O empate complica a situação do Atlético-GO, que se aproxima do rebaixamento para a Série B. O time goiano é o 17º colocado, com 34 pontos e terá que vencer os dois últimos jogos e torcer por uma combinação de resultados nas últimas rodadas.
O JOGO
O Fortaleza buscou pressionar desde o início o Atlético-GO. O time goiano, porém, foi mais efetivo e perigoso no primeiro tempo, apostando nos contra-ataques. Assim foi quem criou a primeira boa chance de gol exatamente no contra-ataque: Luiz Fernando foi lançado, aos dez minutos, em profundidade, invadiu a área e bateu cruzado para boa defesa de Fernando Miguel.
Na segunda chance que criou, o Atlético-GO abriu o marcador. Aos 16 minutos, Dudu cruzou, Marcelo Benevenuto escorregou e Luiz Fernando cabeceou no chão para marcar. O autor do gol teve a chance de marcar o segundo aos 28, quando Wellington Rato fez grande jogada individual e acionou o atacante na área. Ele, porém, bateu rente à trave de Fernando Miguel.
O Fortaleza, sem velocidade e contando com uma atuação discreta de Lucas Lima, encontrou dificuldade em passar pela marcação do time goiano. Quando chegou, o Fortaleza parou nas defesas do goleiro Diego Loureiro. No final, o Atlético-Go em chute de Dudu de fora da área, levou perigo ao gol de Fernando Miguel.
Otero fez o gol do empate. Foto: Lucas Emanuel/ Agif/Gazeta Press
ETAPA FINAL
O segundo tempo começou como o primeiro tempo, com o Atlético-GO mais eficiente. Logo no primeiro minuto, Luiz Fernando foi lançado pela direita e bateu cruzado, levando perigo ao gol de Fernando Miguel.
Pouco inspirado, o Fortaleza buscou o gol do empate em lance de bola parada. O meia Otero, que havia entrado 30 segundo antes no lugar de Lucas Lima, cobrou falta no ângulo esquerdo de Diego Loureiro para empatar.
Após sofrer o gol de empate, o Atlético-GO se lançou ao ataque e em quatro minutos criou três boas chances de gol. A melhor delas aos 27, quando Jorginho bateu forte e Fernando Miguel espalmou.
Três minutos depois, o time goiano viu as coisas se complicarem com a expulsão de Luiz Fernando, que já tinha amarelo, por reclamação com o árbitro. A partir daí, o Fortaleza melhorou na partida e passou a criar uma chance atrás da outra. O time cearense só não virou graças a boa atuação do goleiro Diego Loureiro, que fez pelo menos três defesas para salvar o Atlético-GO.
No final, aos 46 minutos, Otero teve a última chance, mas mandou para fora.
PRÓXIMOS JOGOS
As duas últimas partidas do Fortaleza no Campeonato Brasileiro serão contra o RB Bragantino, na quarta-feira, às 20h30, no Castelão e no domingo (13) diante do Santos, às 16h, na Vila Belmiro.
O atlético-GO recebe o Athletico-PR na quarta-feira (09), às 20h30, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia e faz seu último jogo no Brasileirão no domingo (09), às 16h, diante do América-MG, em Belo Horizonte.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza11 Atlético-GO
Fase:Única
Rodada:36º
Data:06/11/2022
Arbitro:Luiz Flávio de Oliveira – SP (FIFA)
Assistentes:Fabrini Bevilaqua Costa – SP (FIFA), Luiz Alberto Andrini Nogueira – SP
Estádio:Arena Castelão
Público:44.810 total pagantes
Endereço:Fortaleza (CE)
Renda:R$. 785.567,00
Cartões Amarelos:
Fortaleza: Marcelo Benevenuto
Atlético-GO: Edson Fernando, Jefferson, Léo Pereira, Luiz Fernando, Willian Maranhão
Cartões Vermelhos:
Atlético-GO: Luiz Fernando
GOLS:
Fortaleza: Otero 12’/2T
Atlético-GO: Luiz Fernando 16’/1T
Fortaleza
Fernando Miguel;
Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi (Pedro Rocha) e Juninho Capixaba;
Lucas Sasha (Hércules), Caio Alexandre e Lucas Lima (Otero);
Moisés (Depietri), Romarinho (Silvio Romero) e Thiago Galhardo.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Atlético-GO
Diego Loureiro;
Dudu (Edson Fernando), Lucas Gazal, Wanderson e Jefferson;
Gabriel Baralhas, Willian Maranhão (Marlon Freitas) e Wellington Rato (Jorginho);
Airton (Léo Pereira), Luiz Fernando e Shaylon (Kelvin)
Técnico: Eduardo Souza