RD - TV

O Futebol

Nos dias atuais, como no resto do mundo, o Futebol Brasileiro é referencia também em Angola, e no GIRABOLA como é chamado o campeonato nacional angolano, muitos brasileiros, não só atletas, mas também treinadores, preparadores físicos etc. trabalham nas equipes locais.
Quatorze equipes compõem a primeira divisão deste certame, que neste ano comemora sua 31ª edição são elas: Petro de Luanda (campeão nacional), 1º de Agosto (vice-campeão), Atlético Sport Aviação (ASA), Santos FC, Benfica, Kabuscorp do Palanca e Interclube (todas de Luanda), Grupo Desportivo da Huíla (Huíla), Recreativo do Libolo (Kwanza Sul), FC Bravos do Maquis (Moxico), 1º de Maio e Acadêmica do Lobito (Benguela), Acadêmica do Soyo (Zaire) e Recreativo da Caála (Huambo).
O Petro-Atlético de Luanda (campeão Nacional) e 1º de Agosto (vice-campeão) são considerados os favoritos, porem não esqueça que, na luta pelo título de 2009, para além dos dois “favoritos” deverão entrar também o Atlético Sport Aviação (ASA), Recreativo do Libolo (sensação do ano passado), Interclube, Santos FC e Benfica de Luanda.
Para esta temporada, muitas “formações” recorreram ao mercado africano para reforçar os seus conjuntos. Os "petrolíferos" (Petro de Luanda) perderam Santana, seu principal goleador em 2008, que foi transferido para o Vitória de Guimarães de Portugal, mas terá como um substituto o nigerino (nigeriano) Moussa Mohamed na linha do ataque.
Os ‘‘militares’’ (1° de Agosto) que também perderam jogadores em vários setores fizeram boas aquisições, que certamente muito lhes auxiliaram na retomada ao título desta temporada. As boas apresentações feitas por estas duas principais forças do futebol angolano nas preliminares de acesso à liga dos clubes campeões, dão indicadores de poderão proporcionar grandes alegria aos seus exigentes adeptos (torcedores).
O Petro da capital continuará a ser comandado pelo português Bernardino Pedroto, ao passo que o 1º de Agosto, que afastou o luso Vitor Manuel, em 2008, será orientado pelo ucraniano Viktor Bondarenko (ex-técnico dos Mambas - selecção nacional de Moçambique). Acadêmica do Soyo, Acadêmica do Lobito e o Recreativo da Caála são os novos “inquilinos” do Girabola, (agremiações que subiram para a primeira divisão) em substituição do Sagrada Esperança da Lunda Norte, Benfica do Lubango e Petro do Huambo (que caíram para a 2ª divisão). .
De resto, todos concorrentes vão procurar apresentar-se bem na prova, a julgar pelo investimento feito pelas respectivas agremiações com a realização de estágios pre-temporada no exterior do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier