RD - TV

Calouros do Ar. Quem sabe ...? A “Fênix” do esporte cearense!



Fundado em 1º de janeiro de 1952, o “Calouros do Ar “tem seu nome ligado a uma homenagem ao conjunto musical da Base Aérea de Fortaleza, formada em sua maioria pelos aspirantes a oficiais aviadores que chegavam todos anos à Base cearense. Por isso o nome “Calouros do Ar”.
O “Tremendão “da Aerolandia, como é carinhosamente reconhecido por seus admiradores é um dos ícones do futebol cearense, sua trajetória dentro da história do futebol cearense jamais será esquecida.  
TÍTULOS
Resultado de imagem para calouros do ar futebol clubeEm 1955, com apenas três anos de existência, o “Tremendão” que tinha uma equipe formada, em sua maioria, pelo efetivo da Base Aérea de Fortaleza, a qual mantinha o time e abrigava sua sede, conquista seu inédito título de campeão cearense diante da aguerrida equipe do Ferroviário que conquistará de forma invicta, o primeiro turno do certame daquele ano.
Já no segundo turno, veio a surpresa, o Calouros do Ar conquista o turno e vai para a decisão com o Ferroviário. O tricolor da base aérea vence a primeira partida por 2x0 e perde a segunda por 3x0, sendo necessário um terceiro jogo para o desempate.
A finalíssima foi disputada somente no ano seguinte, em 11 de março de 1956, e o Calouros venceu por 2x0, com gols de Zezinho e Zuzinha, conseguindo assim o inédito título.
O Tremendão foi para o jogo com a seguinte formação: Jairo; Pedrinho e Coité; Luciano, Wandyr e Jesus; Edilson Araújo, Zezinho, Beto, Hélder e Zuzinha. Em seu currículo o Calouros do Ar ainda conquistou os títulos de campeão do Torneio início do certame cearense nos anos de             1955, 1958, 1968 e 1971.

CALOUROS DO AR 2020

Afastado temporariamente dos gramados, o tricolor da Aerolândia através de sua diretoria atual que tem a frente o Professor Emmanuel Carvalho proprietário do Colégio Dragão do Mar na Avenida João Pessoa, onde o clube está sediado provisoriamente. Então o Presidente Emmanuel neste momento, busca juntamente com seu pares recolocar o “tremendão” no espaço que que lhe é devido, não só no futebol porem, no esporte cearense de uma forma geral.

Neste sábado 06, a diretoria “caloriana “se reuniu com suas atletas de “Handball” para um almoço, em comemoração as conquistas desta equipe no ano de 2019. Na oportunidade o Diretor de finanças do clube Sergio Ricardo explanou aos presente os projetos da diretoria para 2020, onde além do Handball estrela maior do clube neste momento, o futebol de base e o profissional também, estão incluso nesta nova empreitada tricolor, baseada em parcerias de sucesso como a do Handball que foi destaque no ano passado.

O HANDBALL

Comandado pela Professora Yorrana e em parceria com o Colégio Julia Fialho, o time de Handball feminino do Calouros do Ar na categoria “cadete “com apenas um ano de trabalho foi vice campeã cearense do ano que passou e também conquistou o título de vice campeã na categoria juvenil do mundial de Handball de praia disputado aqui em Fortaleza em 2019. Em virtude do destaque apresentado pelo time tricolor, a equipe teve três atletas pré-convocadas para a seleção cearense que disputará o brasileiro deste ano. Destaque especial para a jovem atleta Eduarda de 15 anos, que foi contratada pelo Nacional de Santa Catarina, onde a atleta se encontra representando muito bem o Handball cearense já na categoria juvenil.

O FUTURO  E O PASSADO

Formado inicialmente por músicos “Calouros do Ar” o time de futebol também formado por estes jovens que sonhavam em singrar os ares brasileiros em defesa da pátria nos levam a lembrança a mitologias grega, onde a fênix é um pássaro que, quando morria, entrava em autocombustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. ... A vida longa da fénix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual.

Desejamos então que o “Calouros do Ar” clube formado por homens do “AR” possa ser a nova “Fênix” não da mitologia mas, da realidade do esporte cearenses. Fica implícita na frase nosso desejo de ver outra vez o “tremendão” de pé, conquistando mais título e enriquecendo ainda mais sua história.
Quem sabe ...? A “Fênix” do esporte cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Supercopa Seomo Sub-15 - Estação 3x1 Terra e Mar 02 10 2024

Douglas, abriu o placar para o Terra e Mar numa bela cobrança de falta, porem o Estação precisava vencer , então Garlene, craque do jogo, em...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier