RD - TV

1.700 quilômetros de Kitesurf A maior Kitetrip do mundo vai agitar os mares do Nordeste: Iron Macho 9ª edição

 Foto : Fidel Dantas
A maior jornada de Kitesurf do mundo, em distância percorrida, chega na sua 9ª edição em 2023, largando da ilha de Itamaracá/PE, Forte Orange, dia 4 de setembro, às 10h30, como um dos maiores roteiros turísticos de aventura do mundo. Neste ano, a downwind acontece de 04 a 30 de setembro de 2023, com 27 dias de muita emoção e adrenalina, troca de informações, inclusão socioeconômica, turismo sustentável, mais de 151 atletas velejadores e staff representando 34 países, percorrendo mais de 1.700 quilômetros pelos mais paradisíacos destinos de estados do nordeste brasileiro, no total de 455 praias e seis estados da região. No Ceará, a aventura chegará nas praias do Futuro, Cumbuco, Preá e Jericoacoara.

“Não tempos podium, porque nosso objetivo não é chegar primeiro, é chegar sorrindo, com o sentido da descoberta, do encontro, da amizade, do respeito à natureza”, explica Antônio Marques, kitesurfista há mais de 15 anos, idealizador e empresário do Iron Divas e o Iron Macho. Os homens desbravadores dos mares nordestinos terão 27 dias para cumprir o percurso de 1.700 quilômetros, com todo aparato técnico, médico e profissional que acompanham os velejadores.

A aventura, que é marcada por ser uma conquista individual de cada participante, não premia pela ordem de chegada ou percurso alcançado. A ideia é premiar esse encontro único do mar, do vento, do sol e da liberdade. “O Iron Macho quer promover esse encontro do desafio, do respeito à natureza e da amizade entre os velejadores”, explica Antônio Marques, CEO do projeto. Ele vai recepcionar em 2023 kitesurfistas de dez países entre Europa e América do Sul, entre eles Holanda, Estados Unidos, Áustria, Argentina, Uruguai, Portugal, Peru, Bélgica e Espanha. A expectativa, segundo os organizadores, é que a modalidade ganhe ainda mais força por ser esporte olímpico, nas edições dos jogos em 2024, em Paris.

Entre os destinos desse paraíso de aventura estão belezas do litoral de Itamaracá/PE, Tambaba/PB, Pipa e São Miguel do Gostoso/RN, Canoa Quebrada, Praia do Futuro, Cumbuco, Icaraizinho de Amontada e Jericoacoara e Mangue Seco/CE, Barra Grande / PI, Lençóis Maranhenses/MA entre outros, concluindo a chegada na Ilha de São Luís/MA. Com um staff formado por uma equipe, em média, de 50 pessoas no total, o evento conta com a presença de paramédicos, seguranças, técnicos, assistentes, profissionais de comunicação, motoristas que fazem o transporte de material, atletas, pessoal de apoio entre outras necessidades.

O Iron Macho promove o esporte, a saúde e o bem-estar dos participantes, além de contribuir para o desenvolvimento turístico das cidades percorridas pela kitetrip, movimentando a economia local: são mais de 66 pousadas e centenas de empregos diretos e indiretos beneficiados com o projeto, que também proporciona uma redução das desigualdades regionais uma vez que praias antes com pouquíssima visibilidade e pouco visitadas tornam-se destinos de velejadores do mundo todo, que buscam sempre novos lugares para a prática do esporte.

Desbravando mares...

A maior kitetrip do mundo em distância percorrida já é conhecida e consolidada por ter o caráter educativo de incentivar essas viagens por lugares novos e preservados. “Acreditamos no potencial da costa nordestina como destino turístico econômico e sustentável, inclusive com as melhores condições do mundo para a prática não apenas do kitesurf; mas o kite é uma prática que não agride o meio ambiente e nos permite realizar viagens de forma sustentável, divulgando esses destinos turísticos, interagindo e, sobretudo aprendendo com as comunidades ribeirinhas, pescadores, artesãos, guias turísticos, cozinheiras, num grande tecido da nossa cultura”, diz Antônio Marques, CEO do projeto e praticante do Kitesurf há mais de 10 anos, desbravou 16 países mundo afora para escolher os melhores points de kitesurf.

Em 2022, o Iron Macho já participou de uma kitetrip no Egito e Dubai, para 2024 seguir com destinos internacionais, passando por alguns desses destinos com grande apelo de aventura, sempre mostrando e fazendo a conexão, também, do esporte como forma de preservação de parques nacionais como o de Jericoacoara/CE e Lençóis Maranhenses/MA.

Força esportiva e turística

O Iron Macho reuniu em sua última edição em 2022 representantes de 33 países, entre eles Estados Unidos, Holanda, Canadá, Alemanha, França, Itália, Austrália, Peru, Portugal entre outros e é atualmente uma grande vitrine para grandes marcas que já apoiaram ou apoiam o evento como a cearense Maresia (2022), Rosa dos Ventos, Wind Bra, agência Pub, Iron Broker e Duotone (2023), com uma exposição da marca em evidência.

Serviço:

Iron Macho, de 04 a 30 de setembro de 2023

Itamaracá/PE - Ilha de São Luís/MA

Mais informações:





Assessoria de Imprensa:

Joanice Sampaio

(85) 98631.2139/99721.0234


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Supercopa Seromo 04/05/2024 - No Sub 20 Tigre goleia Baturité 7x2. CONFIRA

Com Gustavo marcando duas vezes, Josiel também mais Elano, Janderson e Iago fechahdfo o placar, na manhã deste sábado 04, na Areninha do Ro...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier