Histórico! Fortaleza vence Flamengo em dois dias seguidos
Em uma tarde que vai ficar lembrada para sempre na instituição, o Fortaleza foi ao Rio de Janeiro enfrentar a equipe do Flamengo, em partida válida pela nona e última rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17, e saiu vitorioso pelo placar de 2 a 1. Paulo Roberto marcou duas vezes para o Leãozinho. Com o resultado, o Tricolor de Aço termina a fase de grupos com 16 pontos, faz a melhor campanha de forma isolada de um nordestino na história da competição, e se classifica na terceira colocação do Grupo B.
O JOGO
Em uma partida muito prejudicada por conta da forte chuva que atinge o Rio de Janeiro, com o campo sem a menor condição a primeira etapa foi bastante equilibrada, com chances para ambas as equipes mas que sem eficiência pararam em boas defesas dos dois goleiros. A segunda etapa foi mais movimentada, Paulo Roberto abriu o placar após aproveitar o desvio da zaga adversária em chute de fora da área. Logo após abrir o placar, o Leãozinho sofreu o gol de empate. O atacante nitidamente se jogou sem ao menos ser e o arbitro sem cerimonia marcou o pênalti mas duvidoso dos últimos tempos. Khendran chegou a defender a penalidade, mas no rebote o Flamengo empatou. Porem estava escrito nas estrelas que a classificação seria tricolor, então aos 44 minutos do segundo tempo, Paulo Roberto, de novo, cabeceou sem chances para o goleiro adversário e deu a classificação para o Fortaleza. Duas vitorias tricolores sobre o rubro negro carioca em dois dias seguidos parece sonho? Não, é pura realidade da força e da garra do Leão cearense no cenário desportivo nacional.
PRÓXIMO CONFRONTO
Em seu segundo ano disputando a competição, o Leãozinho avança para as quartas de final onde enfrentará a equipe do Santos. Data, local e horário serão divulgados posteriormente pela CBF.
CBF - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL Jogo: 86
Campeonato: Campeonato Brasileiro - SUB17/2022 Rodada: 9
Jogo: Flamengo / RJ 1X 2 Fortaleza / CE
Data: 29/09/2022
Horário: 15:00 Estádio: Bastos Padilha / Rio de Janeiro
Arbitragem
Arbitro: Philip Georg Bennett (CD / RJ)
Arbitro Assistente 1: Gustavo Mota Correia (CD / RJ)
Delegado Local: Carlos Augusto do Couto Albuquerque ( RJ)
Analista de Campo: Jackson Lourenco Massarra dos Santos (CBF / RJ)
Gols
25:2T Paulo Roberto Fortaleza/CE
28:2T Lucyan Flamengo/RJ
43:2T Paulo Roberto Fortaleza/CE
Cartões Amarelos
Flamengo/RJ: Rayan, Pyetro, Matheus e Joao Victor .
Fortaleza/CE: Juan Rikelme
Cartões Vermelhos
NÃO HOUVE EXPULSÕES
EQUIPES
Flamengo / RJ: Lucas, Daniel, Iago, Carbone e Inácio: Rayan, Yan(Pyetro), Daniel(Jonathan) e Euder(Matheus): Felipe(Luan) e Lucyan (Joao Marcos).
Técnico: Leonardo Souza Ramos
Fortaleza / CE: Khendran, Renan, Gabriel, Samuel e Juan Rikelme(Wendel): Guilherme (João Lucas), Victor, Michel (Bolívia) e Amorim: Paulo Roberto e Luan(Ryquelme).
Mesmo com o clima bem frio, o Coritiba fez valer o mando de campo e conquistou uma vitória muito importante na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, recebeu o Ceará, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), e venceu por 1 a 0, pela 28ª rodada.
O único gol da partida foi marcado por Fabrício Daniel, ainda no primeiro tempo. O VAR acionou o árbitro duas vezes, anulando um pênalti para os mandantes e gol de empate dos cearenses.
COMO FICAM OS TIMES
Esta foi a terceira vitória seguida como mandante do Coritiba, que agora soma 31 pontos, em 15º lugar, e se garante mais uma rodada fora do Z-4.
O time ultrapassou justamente o Ceará, que segue com 31, mas em 16º, uma posição fora da degola. Além de sofrerem a segunda derrota seguida, os cearenses não vencem como visitantes há sete jogos.
02:57
JOGO MOVIMENTADO
A partida começou movimentada e, com a dificuldade de ambas as partes de furar a defesa, as finalizações fora da área foi a saída encontrada. O Ceará arriscou com Vina, que chutou rasteiro da meia-lua, mas Gabriel defendeu sem problemas. O Coritiba respondeu com Bruno Gomes em chute colocado e perigoso, mas para fora.
Os visitantes ainda tiveram três boas chegadas, em novo chute de Vina de longe, que saiu por cima, cabeçada de Jô defendida por Gabriel e outra finalização de longe, desta vez de Richard, interceptada pela defesa.
CORITIBA ABRE O PLACAR
Mas quem abriu o placar foi o Coritiba. Aos 29 minutos, Natanael foi acionado na direita e cruzou para a área. Alef ajeitou de cabeça e Fabrício Daniel tomou a frente da marcação para chutar forte e fazer o gol. Os mandantes ainda tiveram chance com Warley, enquanto o Ceará assustou em chute colocado de Mendoza, de fora da área, que saiu por cima.
VAR EM AÇÃO NO SEGUNDO TEMPO
Mesmo à frente do placar, o Coritiba seguiu buscando o ataque e chegou bem no segundo tempo, com chute de Boschilia para fora e cobrança de falta de Rafael Santos, defendida por João Ricardo. Vina e Mendoza eram os mais ativos do lado do Ceará, mas pararam na boa atuação do goleiro Gabriel.
O VAR ainda entrou em cena duas vezes para mudar o rumo da partida. Primeiro, Raphael Claus marcou pênalti para o Coritiba, mas após revisão não viu falta de Richard em cima de Warley.
Minutos depois, o Ceará empatou com cabeçada de Marcos Victor após cobrança de falta. O VAR, porém, analisou o lance e viu impedimento. O Coritiba segurou bem a bola nos minutos finais e o Ceará teve muita dificuldade para chegar ao ataque, não conseguindo mudar o placar.
PRÓXIMOS JOGOS
O primeiro a voltar a campo é o Ceará, que recebe o América-MG já no próximo sábado, às 15h, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
O jogo da 29ª do Coritiba é contra o São Paulo, mas foi adiado por conta da participação do rival na final da Copa Sul-Americana. Assim, os paranaenses voltam a jogar na quinta-feira (6), às 19h, no Allianz Parque, em São Paulo (SP), pela 30ª rodada.
FICHA TÉCNICA
Coritiba1x0 Ceará
Fase:Única
Rodada:28º
Data:28/09/2022
Hora:19:00
Arbitro:Raphael Claus (SP)
Assistentes:Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ)
Num jogo movimentando e intenso, de duas viradas, o Fortaleza venceu o Flamengo por 3 a 2, nesta quarta-feira à noite, na Arena Castelão, na cidade de Fortaleza (CE) pela 29.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A – o Brasileirão. Os dois times buscavam a reabilitação e a coragem do time da casa, apoiado por mais de 40 mil torcedores, foi fundamental. Marcou o gol da vitória aos 48 minutos do segundo tempo.
Pedro Rocha, ex-Flamengo, fez dois gols do Tricolor, enquanto Gabigol anotou os dois gols do Rubro-Negro, um deles de pênalti. O gol da vitória foi marcado por Caio Alexandre, que pegou o rebote do goleiro Santos, após chute de Moisés.
Agora o Mengão completou quatro jogos sem vitória, soma 45 pontos, em quinto lugar, sem muita esperança de brigar com o líder Palmeiras. O Tricolor tem 34 pontos e subiu para a12.ª posição, mais longe da zona de degola que é a sua maior preocupação nesta reta final. O time também não vence há quatro rodadas.
INÍCIO INTENSO
Com alguns meninos do time, o Flamengo começou na base da velocidade e assustou logo aos três minutos, quando Victor Hugo invadiu a grande área pelo lado esquerdo e chutou cruzado. A bola tirou tinta da trave esquerda do experiente goleiro Fernando Miguel que saltou e depois ficou rezando para a bola sair.
Mas o Fortaleza também assustou com Pedro Rocha, num chute de longe aos cinco minutos e que desviou. Foi o mesmo Pedro Rocha, ex-Flamengo, que abriu o placar aos 17 minutos. Ele recebeu a bola na linha intermediária, foi fechando em diagonal e na frente da grande área soltou a bomba. A bola entrou do lado direito do goleiro Santos, que pareceu não esperar a finalização.
FALHA ATRÁS
Se a ideia de Dorival Júnior era explorar a velocidade dos mais jovens, o Fortaleza também usou deste expediente para dar trabalha à defesa flamenguista, principalmente, do lado direito defensivo, nas costas de Rodinei.
Demorou um pouco para o Flamengo se acertar em campo e o time ganhou tranqüilidade com o empate aos 31 minutos. Gabigol foi laçado pelo lado esquerdo, entrou na área e chutou no alto, em cima da cabeça de Fernando Miguel. O goleiro pensou que o chute sairia rasteiro e caiu de joelhos antes da finalização. Levou o gol.
A VIRADA
Nesta altura o jogo coletivo do time carioca já prevalecia sobre o tricolor cearense. Nos final saiu o lance que originou o gol, já aos 46 minutos. Mateusão invadiu a área pelo lado direito e Marcelo Benevenutto, apesar de toda sua experiência, foi imprudente no lance. Fez carga por trás e empurrou o atacante, cometendo o pênalti, muito bem marcado.
As reclamações e a conferência do lance pelo Var foram lentas e o gol da virada saiu somente aos 49 minutos. Gabigol foi para a cobrança devagar, esperou Fernando Miguel cair do lado direito e bateu de leve do lado esquerdo: 2 a 1. Este é o 30.º gol dele de pênalti com a camisa do rubro-negro.
MUDANÇAS NA VOLTA
O lateral Filipe Luís sentiu-se mal no intervalo e fiou nos vestiários para a entrada de Ayrton Lucas no Flamengo. Do lado do Fortaleza, saiu o volante Ronald para a entrada do atacante Moisés.
O time cearense começou mais agudo, buscando o ataque e o time carioca esperando para puxar o contra-ataque. O empate saiu aos seis minutos, numa bela jogada individual de Thiago Galhardo. Quase na linha de fundo ele passou por Leo Pereira, que pensou que a bola fosse sair, e tocou para trás. Tinga ajeitou e rolou para o chute seco de Pedro Rocha. A bola entrou no canto esquerdo de Santos.
TENTOU SEGURAR
Depois disso, o jogo acalmou. O Flamengo tirou o pé e o Fortaleza não conseguiu superar o bloqueio defensivo do visitante, que poderia mostrar muito mais futebol para os seus 15 mil torcedores que foram ao Castelão.
Nos minutos finais, o Fortaleza ainda tentou o abafa. duas vezes Otero tentou o gol olímpico. Nas duas vezes, Santos espalmou bem. Na pressão final, o Fortaleza achou o gol da vitória. Moisés chutou de fora da área, o goleiro Santos deu rebote e o volante Caio Alexandre entrou em velocidade para tocar para as redes.
PRÓXIMOS JOGOS
O Fortaleza vai enfrentar o Goiás, em Goiânia, sábado (1.º de outubro) pela 29.ª rodada. No mesmo dia, mas às 19h, o Flamengo volta ao Maracanã diante do Red Bull Bragantino. O clube carioca, na realidade, está mais focado agora em suas duas finais, tanto da Copa do Brasil (contra o Corinthians) e, principalmente, da Copa Libertadores da América, diante do Athetico.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza 3x2 Flamengo
Fase: Única
28ª Rodada:
Data:28/09/2022
Hora:19:00 pm
Arbitro:Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes:Neuza Ines Back (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Estádio:Arena Castelão Fortaleza (CE)
Cartões Amarelos:
Flamengo: Léo Pereira, João Gomes e Thiago Maia
Fortaleza: Pedro Rocha
GOLS:
Flamengo: Gabigol 3’/1T e 49’/1T (pênalti);
Fortaleza: Pedro Rocha 17’/1T 6’/2T e Caio Alexandre 48’/2T
Fortaleza
Fernando Miguel;
Tinga, Brítez, Marcelo Benevenuto e Juninho Capixaba;
Ronald (Moisés), Caio Alexandre (Lucas Sasha), Hércules e Lucas Crispim (Otero);
Pedro Rocha (Depietri) e Thiago Galhardo (Sílvio Romero);
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Flamengo
Santos;
Rodinei (Matheuzinho), David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís (Ayrton Lucas);
João Gomes, Thiago Maia, Victor Hugo (Diego) e Matheus França (Pedrinho);
Mais uma semana se inicia e muitas atividades estão no radar dos atletas amadores que treinam na Cidade Vozão. As categorias de base jogam entre quarta-feira, 28, e sábado, 1 de outubro. Serão, ao todo, sete jogos, incluindo um Clássico-Rei Sub-13.
.Na quarta-feira, 28, será a vez da estreia do Ceará Sub-20 na Copa do Brasil da categoria. O Ceará foi sorteado para jogar em casa contra o Confiança–PB. Em jogo único, as equipes se enfrentarão na Cidade Vozão a partir das 15h, com transmissão ao vivo da Vozão TV. O vencedor enfrentará, em jogos de ida e volta, o ganhador do duelo entre Náutico-PE e CSE-AL, na segunda fase.
Pela nona rodada do Brasileiro Sub-17, o Ceará encerrará sua participação fora de casa, ao enfrentar o Fluminense-RJ, na quinta-feira, 29. O jogo será nas Laranjeiras, às 15h. O time alvinegro não tem mais chance de avançar de fase, enquanto o time carioca encontra-se a uma posição da zona classificatória.
A sexta-feira, 30, concentrará a maioria dos jogos da base. Serão dois jogos em casa pelas Copa Seromo Sub-20 e Sub-14 e um jogo fora de casa pelo Cearense Sub-15. O primeiro time a entrar em campo será o G2 do time de Marcos Valadares, composto apenas por atletas Sub-19. O jogo será contra o Juazeiro, às 14h, na Cidade Vozão. Na sequência, entrarão em campo Ceará Sub-13 e Fortaleza Sub-14, pela Copa Seromo Sub-14, no mesmo Campo 3 do CT Dr. Luís Campos.
Fora de casa, o Sub-15 comandado pelo técnico Thiago Dantas defenderá a liderança do Campeonato Cearense contra o Floresta. O jogo será às 15h30, no CT Felipe Santiago.
O sábado, 1, nos reserva o último jogo da semana. Será o jogo de ida das semifinais do Campeonato Cearense Sub-20. Ceará e CEFAT se enfrentarão com mando de campo do adversário, no primeiro de dois jogos. A partida será no Elzir Cabral, às 15h. O Ceará concluiu a fase de grupos na segunda colocação, enquanto o CEFAT foi o terceiro melhor colocado. A partida contará com transmissão ao vivo da FCF TV.
Na tarde desta terça-feira, o Ceará recebeu o seu maior rival para a disputa de mais um jogo válido pela Copa Seromo Sub-14. Com gol de Keirrison, o Alvinegro saiu na frente, mas tomou o empate no fim e viu o confronto terminar com igualdade de 1x1.
O jogo foi de muita igualdade na primeira etapa, algo comum em clássicos. Sem muitas oportunidades para os dois clubes, o jogo foi para o intervalo com o placar zerado.
Logo no início do segundo tempo, Keirrison, atleta que havia saído há pouco do banco de reservas, teve tranquilidade para passar do goleiro rival e empurrar para as redes e abrir o placar no clássico.
Já perto do fim, o Ceará sofreu o empate.
Mesmo que em uma competição Sub-14, o Ceará tem jogado a Copa Seromo com atletas nascidos até 2009, ou seja, com idade para que entrassem em campo em campeonatos Sub-13. Nos quatro primeiros jogos, o Alvinegro venceu três e empatou um, sendo um dos líderes de seu grupo com 10 pontos.
Reta final do estadual! O Leãozinho entra em campo nesta quarta-feira (28), às 15 horas, no CT do Floresta, em partida válida pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Cearense Sub-20. Dono da melhor campanha no geral, o Fortaleza acumula 11 vitórias, um empate e uma derrota, além de ser dono da melhor defesa do certame, com apenas três gols sofridos.
Foto: Felipe Honorato/FortalezaEC
Fortaleza e Floresta se enfrentaram na última rodada da segunda fase do certame, quando empataram por 1 a 1. Na ocasião, o time da Vila Manoel Sátiro saiu na frente e o Leãozinho empatou com Douglas Cunha. Já classificado para as semifinais da competição, o técnico Júnior Câmara optou por entrar em campo com uma escalação alternativa. Para a partida desta quarta o volante Ryan é desfalque por suspensão automática, já que levou o terceiro cartão amarelo na última partida.
O jogo de volta será disputado no dia 5 de outubro, no CT Ribamar Bezerra, às 15 horas.
O Fortaleza embarcou na tarde desta terça-feira (27) rumo ao Rio de Janeiro, local onde enfrenta a equipe do Flamengo na quinta-feira (29), às 15 horas, no Estádio da Gávea, em partida válida pela nona e última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-17. Ocupando a quarta colocação do Grupo B com 13 pontos conquistados, o Leãozinho necessita de uma vitória para se classificar à próxima fase do torneio. A partida terá transmissão do Sportv.
Foto: Karim Georges/FortalezaE
Dono da melhor campanha de um time nordestino na história da competição, o Tricolor de Aço quer continuar fazendo história e conseguir a tão sonhada classificação à próxima fase. Para se classificar, é necessário uma vitória fora de casa diante do Flamengo, equipe que ocupa a terceira colocação e também possui 13 pontos. Em caso de outro resultado sem ser a vitória, o Leãozinho tem que contar com tropeços de Fluminense, Botafogo e Cruzeiro.
Com quatro vitórias na competição, o Fortaleza derrotou Vasco, América-MG, Ceará e Bahia. O artilheiro da equipe é Paulo Roberto, responsável direto em 10 dos 13 pontos conquistados pela equipe, fazendo os gols da vitória diante de Vasco, Ceará e Bahia, além de ter marcado o gol de empate diante do Botafogo. O Leãozinho vem se destacando graças a forte defesa, que atualmente é a segunda melhor defesa da competição.
O Campeonato Brasileiro Série A está na sua 28ª rodada. Nossos representantes entram em campo nesta quarta-feira, 28, às 19h. Fora de casa, o Ceará encara o Curitiba no Couto Pereira. O Vovô tem 31 pontos na 15ª posição, enquanto o Coxa vem logo abaixo com 28. No primeiro turno, o empate por 1 a 1 persistiu no Castelão.
O Fortaleza recebe o Flamengo na Arena Castelão. O Leão está na 14ª posição com 31 pontos e não vence há três jogos. Na 4ª colocação, o Mengão também não vence há três jogos e soma 45 pontos na tabela. No Maracanã, diante do clube Rubro-Negro, o Laion conquistou sua primeira vitória na competição no primeiro turno.
O Ceará, atual campeão estadual do Sub-20, estreia nesta quarta-feira, 28, às 15h, pela Copa do Brasil da categoria Diante do Confiança/PB, na Cidade Vozão. O Alvinegro precisa de uma vitória simples para avançar de fase. Caso o empate persista, o vencedor será definido na disputa de pênaltis.
Se o Vozão sair vencedor, jogará a 2ª Fase (Oitavas de Final) contra quem avançar de Náutico x CSE-AL em duelos de ida e volta.
Os quatro melhores do Campeonato Cearense Sub-20 dão início as Semifinais da competição. Nesta quarta-feira, 28, o primeiro duelo da fase acontece entre Floresta e Fortaleza às 15h, no CT do Floresta. O outro confronto acontece apenas no sábado, 1, quando Pague Menos e Ceará se enfrentam no Elzir Cabral.
A Comissão de Arbitragem da FCF divulgou as escalas dos árbitros e assistentes que de confronto da Semifinal do Cearense Sub-20
Floresta x Fortaleza - 28/09 (Quarta-feira) - 15h - CT do Floresta
Árbitro: Daniel Jesber de Sousa Melo
Árbitro Assistente 1: Francisco Daniel Garcez Lima
Árbitro Assistente 2: Bruno de Oliveira Moura
Quarto Árbitro: Vitor Mateus Teodósio
As partidas que definirão os finalistas acontecem na quarta-feira (5).
As partidas serão transmitidas pela Eleven Sports.
Com a presença neste ano, de cinco equipes terá início na tarde desta quarta-feira (28), a Taça Fares Lopes. Maracanã, Icasa , Floresta , Guarany (S) e Pacajus, se enfrentam em turno e returno. A equipe melhor colocada ao final da competição será a campeã do certame e estará garantida na Copa do Brasil 2023.
No Moraisão, o atual campeão, Icasa, enfrenta o Maracanã às 15h. O Verdão do Cariri já conquistou a taça duas vezes (2014 e 2021). Já no Presidente Vargas, o Floresta recebe o Guarany (S). O Bugre Sobralense tem um título da competição, quando disputou em 2015.
As partidas terão transmissão exclusiva da Eleven Sports.
O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, convocou as oito Entidades de Prática regularmente filiadas para o Conselho Técnico da Copa Cearense Sub-13 que será realizado no dia 21 de setembro de 2022, às 14h30 na Sede da Federação Cearense de Futebol. Confira as equipes confirmadas:
Na abertura da Série C cearense edição 2022, o Pacatuba Esporte
Clube e o Terra e Mar ficaram em um empate sem gols na estreia de ambos em partida
válida pela primeira rodada do já referido certame. A disputa aconteceu no Estádio João Ronaldo, na cidade de Pacajus
campo no qual a equipe da Serra da Aratanha mandará seus jogos este ano.
Ainda sem suas formações
consolidadas a visível falta de entrosamento tornou este embate em um jogo sem
muitas emoções, o típico jogo de equipes que ainda estão em processo de organização
tática.
Não se pode destacar nenhuma das equipes, posto que ambas não
apresentaram um bom futebol. Com isso, o placar de 0 a 0 foi por demais justo,
não cabendo a nenhum deles a estreia com vitória.
Ficha Técnica
Arbitragem:
Vladierison Oliveira auxiliado por Borges Filho e Joélia
Basílio.
Equipes:
Terra e Mar: Juan, Natan, Antônio, Rodrigo, Pedro Sales, Igor,
Gabriel, Pedro Filho (Mardson), Wesley (Luan Lucas), Pablo (Jonas) e Maxuel (Darlan).
Técnico: Sousa
Pacatuba: Leo Bruno, Taílson (Neto), Cláudio Caça Rato,
Jeferson, Lucas Neves, Anderson Recife, Bruno Ocara (Dênis Baiano), Lucas
Maranguape (Esaú), Sandy (Diego) e Índio.
Técnico: Washington Luís
1ª FASE 1ª Rodada - Grupo A
17/09 15:00 Terra e Mar 0
x 0 Pacatuba João Ronaldo
17/09 15:00 União 1 x
0 Crateús Elzir Cabral
17/09 15:00 Campo Grande 3 x 2 Esporte Inaldão-Lirio Callou
18/09 15:00 Itarema 0 x 0
Anjos do Céu João Ronaldo
PROXIMA RODADA
2ª Rodada - Grupo A
24/09 15:00 Pacatuba
x Campo Grande João Ronaldo 24/09 15:00 Esporte x Terra e
Mar Bandeirão
Três certames chancelados pelo grupo organizador da Copa Seromo "a melhor da base'" ainda em disputa, porem já se aproximando da reta final , prosseguem esta semana e a semana seguinte com a conclusão da primeira fase das disputas na segunda feira 26. Confira os jogos dos certames que aconteceram entre os dias 22 e 26 a seguir.
Após dois anos de hiato por conta da pandemia do novo Corona vírus, organizados pelo COB e com a participação de mais de 4 mil atletas nas disputas aconteceu na sexta-feira, dia 2 de setembro, a cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude Aracaju 2022, às 18h, no ginásio Constâncio Vieira, com transmissão do Canal Olímpico do Brasil. São mais de 4.100 atletas, de 16 modalidades, representantes de todas as 27 unidades da Federação para a disputa da competição, que tem como lema “Desenvolvendo Campeões”.
Sob o comando do Professor Luciano Sales o Futsal cearense esteve representado na competição com a equipe sub 17 do Colegio Silva Sales e após uma campanha invicta sagrou-se campeã brasileira sub 17 de futsal dos jogos da juventude 2022 em sua categoria;
Estádio lotado belo mosaico do Tinga , um espetáculo que somente a torcida do tricolor de aço cearense sabe fazer .Ao todo, foram 54.505 torcedores, que proporcionaram uma renda de R$ 1.065.090,00.
A vitória não veio, mas a torcida do Fortaleza fez a sua parte neste domingo (04), pela 25ª rodada do Brasileirão. No revés por 3 a 1 diante do Botafogo na Arena Castelão, o torcedor do Fortaleza veio em peso para empurrar o time tricolor cearense contra a equipe da Estrela Solitária carioca, porem a equipe não entrou em campo para jogar futebol, foi uma decepção. O time do Fortaleza foi abaixo da critica em uma exibição pífia de um time sem vontade e sem sangue. Triste.
RECORDE
Foi o melhor público do Leão no Brasileiro – houve uma venda antecipada de mais de 52 mil ingressos. Para se ter uma ideia, em termos de Brasileirão, o público superou o jogo com o Corinthians onde 44.338 torcedores prestigiaram o Leão, até então o maior público no certame.
O terceiro maior público foi registrado no jogo com o Inter, com 39.902 pessoas. A seguir vem o público do jogo com o Fluminense, onde 37.507 foram ao estádio, e logo depois do Clássico-Rei, contra o Ceará, com 37.507. vale lembrar que diante do Goiás, 30.017 pessoas foram ao jogo.
O Fortaleza teve jogos com público abaixo dos 30 mil torcedores nos confrontos contra: São Paulo (25.518); Palmeiras (24.888); e Juventude (22.466).
O JOGO
O Botafogo deixou de lado sua irregularidade e numa grande atuação desbancou o Fortaleza, vencendo por 3 a 1, com a Arena Castelão lotada neste domingo à tarde pela 25.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esta foi a primeira vitória do alvinegro carioca no returno, ao contrário, foi a primeira derrota do tricolor cearense que vinha de cinco vitórias seguidas e 100% de aproveitamento no returno. Este jogo bem disputado contou com a presença de mais de 56 mil torcedores, recorde de público este ano no Castelão.
Os dois times agora têm os mesmos 30 pontos em posições intermediárias na tabela de classificação. O Botafogo está em 13.º lugar, uma posição abaixo do Fortaleza, por uma pequena diferença no saldo de gols: -3 a -5. Eles ainda seguem mais preocupados com a ameaçada de rebaixamento do que sonham com alguma posição importante, que garante vaga em alguma competição sul-americana.
CHANCE RELÂMPAGO
Com a torcida ainda se acomodando nas arquibancadas, quase que o Fortaleza abriu o placar aos 15 segundos. O lance começou com Juninho Capixaba avançando pela esquerda e cruzando para dentro da área. Romarinho matou no peito e bateu com o pé esquerdo, mas pegou muito embaixo na bola e mandou por cima do travessão.
Mas o Botafogo fazia um jogo tranquilo, com o meio-campo bem postado, com os dois volantes – Tchê Tchê e Lucas Fernandes bem postados na frente da defesa e Eduardo fazendo bem as articulações de jogadas.
O Botafogo quase marcou aos 14 minutos. Jeffinho apareceu pelo lado esquerdo, tocou atrás para Lucas Fernandes, que jogou na ponta esquerda para Marçal. Após o cruzamento, Eduardo se jogou de peixinho dentro da área e Fernando Miguel fez grande defesa. Na cobrança de escanteio, Adryelson cabeceou para fora com perigo.
PRIMEIRO GOL
Aos 18 minutos o Botafogo abriu o placar. Jeffinho recebeu na ponta esquerda, ganhou de Brítez no alto e chegou na linha de fundo, cruzando para Eduardo, que chutou do lado direito do goleiro Fernando Miguel.
enquanto o Fortaleza se desorientava, o Botafogo aproveitava bem os espaços do campo.
Aos 27 minutos, o estreante Tiquinho Soares cabeceou após escanteio de Marçal e Fernando Miguel defendeu. Três minutos depois, Tiquinho fez o giro e chutou forte para Fernando Miguel espalmar para escanteio.
A superioridade botafoguense resultou no segundo gol, aos 35 minutos, novamente com Eduardo. Após cobrança de escanteio de Marçal, o zagueiro Victor Cuesta desviou de cabeça no primeiro pau e Eduardo apareceu livre, na pequena área, para cabecear no contrapé do goleiro Fernando Miguel.
CHOQUE DE CABEÇA
Um choque de cabeça entre Thiago Galhardo e o lateral Rafael, do Botafogo, levou preocupação aos médicos. O botafoguense levou a pior, sofrendo forte pancada no rosto e sendo substituído por Luca Mezenga.
O lateral saiu de campo lúcido e encaminhado para um hospital de referencia onde se confirmou o trauma crânio-facial (pancada no osso do rosto) e fará exames mais detalhados.
O Fortaleza voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Na frente, saiu Romarinho para a entrada de Pedro rocha e Hércules entrou no lugar de José Welison no meio-campo. Além disso, o tricolor iniciou com pressão na saída de bola do visitante.
PÊNALTI DEFENDIDO
Aos sete minutos, Thiago Galhardo insistiu pelo lado esquerdo da área e sofreu o pênalti, calçado por baixo por Mezenga, que se precipitou no lance porque a bola estava na linha de fundo. Na cobrança forte de Robson, aos nove, Gatito Fernandez saltou do lado esquerdo e rebateu. E, na sequência, ainda espalmou o chute forte de Hércules, o primeiro a alcançar a bola.
Quem não faz, toma. E o Botafogo manteve a escrita aos 18 minutos, quando Marçal pegou uma rebatida da defesa na frente da área, sem marcação chutou no ângulo direito de Fernando Miguel. Um golaço e muito comemorado.
GOL DE HONRA
Mas na base da valentia, o Fortaleza voltou a atacar e diminuiu aos 24 minutos com Moisés. Ele recebeu passe de Thiago Galhardo, que desviou em Adryelson, ajeitou no corpo e bateu forte na saída de Gatito: 3 a 1. Dois minutos depois, o goleiro voltou a aparecer bem ao espalmar chute rasteiro de Sílvio Romero.
O jogo continuou aberto e intenso até o final. O Botafogo para defender sua vantagem e o Fortaleza para tentar diminuir o placar.
PRÓXIMOS JOGOS
Na próxima rodada, o Botafogo vai receber no Engenhão o América-MG, domingo (11), às 11h, enquanto o Fortaleza também vai jogar no Rio de Janeiro, mas diante do fluminense, no sábado (10), às 19h.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza1x3Botafogo
Arbitro:Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes:Fabrício Vlarinho da Silva (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC),
Estádio:Arena Castelão
Público:54.505 pagantes
Endereço:Fortaleza (CE)
Renda:R$ 1.065.090,00
Cartões Amarelos:Botafogo: Marçal e EduardoFortaleza: Juninho Capixaba
GOLS:Botafogo: Eduardo 18’/1T e 35’/1T e Marcal 18’/2TFortaleza: Moisés 24/2T
Fortaleza
Fernando Miguel;
Brítez, Marcelo Benevenut, Titi (Otero) e Juninho Capixaba;
Lucas Sasha (Lucas Lima), José Welison (Hércules), Thiago Galhardo;
Moisés, Robson (Sílvio Romero) e Romarinho (Pedro Rocha).Técnico: Juan Pablo VojvodaBotafogo
Gatito Fernández;
Rafael (Lucas Mezenga), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal;
Tchê Tchê, Lucas Fernandes e Eduardo (Gabriel Pires);
Victor Sá (Lucas Piazon), Tiquinho Soares (Júnior Santos) e Jeffinho (Kanu).Técnico: Luís Castro