganhar seis prêmios consecutivos de melhor do mundo é maior até que o domínio de Messi entre os anos de 2009 e 2012, quando ganhou quatro Bolas de Ouro seguidos; e o de Marta, melhor do mundo ininterruptamente de 2006 a 2010.

- Quando você diz esses nomes, meu coração dispara, porque são ícones esportivos globais. Estou absolutamente encantada - ainda estou absorvendo - por ser mencionado na mesma reportagem com esses dois grandes - disse Amandinha.



Além de contar um pouco da história da cearense de 25 anos, a matéria fala sobre os feitos que levaram Amandinha a ganhar mais um troféu Futsal Planet, dessa vez pelo seu desempenho em 2019.
A publicação lembra que a ala foi protagonista das conquistas da Copa América e do Grand Prix, pela seleção brasileira, além de ter erguido quatro troféus na temporada passada com as Leoas da Serra, dentre eles o inédito Mundial Interclubes, quando marcou dois gols na prorrogação da decisão diante do Atlético Navalcarnero em Lages-SC.

A reportagem também fala sobre a popularidade de Amandinha na Serra Catarinense, além do seu compromisso em fazer o futsal feminino crescer em popularidade e investimento no país.

- Aqui é totalmente diferente. Onde quer que eu vá, as pessoas me reconhecem. Eles vêm conversar comigo, querem tirar fotos. É tão, tão gratificante. Isso me faz sentir que, de alguma forma, sou importante para as pessoas e que meu trabalho está dando resultado - comentou a seis vezes melhor do mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier