RD - TV

ARENA CASTELÃO 50 ANOS DE SUCESSO

 

ARENA CASTELÃO




Então! Estamos a poucos dias do cinquentenário de inauguração do maior estadio de futebol não só do nosso estado porem da região, quarto no Brasil, orgulho dos desportista cearenses. Porque não falar um pouco sobre a história deste aniversariante ? Coletamos alguns dados que lhes repaçaremos em seguida.


Com belas praias, dunas e lugares paradisíacos, Ceará é um dos destinos mais procurados por turistas de vários lugares do Brasil e do mundo. Há muitos lugares para conhecer e atrações imperdíveis. Nesse pedaço de Brasil, o que importa é ser feliz.

As opções são variáveis e atendem a todos os gostos: Belas praias, dunas , lugares paradisíacos, patrimônio histórico, museus, teatros e, claro, futebol também. Este último não poderia ficar de fora. Afinal, o Brasil é o país do futebol. E o estado do Ceará não poderia ficar de fora deste contexto. Ceará Sporting Club , Fortaleza Esporte Clube , Ferroviário Atletico Clube e demais representantes do futebol no nosso estado que tantas alegrias já deram aos aficionados por este esporte também são atrações a parte para quem nos visita.

No estado cearense, também temos uma das joia do maior esporte brasileiro, a “Arena Castelão” ou Estádio Governador Plácido Castelo, aberto não somente à visitação, mas também convidando -o a vibrar, ao vivo com grandes jogos propiciados pelas as equipes que representam nosso estado tanto no cenario local, nacional e até sul americano.

A arena está localizada na Avenida Alberto Craveiro e é uma das mais modernas do Brasil, padrão FIFA. Inaugurado em 11 de novembro de 1973. Portanto neste ano de 2023 completará 50 anos de serviços prestados aos desportistas e ao desporto cearense.

O Estádio Governador Plácido Castelo, também conhecido como Arena Castelão, ou simplesmente Castelão, tem na atualidade capacidade de até 63.904 espectadores.

A nossa Arena Castelão sstá entre os 60 maiores estádios do mundo, é o quarto maior do Brasil e o maior do Norte/Nordeste. É o primeiro estádio da América do Sul a obter a certificação ambiental Leed.

O estádio foi reformado em 2002, e totalmente remodelado em 2012, em decorrência da Copa do Mundo FIFA de 2014, evento do qual foi uma das sedes, recebendo seis jogos, entre eles um jogo das oitavas de final, um das quartas de final e dois jogos da Seleção Brasileira.

Já foi palco de grandes eventos esportivos e culturais, como jogos da Seleção Brasileira e a recepção ao Papa João Paulo II em 1980, em sua passagem pela capital do estado. Entre competições nacionais de futebol, foi sede das finais do Campeonato Brasileiro Série B de 2002, da Copa dos Campeões de 2002, da Copa do Brasil de 1994 e da Copa do Nordeste de 2014 e de 2015.

Em 2013, foi uma das sedes da Copa das Confederações; em 2014, recebeu jogos da Copa do Mundo e, em 2016, foi um dos centros de treinamento para os Olimpíadas de 2016 como parte integrante do Centro de Formação Olímpica do Nordeste, um dos maiores centros de formação esportiva de alto nível do país.

Construção da Arena Castelão

O Governador do estado do Ceará, Placido Aderaldo Castelo (1966 a 1971) , foi o responsável por dar início à construção de um estádio olímpico em Fortaleza. Em 1968, foi criada a Federação de Assistência Desportiva do Estado do Ceará (FADEC), para coordenar os trabalhos. O governador Aderaldo Castelo queria que o estádio fosse erguido no bairro do Alagadiço (Parquelandia), na zona oeste de Fortaleza.

Os altos custos para fazer as desapropriações inviabilizaram a ideia. Outras áreas da cidade foram estudadas nos bairros do Pici e do Itaperi. Finalmente, uma área de 25 hectares que pertencia à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza foi comprada por Cr$ 400.000,00 – quatrocentos mil cruzeiros – na época.

Inauguração Castelão Fortaleza

O estádio foi inaugurado em 11 de novembro de 1973, pelo então Governador César Cals de Oliveira Filho. Um público calculado de 70.000 pessoas assistiu à partida inaugural entre Ceará e Fortaleza. O chamado Clássico-Rei terminou com o placar em 0 a 0.

À época de inauguração, o estádio possuía somente dois lances de arquibancada, sem os setores atrás dos gols, ainda a serem completados. O ex-governador Plácido Castelo e o Governador César Cals recepcionaram autoridades do mundo político e esportivo, destacando-se o presidente da extinta CBD, Sílvio Pacheco, além do craque Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”.

Estádio Castelão Reforma

O Castelão foi um dos estádios brasileiros eleitos para sediar os jogos da Copa de 2014, no Brasil. O projeto de reforma, de autoria do arquiteto e urbanista Héctor Vigliecca, fundador do escritório Vigliecca & Associados, transformou o estádio em uma arena multiúso, moderna e autossustentável.

Reforçando o conceito de arena – historicamente estádios em que o público fica próximo aos jogadores –, o campo foi rebaixado e a arquibancada inferior avançou 30 m. A distância entre público e jogadores é atualmente de 10 m.

A cobertura contempla toda a extensão das arquibancadas, proporcionando conforto térmico e ventilação adequados. De qualquer ponto do estádio, é possível ter a visão completa do campo. No projeto, optou-se por preservar 70% das arquibancadas superiores. Apenas o equivalente a 1/5 do estádio foi implodido. A operação recebeu o prêmio de precisão em engenharia World Demolition Awards. Todas as funções de alta complexidade foram concentradas nesse novo módulo, que corresponde às áreas que exigem maior tecnologia, como camarotes, salas de imprensa, salas VIP, vestiários, sala de controle, zona mista, lounges e restaurantes.

A nova arena foi reinaugurada em 16 de dezembro de 2012, contando, também, com cinemas e restaurantes. O estádio foi fechado oficialmente no dia 31 de março de 2011 para a reforma visando a Copa do Mundo de 2014. O último jogo antes do fechamento foi válido pela Copa do Brasil de 2011, quando o Ceará levou 35 mil torcedores contra o Brasiliense. Em um levantamento feito pela revista Veja, o Castelão foi classificado como o “único estádio cujo ritmo da execução orçamentária está adequado”.

No total, foram investidos R$ 518,6 milhões. A arena ganhou um estacionamento subterrâneo com 4.200 vagas e, no lugar dos estacionamentos externos, foi criada uma esplanada com 78.850 metros quadrados, que funciona como acesso do público ao estádio e área para instalações provisórias. A capacidade do estádio foi ampliada de 60.326 para 63.903. Após a reforma, foi o primeiro estádio da América do Sul a obter a certificação ambiental Leed.

O valor inclui ainda a operação e a manutenção da Arena Castelão, por oito anos, pela empresa Arena Castelão Operadora de Estádio S/A que será responsável por cobrir todas as despesas com água, telefonia, esgoto e com pessoal de manutenção e conservação.

Em 22 de novembro de 2012, o consórcio responsável pelo estádio fechou uma parceria com concessionária de serviços de telecomunicações, a OI, para fornecimento de serviços de tecnologia da informação e Telecom. A empresa é responsável pelo fornecimento, instalação, automação, manutenção, conservação, atualização, modernização e suporte à operação de circuito fechado de TV, sonorização, sinalização digital, controle de acesso, WLAN ( redes locais cabeada e via wi-fi ) e telefonia no estádio da Copa em Fortaleza.

Ao todo, foram instalados 350 telefones IP, 240 câmeras, 144 catracas, 2000 pontos de acesso à rede LAN, 161 leitoras de cartão e 560 alto-falantes, entre outros itens, previstos em contrato, do qual só finaliza em 2018.

Castelão Fortaleza Eventos

O grande estádio é, ainda, palco de diversos shows artísticos. Um dos mais marcantes aconteceu em 10 de dezembro de 1996, quando Xuxa apresentou para um público infantil o álbum Tô de Bem com a Vida por quase duas horas. Em 22 de dezembro de 1995, o Estádio Castelão recebeu a banda Mamonas Assassinas, com todo o seu repertório irônico e cômico cantado para o público cearense. O sucesso da banda foi interrompido pouco mais de dois meses após a apresentação em Fortaleza, em um acidente aéreo.

Em 9 de dezembro de 2007, Castelão foi palco do Campeonato Mundial de MotoCross Freestyle. Mais de 700 toneladas de areia e rampas metálicas, com quase 6 metros de comprimento e 2,7 metros de altura foram utilizadas no evento.

A Arena Castelão recebeu, ainda, em 9 de maio de 2013, um dos shows da turnê mundial Out There de Paul McCartney. Aproximadamente 50 mil pessoas assistiram o show. Em 8 de setembro de 2013, recebeu show da Mrs. Carter Show World Tour, da cantora Beyoncé. Onde recebeu um público de aproximadamente 35.000.

Em 26 de fevereiro de 2014, recebeu show de Elton John com público estimado em 18.000 pessoas. Em 5 de Abril a Arena também recebeu o show do rei Roberto Carlos que cantou diante de 45.000 pessoas, A introdução dessa apresentação foi feita pelo humorista Tom Cavalcante.

No dia 6 de setembro de 2014, foi realizada a festa do Centenário das Assembleias de Deus no estado do Ceará, no Castelão em Fortaleza. Foram mais de 60 mil pessoas, prestigiando o evento, que foi marcado por apresentações musicais, por pregações e por outras apresentações artísticas que mostrou a história da Assembleia de Deus no estado.

No dia 5 de dezembro de 2015 foi realizado a quarta edição do Villa Mix Festival sendo realizado no estacionamento da Arena. Em 8 de janeiro de 2016 o show da cantora Baiana Ivete Sangalo. E dia 24 de março foi a vez do Iron Maiden.

Detalhes e curiosidades da Arena Castelão

A Arena Castelão é, hoje em dia, considerado o quarto maior estádio do Brasil, com capacidade para 63.904 espectadores. No entanto, esse número só foi alcançado depois de diversas obras, uma vez que o estádio costumava comportar muito mais pessoas.

Não à toa, o recorde de público da Arena Castelão é quase duas vezes maior que esse número. Em 27 de agosto de 1980, incríveis 118.496 pessoas compareceram ao estádio do Fortaleza para assistir presencialmente a partida entre Brasil e Uruguai, um simples amistoso – o primeiro da seleção no local.

Quanto aos clubes, o maior público da história ocorreu durante a disputa da Série C de 2016, Na ocasião, 63.903 espectadores assistiram na Arena Castelão a partida entre Fortaleza e Juventude. Ali, inclusive, começava a ascensão do tricolor cearense no futebol brasileiro.

Governador Plácido Aderaldo Castelo

Plácido Aderaldo Castelo (Mombaça, 11 de janeiro de 1906 — Fortaleza, 17 de junho de 1979), foi um advogado, jornalista e político brasileiro. Ocupou os cargos de prefeito de Fortaleza e governador do Ceará.

Plácido era filho de João Fernandes Castelo, prefeito de Mombaça em 1935, e Antonina Aderaldo Castelo, sobrinha-neta do Barão de São Leonardo. Casou-se com Joana Freire Castelo (Netinha), com quem teve doze filhos.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em 1930, atuou como advogado, jornalista e político.

Como deputado estadual constituinte, em 1935, participou da elaboração da Constituição do seu estado. Elegeu-se ainda deputado estadual para os mandatos de 1951 (suplência), 1955, 1959 (suplência) e 1963. Exerceu os cargos de primeiro secretário e segundo vice-presidente do poder legislativo cearense.

Ocupou os cargos de secretário de Agricultura e Obras Públicas e secretário da Fazenda do Estado do Ceará. Fundou e exerceu a presidência do Instituto de Previdência do Estado do Ceará - IPEC. Foi prefeito da cidade de Fortaleza e governador do Estado do Ceará no período de 1966 aSeu governo foi de inúmeras realizações, sendo de grande importância e desenvolvimento para o Ceará, dentre elas estão a criação do Tribunal de Contas dos Municípios, em Fortaleza, e a construção do Estádio Castelão.Faleceu aos 73 anos de idade, vítima de enfisema pulmonar.


ERANDY PEREIRA MONTENEGRO

O Castelão foi inaugurado em 1973, à meio século portanto. Ceará e Fortaleza, fizeram o jogo de inauguração , entretanto o placar não foi movimentado , e o “Classico Rei” foi concluido sem gols. O primeiro gol no récem inaugurado “Gigante da Boa Vista” sómente acontecu uma semana depois na partida entre Ceará e Vitória, em novembro do mesmo ano, pela Série A do Campeonato Brasileiro, seria a primeira com gols no Estádio Pláciso Aderaldo Castelo. O autor, Erandir Montenegro, conta o percurso da bola até as redes.

- A bola veio do zagueiro Odélio, que passou pro Jorge Costa, depois pro Zé Eduardo, que lançou pra mim. Eu só aproveitei e marquei - relembra Erandir.

O gol narrado pelo ex-jogador ocorreu aos 22 minutos do segundo tempo. O Ceará venceria a partida naquela ocasião. Após quase 40 anos da primeira inauguração, um Clássico-Rei deverá inaugurar o Castelão após a reforma para a Copa do Mundo.

- Fiquei feliz que não tenham demolido o Estádio. Assim, preserva-se a história do Castelão e a minha, mesmo, não é? - conta, entre risos.

O ex-jogador visitou as obras do Castelão e participou do descerramento do relógio que marcou a contagem regressiva para a entrega das obras, quando da reforma do estadio.



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Supercopa Seomo Sub-15 - Estação 3x1 Terra e Mar 02 10 2024

Douglas, abriu o placar para o Terra e Mar numa bela cobrança de falta, porem o Estação precisava vencer , então Garlene, craque do jogo, em...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier