RD - TV

O Estado do Ceará na "Copinha"

A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018, torneio a nível nacional chancelado, pela Federação Paulista de Futebol,  terá início em 2 de janeiro e a final será disputada no dia 25. A edição terá recorde de clubes, com 128 participantes divididos em 32 chaves. 
 Vai começar mais uma edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior competição das categorias de base do Brasil. E o estado do Ceará se fará presente sendo representado por  Fortaleza, Ceará e Aliança.
O Ceará caiu no Grupo 25 e terá como adversários na 1ª fase o São Bernardo, o São Caetano e o Rio Branco-AC. Os jogos dessa chave serão realizados em São Bernardo do Campo. Já o Fortaleza está no Grupo 19, com sede em Itapira, e que conta ainda com Itapirense-SP, Volta Redonda-RJ e Estanciano-SE. Já o Aliança, novidade entre os representantes do Estado, está no grupo 4, sediado em Novo Horizonte. A equipe da capital cearense enfrentará na 1ª fase o Grêmio Horizontino-SP, Santos e América-RN.
Atual campeão do torneio, o Corinthians caiu no Grupo 17, com sede em Araraquara, junto com Ferroviária-SP, Corumbaense-MS e Pinheiro-MA. O torneio começa a ser disputado no dia 2 de janeiro e tem final marcada para o dia 25 do mesmo mês. A tabela com a data dos confontos da 1ª fase será divulgada nas próximas semanas.
No histórico da competição, entre os cearenses, Vovô e Leão dominam as participações. O Fortaleza é o líder no quesito, com 14. O Ceará vem logo em seguida, com 10. Floresta, Guarany de Sobral, Tiradentes e Santos Nordeste estiveram na competição apenas uma vez.
A primeira participação de um cearense na Copa São Paulo de Futebol Júnior foi em 1985. O representante carregava o nome do próprio estado. O Ceará abriu o caminho para que os times cearenses disputassem a maior competição de base do país. Um hiato separou a segunda participação de um cearense, que só veio em 1998 com o Fortaleza.

No ano seguinte, a curiosidade. O representante cearense foi o Santos-NE, time que hoje não mais existe. À época, foi o único time local a disputar o torneio nacional. O desempenho não foi bom. O Santos-NE perdeu todos os seus jogos e, óbvio, não conseguiu a classificação à etapa seguinte.

Durante quatro anos seguidos (de 2005 a 2008), o Fortaleza foi o representante cearense na Copinha. De 2009 a 2015, Vovô e Leão dividiram a responsabilidade em levar o nome do estado para a competição de base. Foi só neste ano que um terceiro time cearense foi acrescido à lista: Tiradentes.

Nesta última edição, o Ceará teve o seu melhor desempenho. O Vovô chegou as oitavas de final, mas acabou perdendo para o Cruzeiro por 2 a 1. A melhor posição de um cearense na competição foi do Fortaleza. Em 2008, chegou as quartas de final e acabou derrotado pelo placar de 4 a 1 pelo Rio Branco-SP. A partir deste dia 3 de janeiro, o Ceará (estado) terá três representantes na competição de base. Ceará (o time), Fortaleza e Floresta (campeão sub-20 cearense) estarão na briga na Copinha.

Lista dos cearenses que disputaram a Copinha

1985 - Ceará
1998 - Fortaleza
1999 - Santos Nordeste-CE
2004 - Guarany de Sobral
2005 - Fortaleza
2006 - Fortaleza
2007 - Fortaleza
2008 - Fortaleza
2009 - Ceará/Fortaleza
2010 - Ceará/Fortaleza
2011 - Ceará/Fortaleza
2012 - Ceará/Fortaleza
2013 - Ceará/Fortaleza
2014 - Ceará/Fortaleza
2015 - Ceará/Fortaleza
2016 - Ceará/Fortaleza/Tiradentes

2017 - Ceará/Floresta/Fortaleza
2018 - Ceará/ Fortaleza /Aliança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier