RD - TV

ULTIMAS NOTICIAS DO FORTALEZA


POSSE DA NOVA DIRETORIA TRICOLOR

A nova diretoria tricolor eleita no último pleito tricolor assumem o clube automaticamente dia primeiro de janeiro, porém um grande evento está sendo preparado para marcar o começo dessa nova gestão, e será dia 16, a partir das 20 horas, no Dallas Grill. 

Várias atrações fazem parte da grande festa de posse nos novos dirigentes leoninos, eleitos num processo democrático e histórico por Conselheiros, Sócios Proprietários e Sócios Torcedores, que a partir de então passam a fazer parte diretamente da administração do clube nessa nova fase. 

Um show do grande músico Chico Pessoa animará o evento, que contará ainda com a participação dos novos jogadores que estão sendo contratados para reforçarem o elenco tricolor, que aos poucos vai ganhando forma e qualidade, oferecendo ao técnico Marcelo Chamusca uma maior gama de opções para buscar os objetivos em 2015. 

Buffet completo de frios, rodízio de carnes nobres, sucos, refrigerantes e água serão disponibilizados para os adquirentes dos convites, que custam R$ 1.000,00 (mil reais), com direito a um acompanhante, e podem ser adquiridos na sede administrativa do clube (Avenida Senador Fernandes Távora, 200 - Pici), na sala do MITT. Para receber em casa o torcedor deve ligar (85) 8690.2730. Há ainda a opção de comprar pelo cartão de crédito ou débito, ou ainda no local do evento. Durante a festa haverá sorteios de brindes, inclusive de camisas autografadas pelos atletas. 

Será uma grande oportunidade de congraçamento da família tricolor, que nessa nova fase deve ajudar de todas as formas possíveis a diretoria que está assumindo o clube, com a responsabilidade de levar o Leão de volta ao seu devido lugar, objetivo que só poderá ser alcançado com muito trabalho, e é claro, com a participação direta da Maior Torcida do Estado, que pediu e vai ter um FORTALEZA DE TODOS. 

NOVAS CONTRATAÇÕES

Ao fim do treino tático desta segunda-feira (29), os novos contratados Auremir e Samuel foram oficialmente apresentados na Sala de Imprensa Carlos Rolim Filho pelo presidente eleito do Fortaleza, Jorge Mota. O lateral-direito e o meia, respectivamente, falaram sobre o novo projeto a frente do Tricolor. 

Auremir 

O lateral, que também atua como volante, iniciou a coletiva falando sobre a sua primeira impressão acerca do Tricolor de Aço. 

"Deu pra sentir que é um clube que tem estrutura, por ser pernambucano eu sempre acompanho o futebol do Nordeste e sei que o Fortaleza é um time de massa e estou muito feliz com a oportunidade de estar aqui", disse. 

Sobre a sua função dentro das quatro linhas, Auremir confirmou sua versatilidade, jogando como volante e lateral-direito. 

"Comecei como volante no Náutico e depois de uma dificuldade no clube passei a jogar na lateral-direita, os treinadores foram gostando e eu faço as duas funções. Minha posição é volante, mas nos últimos anos eu venho jogando na lateral e nem é mais uma improvisação, é uma função que eu aprendi a fazer", destacou. 

O Leão vai participar de três competições antes de chegar à Série C, maior objetivo de 2015. Segundo o jogador, o clube precisa e tem condições de fazer boas campanhas em todos os campeonatos anteriores antes do Brasileirão. 

"Até a Série C tem o Estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, então o ano começa agora. Temos que começar fazendo um bom Estadual e uma boa Copa do Nordeste. O Fortaleza tem condições de fazer boas competições, depois chegar na Série C e ter mais eficiência nas decisões", ressaltou. 

Quando perguntado sobre sua negociação com o Tricolor, o atleta afirmou que "não pensou duas vezes" em vir defender as três cores cearenses. 

"Eu tinha um outro clube do Campeonato Paulista quase que acertado, mas quando surgiu o Fortaleza não tive o que pensar. Eles já ligaram pra mim esse ano, mas eu não pude vir, então não pensei nem duas vezes. É um time que tem estrutura, tem um bom treinador, uma diretoria nova chegando, não tive o que pensar", disse. 

Para finalizar, o lateral/volante falou sobre a Maior Torcida do Estado. 

"É impossível não conhecer a torcida do Fortaleza, o que eles fizeram no jogo do Macaé foi lindo demais, é uma torcida diferente. É até parecida com a torcida do Santa, que passou por dificuldades, mas continua sendo apaixonada independente da fase que o time está e eu espero que ela esteja junto com a gente esse ano que vem e que nós possamos fazer um bom trabalho", concluiu. 

Samuel 

Após a apresentação do Auremir, foi a vez do meia Samuel falar sobre a sua vinda para o Tricolor de Aço. 

"Pra mim é uma honra. Poder retornar a minha cidade, poder jogar e honrar essa camisa é um orgulho. Tenho família e amigos que estão torcendo pra que tudo corra bem, joguei em vários lugares, hoje estou jogando na minha cidade e isso é especial", afirmou. 

Samuel, quem tem seis acessos em sua carreira, disse que caso consiga subir para a Série B com o Fortaleza, este será o mais importante. 

"Tenho seis acessos na minha carreira, 2013 foi o último com o Luverdense e eu espero contribuir com os meus companheiros pra conseguir mais um. Sem dúvida eu conseguindo o acesso em 2015 vai valer mais que os outros seis que eu conquistei", disse. 

Sobre uma possível identificação com a equipe rival, Samuel foi sucinto e disse ser profissional, além de ter reconhecido que foi um momento de infelicidade. 

"Falei, mas eu sou profissional, ontem vesti a camisa do Luverdense e meu time era o Luverdense, agora eu visto a camisa do Fortaleza e sou Fortaleza. Nunca joguei na minha cidade e você pode ter certeza que vou honrar essa camisa e vou contribuir com o Fortaleza que é um time grande", ressaltou. 

O jogador também falou sobre as suas características dentro do gramado. 

"Sou meia ofensivo, crio e faço gols também. Sou até um meia finalizador demais (risos). E eu espero fazer gols, ajudar meus companheiros com passes e conseguir as vitórias pelo Fortaleza", destacou. 

Quando perguntado qual é o caminho para chegar às conquistas no Tricolor, Samuel ressaltou o trabalho árduo. 

"O caminho é trabalho. Sabemos que vamos enfrentar equipes qualificadas, mas é trabalhar intensamente, ter um grupo fechado e focado todos pelo mesmo objetivo e colocar Deus na frente pra nos ajudar nessa campanha", disse. 

Concluindo, o meia falou sobre seu acerto com o clube. 

"Eu já estava acertado com o Luverdense, iria continuar lá, outras equipes também tinham me ligado, mas eu preferi ficar no Luverdense, porém quando o diretor Marcelo Paz me ligou no dia 19 ou 20 eu não pensei duas vezes, pesou bastante eu vir jogar na minha terra e agora estou aqui. Recusei um time de série B pra estar aqui no Fortaleza, pela grandeza do clube, pelo que essa camisa representa. É a primeira experiência que eu tenho de jogar na minha cidade, então os ânimos estão exaltados pra conquistar os objetivos, começando pelo campeonato cearense, que queremos o título", concluiu.

JOGO TREINO NO PICI

Na sequencia da pré-temporada que está sendo realizada no Pici, o técnico Marcelo Chamusca começa a dar um desenho tático à equipe tricolor, dando ênfase aos trabalhos com bola. Na tarde desta terça feira o elenco fez um jogo treino no Estádio Alcides Santos. 

O adversário foi a equipe do Triunfo, projeto que envolve atletas sem contrato, a exemplo do que ocorre com o Safece. O resultado foi 4 a 1 para o Leão, que utilizou duas equipes distintas. A formação do primeiro tempo começou com Erivelton; Genilson, Lima e Adalberto; Hudson, Auremir, Pio, Samuel e Radar; Marcio Diogo e Uilliam. 2 a 1 foi o placar do primeiro tempo, com GOLS de Radar e Samuel para o Leão. Antes, Maxsuel havia aberto placar para os visitantes. 

Na segunda etapa, já com o time totalmente modificado, o Tricolor de Aço marcou mais duas vezes, com Romarinho e Felipe Sertania. 

Agora o elenco volta a trabalhar na sexta feira pela manhã, reiniciando os preparativos para a estréia no Campeonato Cearense, dia 14, 20h20min, em Horizonte, contra o Quixadá. 

Apresentação – REGIS ESTA DE VOLTA AO LEÃO

Após o jogo treino foram apresentados mais dois reforços, um deles bastante conhecido no Pici, que é o volante Régis, que volta ao Parque dos Campeonatos após dar uma volta pro outros centros, inclusive o Japão, de onde veio. Régis iniciou a coletiva falando do seu retorno ao clube que o revelou em 2008. 

"Estou me sentindo bem. Desde quando saí daqui o Fortaleza tinha essa estrutura maravilhosa, rodei um pouco, mas sempre tive vontade de voltar, é um clube que sempre me deu condições. A gente fica triste com o último jogo, mas agora vamos focar e brigar pelo acesso", disse. 

O volante também falou sobre o sentimento para encarar 2015 com a camisa tricolor. 

"A gente está com a cabeça tranquila. Nos treinos dá pra ver que o grupo tem muita qualidade, os contratados e os meninos da base também, então temos quatro competições pela frente e temos que ter muitos atletas bons e eu quero jogar e fazer boas competições", destacou. 

Quando perguntado sobre a pressão, Régis afirmou que está ciente, porém isso não pode influenciar os atletas dentro de campo. 

"A gente sabe que a pressão é grande. A torcida cobra porque sabe que o grupo tem condições de vencer, então a gente tem que estar focado e com a cabeça tranquila pra conseguir todos os objetivos e não deixar essa pressão externa influenciar no nosso desempenho dentro de campo", afirmou. 

Finalizando, o jogador falou sobre sua condição física. 

"Estou bem. Vim até um pouco abaixo do meu peso, estou fazendo um trabalho pra aumentar isso, então é trabalhar pra chegar ao objetivo. Eu só posso jogar depois do dia 21 porque é transferência internacional, mas mesmo não estando no primeiro jogo quero ajudar a equipe pra começarmos logo com o pé direito", concluiu.

EX GOLEIRO DO PALMEIRAS CHEGA PARA O FORTALEZA

O Fortaleza vem reforçando o elenco a cada dia pensando na temporada 2015. E mais um reforço de peso foi confirmado pela diretoria do Leão. Trata-se do goleiro Deola, emprestado pelo Palmeiras, que se apresenta nesta terça feira à tarde no Pici. 

Eliton Deola é conhecido nacionalmente pelas belas atuações Brasil afora, principalmente vestindo a camisa do Verdão Paulista, onde atuou em 108 jogos. Goleiro é a oitava contratação do Leão para a temporada 2015. Antes dele fecharam com o Tricolor de Aço os volantes Pio, Jéfferson e Régis, os meias Marcio Diogo e Samuel, o lateral Auremir e o atacante Lúcio Maranhão. 

Saiba mais sobre Deola 

O goleiro Deola chamou a atenção do Palmeiras quando, ainda juvenil, enfrentou o clube vestindo a camisa do Atlético Sorocaba. Na sequência, após ser contratado, passou por todas as categorias de base e, inclusive, pelo extinto time B. 

Antes de estrear pelo profissional, foi emprestado algumas vezes. Sãocarlense, Matonense, Guarani, Juventus, Grêmio Barueri e Sertãozinho foram as equipes. 

Em 2009, com Marcos contundido, realizou sua primeira partida. Sua primeira grande sequência, porém, só viria em 2012, ano em que foi titular em boa parte do Campeonato Paulista. 

No meio da mesma temporada, aceitou uma proposta do Vitória, onde permaneceu até o fim de 2013, quando, também por empréstimo, retornou ao Atlético Sorocaba. Depois do Paulistão, o jogador, que se destaca sobretudo pela agilidade, voltou a compor a Academia de Goleiros. 

FICHA TÉCNICA 

Nome: Eliton Deola 

Posição: Goleiro 

Data e local de nascimento: 19/04/1983 (31 anos) - Céu Azul/PR 

Altura: 1.89m – Peso: 86Kg 

Clubes: Palmeiras (2000-2003), Sãocarlense (2003), Matonense (2003), Palmeiras (2003-2006), Guarani (2006), Juventus (2007), Grêmio Barueri (2007), Sertãozinho (2008), Palmeiras (2008-2012), Vitória (2012-2013), Atlético Sorocaba (2014) e Palmeiras (2014) 

Títulos: Copa do Brasil (2012) e Campeonato Baiano (2013)

CONFIRA OS NOMES DO ATUAL ELENCO TRICOLOR 

Com a confirmação nesta segunda feira (29) da contratação do grande goleiro Deola, o elenco do Fortaleza chegou ao número de 28 jogadores, somando-se atletas que já tinham contrato, os agregados da base, aqueles que tiveram seus vínculos renovados e é claro, os que foram contratados. 

Presidente eleito Jorge Mota e sua diretoria assumem de fato e de direito no dia 1º de janeiro, mas desde que foram eleitos os futuros dirigentes iniciaram processo de transição com muito trabalho, e com a anuência da diretoria atual tem procedido a reformulação do elenco, que aos poucos vai ganhando em número e qualidade. 

Confira o elenco do Leão até o momento: 

Goleiros: Deola, Erivelton e Max Walef 

Zagueiros: Max Oliveira, Genílson, Ebelardo, Lima e Adalberto 

Laterais: Hudson, Auremir, Radar, Sidnei, Nenen, Charles Miller, Alemão e Bruno 

Volantes: Régis, Correa, Jefferson, Pio e Stenio 

Meias: Laertes, Bebeto, Márcio Diogo e Samuel 

Atacantes: Lúcio Maranhão, Uilliam e Romarinho 

Da relação acima quase todos já treinam no Pici, exceção apenas do goleiro Deola, que se apresenta nessa terça feira (30) e do atacante Lúcio Maranhão, que inicia os trabalhos no dia 02. 

Vale ressaltar que do elenco atual, alguns atletas oriundos da base e que estão agregados ao elenco profissional devem ser disponibilizados e emprestados, tendo em vista que com a chegada dos reforços, a quantidade de atletas deve extrapolar o número pretendido pela Comissão Técnica para o bom desenvolvimento dos trabalhos. 

Tricolor de Aço terá quatro competições pela frente em 2015, o Campeonato Cearense, a Copa Nordeste, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série C. O primeiro jogo do ano será dia 14 de janeiro, 20h20min, no Estádio Domingão, em Horizonte, diante do Quixadá, pela rodada inicial do Estadual.

PATROCINADOR REFORMARÁ ALOJAMENTOS OTONI DINIZ

A atual Diretoria Executiva do Fortaleza, cujo mandato expira em 31 de dezembro, nessa fase de transição pacífica com a diretoria eleita para o próximo biênio, assinou contrato com a Ambev para a reforma dos Alojamentos Otoni Diniz. A reforma já conta com os projetos arquitetônico, hidráulico, elétrico, logístico e de telefonia, prontos para serem executados. 

O contrato com a Ambev prevê a entrada dos recursos necessários para a primeira parte do projeto, que foi elaborado pelo arquiteto Julio Barreira, envolvendo reforma total do pavimento superior do prédio. No local existem atualmente oito apartamentos e um banheiro coletivo, que dentro da nova perspectiva passará a contar com 10 (dez) suítes avarandadas - oito duplas e duas triplas, modernas e confortáveis, proporcionando aos atletas uma maior tranqüilidade nos momentos de concentração, repouso ou lazer no clube. 

A nova concepção transforma o local em hotel, com quartos climatizados e equipados com banheiros individuais, chuveiros térmicos, TV's de LED, internet sem fio e camas Box, com todo o conforto necessário para os atletas, que já dispõem dos alojamentos Ribamar Bezerra, inaugurados na atual gestão, evitando despesas com os altos custos das concentrações em hotéis. Concluída a reforma, o local também proporcionará que atletas contratados de outros centros, ao se apresentarem ao clube, se hospedem no Hotel Otoni Diniz. 

A parceria fechada com a Ambev pela atual diretoria mostra que a transição entre as gestões é pacífica, e tem como principal foco o bem do Fortaleza Esporte Clube, que está acima de tudo. Enquanto os novos gestores buscam a reformulação do elenco, a diretoria capitaneada por Osmar Baquit e Daniel Frota trata de deixar mais um legado para o patrimônio do clube, assinando um contrato que possibilita a transformação dos alojamentos Otoni Diniz em hotel. Fechado o contrato que garante os recursos, resta à nova diretoria que assume o clube em primeiro de janeiro, contratar a empresa para a execução das obras. 

Vale ressaltar que sob a supervisão do Movimento Independente da Torcida Tricolor (MITT), citados recursos podem servir também para reformas de outros ambientes do projeto de reforma, tendo em vista o bom desempenho do MITT nos últimos anos, na gestão e aplicação de recursos no Fortaleza, como demonstrado recentemente na reforma, ampliação e modernização do vestiário principal do Alcides Santos, realizada através do repasse da Diretoria Executiva para investimentos no patrimônio do clube, via mensalidades do Sócio Proprietário, tudo isso aliado ao trabalho voluntario dos integrantes do MITT.

Conheça a situação das obras do Parque Olímpico, o coração dos Jogos Rio 2016

O Parque Olímpico é o coração dos Jogos Rio 2016. Ocupa uma área de 1,18 milhão de metros quadrados, onde ocorrerão disputas de 16 modalidades olímpicas (basquete, ciclismo de pista, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, handebol, judô, luta greco-romana, luta livre, nado sincronizado, natação, polo aquático, saltos ornamentais, taekwondo, esgrima e tênis) e nove paralímpicas (basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, golbol, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas).
Em destaque, a Arena do Futuro, no Parque Olímpico, palco das disputas de Handebol e golbol. Acima, as Arenas Cariocas (à esquerda), que receberão 10 modalidades, e o Centro Internacional de Transmissão (IBC). Foto: EOM divulgação.
Foto: EOM divulgação.

Em destaque, a Arena do Futuro, no Parque Olímpico, palco das disputas de Handebol e golbol. Acima, as Arenas Cariocas (à esquerda), que receberão 10 modalidades, e o Centro Internacional de Transmissão (IBC). 

Atendido por duas das novas linhas de BRT, a Transolímpica e a Transcarioca, o Parque Olímpico também será o local do principal legado esportivo dos Jogos Rio 2016: o Centro Olímpico de Treinamento (COT), voltado para atletas de alto rendimento.

Para a construção do Parque Olímpico foram feitas duas parcerias. Uma Parceria Público-Privada (PPP), entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e o consórcio Rio Mais, permite a construção e manutenção (por 15 anos) da infraestrutura do Parque Olímpico, além das Arenas Cariocas 1, 2, e 3, do Centro Principal de Mídia (MPC), do Centro Internacional de Transmissão (IBC), do hotel e da infraestrutura da Vila dos Atletas (que também está sendo erguida na Barra).

Para viabilizar a construção das demais instalações — Estádio Aquático, Centro de Tênis, Velódromo e Arena do Futuro —, a Prefeitura assinou acordo de cooperação técnica com o Governo Federal. A União aporta os recursos e a Prefeitura, através da RioUrbe e da Empresa Olímpica Municipal, é responsável pela execução das obras. Confira ponto a ponto como andam as obras do Parque Olímpico.

Infraestrutura
Situação atual: O trabalho nas redes subterrâneas chegou a 70% de conclusão. Foram colocados 10,5 km de redes de drenagem (extensão equivalente a 3,5 vezes a praia de Ipanema), 5,3 km de redes de esgoto, 8,3 km de redes de água, 5 km de redes de incêndio, 5 km de rede de iluminação, 9,9 km de rede de média tensão e 21,9 km de redes de telecomunicações. Estão em andamento as obras dos estacionamentos, da Via Olímpica, dos terraços para espectadores e a recuperação das margens da lagoa.

Arenas Cariocas 1, 2 e 3
Situação atual: Fase final de montagem das estruturas de concreto pré-moldado e da cobertura. Nos pavilhões 2 e 3, as áreas de competição estão prontas e no pavilhão 1, em andamento. Na Arena Carioca 3, a cobertura já começou a ser colocada. O trabalho de montagem da estrutura metálica começou no solo, com a formação de módulos que começaram a ser içados com uso de guindastes. Os serviços de alvenaria e instalações estão em andamento nos três pavilhões.
Conclusão: Terceiro trimestre de 2015

Arena Carioca 1
Capacidade: 16.000 lugares
Modalidades: Basquete, basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas
Eventos-teste: Janeiro de 2016 (basquete e rúgbi em cadeira de rodas)

Arena Carioca 2
Capacidade: 10.000 lugares
Modalidades: Judô, luta greco-romana, luta livre e bocha paralímpica
Eventos-teste: Janeiro de 2016 (judô, taekwondo e luta livre)

Arena Carioca 3
Capacidade: 10.000 lugares
Modalidades: Esgrima, taekwondo e judô paralímpico
Eventos-teste: Abril de 2016 (levantamento de peso e esgrima)

Centro de Tênis
Situação atual: As fundações foram concluídas. A primeira etapa da montagem da estrutura de concreto pré-moldado das arquibancadas da arena principal está praticamente concluída. Os serviços de alvenaria e armação do fosso dos fotógrafos da arena principal foi iniciada. Nas quadras de 5 mil e 3 mil lugares, as lajes das arquibancadas temporárias estão em fase final de construção. A execução da base dos pisos das áreas de competição e as redes de infraestrutura estão em andamento.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade: 19.750 lugares
Quadra principal: 10.000 lugares
Quadra 2: 5.000 lugares
Quadra 3: 3.000 lugares
Treze quadras de treino e aquecimento: 250 lugares cada
Modalidades: Tênis, tênis em cadeira de rodas e futebol de 5
Evento-teste: Dezembro de 2015 (tênis)

Velódromo
Situação atual: As obras de fundação estão em fase final. A montagem da estrutura de concreto pré-moldado está em andamento e já foram colocados os primeiros pilares.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade: 5.000 lugares
Modalidades: Ciclismo (pista) e paraciclismo de pista
Evento-teste: Março de 2016 (ciclismo pista)

Arena do Futuro
Situação atual: As fundações e a montagem da estrutura metálica (pilares principais, vigas principais da cobertura e treliças) foram concluídas. Estão em andamento a montagem das telhas da cobertura, da estrutura metálica da arquibancada, da estrutura do fechamento lateral, a colocação das lajes pré-moldadas, a concretagem da laje de piso da arena e a execução das redes internas de infraestrutura.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade: 12.000 lugares
Modalidades: Handebol e golbol
Eventos-teste: Abril (handebol) e maio (golbol) de 2016

Estádio Aquático
Situação atual: As fundações estão na fase final. Estão em andamento a concretagem da laje de piso; a montagem da estrutura metálica da arquibancada e a cobertura da piscina principal; e os serviços de instalação e alvenaria.
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 18.000 lugares
Modalidades: Natação, polo aquático e natação paralímpica
Evento-teste: Maio de 2016 (natação olímpica e paralímpica)

Parque Aquático Maria Lenk
Situação atual: A instalação está pronta e precisa apenas de adaptações, como a construção de uma nova piscina de aquecimento. As obras vão começar no primeiro trimestre de 2015.
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 5.000 lugares
Modalidades: Saltos ornamentais e nado sincronizado
Evento-teste: Fevereiro (saltos ornamentais) e março (nado sincronizado) de 2016

Arena Rio
Situação atual: A instalação está pronta e precisa apenas de adaptações, que vão começar no primeiro trimestre de 2015.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade: 12.000 lugares
Modalidades: Ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica e basquete em cadeira de rodas
Evento-teste: Abril de 2016 (ginástica artística)

Centro Internacional de Transmissão (IBC)
Situação atual: A montagem da estrutura metálica do prédio e concretagem das lajes estão na fase final. Estão em andamento a montagem da cobertura (telhas) e a construção dos reservatórios, sanitários, instalações, escadas metálicas internas e paredes internas. Galerias técnicas estão sendo montadas nas fachadas leste e oeste.
Conclusão: Terceiro trimestre de 2015

Centro Principal de Mídia (MPC)
Situação atual: As obras de fundações, contenções e concretagem do segundo pavimento foram finalizadas. Estão em andamento as estruturas de concreto (pilares, vigas e lajes) dos níveis subsolo, térreo e mezanino; a concretagem do terceiro pavimento da torre sul; e a montagem da fachada de vidro.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015

Hotel
Situação atual: As obras de fundações e contenções estão finalizadas. Estão em andamento as estruturas de concreto dos núcleos de elevadores e escadas, e a montagem da estrutura metálica do prédio.
Conclusão: Segundo trimestre de 2016

Projeto cria ‘Lei da Ficha Limpa’ para o futebol

Romario
O futebol brasileiro pode ganhar sua própria lei da “ficha limpa”, caso o projeto do deputado Romário (PSB-RJ), que obriga a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e suas federações estaduais a se submeterem ao controle dos tribunais de contas e a outros órgãos públicos de fiscalização seja aprovado. A proposta ainda estabelece uma série de regras rígidas para a eleição dos dirigentes destas entidades.

Pelo texto, a CBF deverá encaminhar anualmente suas contas para o Tribunal de Contas da União. No caso das federações, as contas devem ser enviadas aos tribunais dos estados. Tanto a confederação quanto as federações deverão informar trimestralmente à autoridade monetária todas as operações financeiras realizadas com o exterior.

Quanto à eleição de dirigentes, o projeto cria uma série de critérios de inelegibilidade. Ficam impedidos de concorrer a novas eleições presidentes e vice-presidentes da CBF e das federações que perderem seus cargos por infringência a dispositivo dos estatutos das entidades. A vedação vigerá durante o período remanescente e nos oito anos subsequentes ao término do mandato.

A proposta ainda lista uma série de outras condutas que implicam inelegibilidade. Ainda conforme o projeto, dirigente ou funcionário da CBF e das federações, assim como seus parentes em até terceiro grau, são proibidos de participar de empresas que tenham negócios direta ou indiretamente com as entidades.

A atividade de cambista para eventos esportivos passa a ter pena de prisão de 1 a 5 anos, conforme o grau e a reincidência. Romário defende que a CBF “é uma espécie de paraestatal”. Isso porque, segundo argumenta, a entidade administra recursos que têm origem nos eventos que envolvem a Seleção Brasileira, que é patrimônio cultural do País. “Esta é a configuração jurídica que deveria se dar à CBF: uma paraestatal sujeita à fiscalização de suas contas, e com transparência maior e democratização nos seus processos eleitorais”, afirma.

Marcelo Raulino -Ceará Agora


Leão na Copa do Nordeste

A Diretoria de Competições da CBF divulgou nessa sexta feira (06) a tabela detalhada da Copa do Nordeste 2015. O torneio tem abertura no dia 3 de fevereiro, com o Clássico Rei – Ceará X Fortaleza, às 21 horas, na Arena Castelão. 


Além dos tradicionais rivais cearenses, a edição 2015 da competição conta com as participações de Sport, Náutico, Salgueiro, Bahia, Vitória, Serrano, América de Natal, Globo, Coruripe, CRB, Botafogo-PB, Campinense, Sampaio Corrêa, Moto Club, Confiança, Socorrense, Ríver e Piauí. 


Na primeira fase do campeonato, são 20 clubes divididos em cinco grupos de quatro. Para a segunda etapa avançam os primeiros colocados e os três melhores segundos posicionados no geral. 


Confira os jogos do Leão na fase classificatória da Copa do Nordeste 2015: 


03/02 – Ter - 21:00 - Ceará x Fortaleza - Castelão 
12/02 – Qui - 21:45 - Fortaleza x Botafogo/PB Castelão 
19/02 – Qui - 21:45 – River/PI x Fortaleza - Alberto Silva – Teresina 
03/03 - Ter - 18:15 - Fortaleza x River/PI - Castelão 
11/03 – Qua - 21:00 – Botafogo/PB x Fortaleza – Almeidão - João Pessoa 
18/03 – Qua – Horário a definir - Fortaleza x Ceará – Castelão 


*Horários de Fortaleza

Leão contrata a atacante

O Departamento de Futebol do Fortaleza confirmou, na tarde deste sábado (27), o acerto com o atacante Lucio Maranhão. O novo reforço assinou o contrato no início desta tarde e tem como seu último clube o Buriram United-Tailândia. 

Além do Buriram United, Lucio já passou por clubes como, Figueirense, Asa, Horizonte, entre outros. 

O atacante de 26 anos se apresenta no Pici no dia 02 de janeiro e é a sexta contratação para a temporada de 2015. Antes dele, assinaram com o Leão os volantes Pio e Jéfferson, o meia atacante Marcio Diogo, o meio campista Samuel e o lateral-direito Auremir. 

FICHA TÉCNICA: 
Lucio Maranhão 
Nome: Lucielmo Palhano Soares 
Nacionalidade: São Luis (MA) - Brasil 
Data de nascimento: 28/11/1988 (26 anos) 
Posição: Atacante 
Pé preferencial: destro 
Altura: 188 cm 
Peso: 85 kg 
Clubes: Maranhão, Horizonte, ASA, Vitória, Figueirense e Buriram United (Tailândia).

Elenco renovado 

Para as disputas de 2015 o Leão vai estar com o elenco totalmente reformulado, mas com o técnico Marcelo Chamusca permanecendo no cargo, como já foi confirmado pelo presidente eleito Jorge Mota. 

Alguns jogadores que disputaram a Série C pelo Tricolor de Aço interessam ao novo comando do clube, que já trabalha no sentido de fazer acertos com os mesmos, porém grande parte já se desligou do Parque dos Campeonatos. 

Volante Correa, um dos destaques do time neste ano está bem próximo de uma renovação, conforme o próprio jogador afirmou em entrevista recente a uma emissora local. 

Jogadores da base agregados ao elenco profissional começam a pré-temporada na próxima segunda feira (08), no Pici, juntamente com outros que tem contrato em vigencia. 

A partir do dia 15 o técnico Marcelo Chamusca retoma os trabalhos, provavelmente já contando com novas aquisições que devem fechar contrato durante a semana vindoura. 


Novidades na reapresentação alvinegra em Porangabussu

O Ceará se reapresentou na tarde da ultima sexta-feira (27) em Carlos de Alencar Pinto. As novidades ficaram por conta das presenças do zagueiro Gilvan e do volante Carlão. O zagueiro de 25 anos vem da Ponte Preta e o volante também de 25 anos vem da Luverdense. As baixa ficou por conta do atacante Magno Alves. “Magnata” e sua família tiveram problemas com voo voltando dos Estados Unidos e o zagueiro em Porangabuçu para a próxima semana.

Confira o nome e as posições dos atletas que participaram do treinamento desta tarde (26):

Goleiros: Luis Carlos, Tiago,Gustavo e Mossoró

Laterais: Tiago Costa, Tiago Cametá, Eusébio e Samuel

Zagueiros: Gilvan (Vem da Ponte Preta), Sandro, Wellington Carvalho (Permanece) e Kevin (base)

Volantes: Sandro Manoel, João Marcos,Carlão (vem da Luverdense), Everton e Mancha (base)

Meias: Ricardinho, Eloir e Alan (base)

Atacantes: Marinho e Assisinho

Charles e Uilliam Corrêa

O zagueiro que vem Paysandu, chegou no início da noite desta sexta-feira (26). Já o volante que vem do Sampaio Corrêa chegou ás 22h desta sexta-feira. Os dois participarão de atividades em dois períodos juntamente com o grupo em Carlos de Alencar Pinto.

Contratação

Outro que está em fase final de negociação e deve chegar na próxima quarta-feira (31) é o meia Wescley (ex-Santa Cruz). O atleta aguarda apenas a liberação do Atlético/MG, clube que detém seus direitos federativos.



Copa do Brasil 2015

O Ceará, na primeira fase, joga contra o Confiança/SE. Em caso de classificação à próxima fase, o time alvinegro enfrentará o vencedor de América/MT e Luziânia/GO. Já o Fortaleza enfrenta o River/PI. Este será o segundo confronto das duas equipes em 2015, já que o primeiro acontecerá pela Copa do Nordeste. Caso haja classificação, o Leão visa o ganhador entre Ponte Preta/SP e Vilhena/RO. O Icasa faz seu duelo contra o Independente/PA, ou seja, significa dizer que, caso passe à outra fase, encara o vitorioso da partida entre Portuguesa/SP e Santos/AP.

Juventus representante cearense estreia da Copa do Brasil de Futebol Feminino diante de equipe paraibana

A CBF já divulgou, o regulamento e tabela base da Copa do Brasil de Futebol Feminino. Na edição de 2015, o representante cearense será o Juventus. O adversário da 1ª Fase será uma equipe paraibana, ainda não definida. A competição terá inicio em fevereiro.

Como a Copa do Brasil de futebol masculino, a do futebol feminino também é disputada em sistema “mata-mata” do início ao fim. São cinco fases, sendo que na primeira o clube visitante pode eliminar o jogo da volta se vencer o adversário por três GOLS de diferença ou mais. Na fase semifinal, os confrontos serão sorteados. O campeão terá vaga garantida na Copa Libertadores de Futebol Feminino 2016. 

Campeão Estadual Feminino de 2014, o Juventus será o representante cearense. Na estreia, marcada para 04 de fevereiro, o adversário será uma equipe paraibana. As cearenses, no entanto, ainda não sabem se vão jogar a primeira em casa ou fora. Isso porque o representante da Paraíba é indicado pela federação do Estado e ainda não foi definido. Se for uma equipe que integre o Ranking Nacional Clubes do Futebol Feminino (Juventus ainda não integra), a estreia será em casa, caso contrário, a primeira partida será em solo paraibano (Federação Cearense é melhor ranqueada que a Federação Paraibana).

Se houver jogo de volta, acontecerá dia 11 de fevereiro. Caso avance para a 2ª fase, o Juventus pode encarar o São José/SP, atual vice-campeão da Copa do Brasil de Futebol Feminino. O torneio tem previsão de término para 08 de abril.

Diretoria de Competições divulga tabela detalhada do Cearense 2015

A um pouco menos de um mês para o inicio do campeonato cearense de 2015 os torcedores cearenses se encontram ávidos para ver a bola rolando. Então para matar um pouco da saudade e mexer com os corações apaixonados dos torcedores a Diretoria de Competições da FCF divulgou) o desdobramento das seis primeiras rodadas do Campeonato Cearense de 2015. Datas, horários e locais já estão definidos. O jogo entre Quixadá x Fortaleza marca a abertura oficial do certame, dia 14/01, no Estádio Domingão.

A rodada de abertura acontecerá toda às 20h20. Além do duelo entre Quixadá e Fortaleza, teremos São Benedito x Horizonte no Estádio do Junco em Sobral e Maranguape x Guarany de Sobral no Estádio presidente Vargas em Fortaleza. No dia seguinte (15/01), Ceará x Itapipoca encerra a 1ª rodada, também no PV.

As duas equipes de Juazeiro do Norte só largam no Estadual na 2ª rodada. O Icasa enfrenta o Horizonte como visitante no Estádio Domingão, dia 17/01 e o Guarani recebe o Maranguape no Romeirão dia 18/01.

Os estádios designados para jogos até a 6ª rodada do Campeonato Cearense foram PV, Domingão, Junco, Romeirão e Vieirão (em Itapajé).

Pré-temporada alvinegra começa nesta sexta.

A pré-temporada do Ceará Sporting Club vai começar nesta semana, e os preparativos para 2015 começarão a todo vapor para o elenco do Mais Querido, que vai começar trabalhando forte no estádio Carlos de Alencar Pinto (Vovozão).

A partir das 16 horas da próxima sexta-feira, 26/12, os atletas alvinegros se reapresentarão em Porangabuçu e darão início às atividades físicas, além de testes e exames médicos, que serão realizado sob o comando da comissão técnica e do Departamento Médico (DM) do clube.

Vale lembrar que os trabalhos do elenco alvinegro serão realizados no estádio Vovozão com portões abertos à torcida, que vai poder acompanhar de perto o início dos preparativos para a temporada 2015.

Futsal de base: Sub 09 do Projeto Sesc e campeão cearense de 2014

Projeto SESC- Campeão cearense sub 09 2014
Nesta última sexta feira 19, aconteceram a maioria dos jogos finais das categorias de base do futsal cearense na quadra do Quartel do Corpo de Bombeiros do Ceará. 

Destaque para a equipe sub 09 do Projeto Sesc que venceu os donos da casa no tempo normal pelo placar de 5 x 2, com gols de Guilherme 3 vezes, Jonas e Alex Lima uma vez cada, resultado que levou o jogo para a prorrogação. 

Na prorrogação, a equipe comandada pelo Professor Namir voltou a vencer, desta feita pelo placa de 2 x 1, com gols de Guilherme e Jonas sagrando se assim campeões cearense de 2014.

Setorista do radio cearense dão show de bola em entrevista

Setorista das duas maiores foças do futebol cearense os repórteres Danilo Queiroz e Anderson Azevedo fararam ao portal Tribuna do Ceará sobre suas rotinas diárias no Pici e em Porangabussu.
Danilo Queiroz tem 39, e é setorista do Ceará desde 1994. Anderson Azevedo é mais jovem, 26, e cobre diariamente o Fortaleza há dois anos.

No papo, um pouco do trabalho diário deles, falaram abertamente como funciona relação com outros repórteres e assessoria de imprensa dos clubes, a cobertura da Copa do Mundo, os furos e outras curiosidades.

T C: Para vocês, que são repórteres de clubes, como foi a sensação de cobrir a Copa do Mundo 2014?

Danilo Queiroz: A cobertura foi especial, porque eu fazia matérias para São Paulo e Rio de Janeiro. Mas a grande diferença é a questão periférica da Copa do Mundo, porque a cobertura em relação a atletas, entrevistas e escalações estavam sendo feitas pela rede (Grupo Bandeirantes) e também porque trabalhamos para um público diferente.
A cobertura pra mim era mais junto ao torcedor, ao comportamento, a forma como se portava e a avaliação da Copa do Mundo em si no Brasil. Porém, o recorte era Fortaleza. Um dos focos era o que o espectador achava da Arena Castelão, da recepção que a cidade teve, entre outros.
Anderson Azevedo: Foi um momento único, algo diferente e totalmente ao contrário de cobrir um clube de futebol. Até porque você chega no clube, geralmente tem um conhecimento das pessoas, a quem se reportar, sendo que na Copa não existe nada disso.
Eu fui cobrir as seleções desde os treinamentos e suas hospedagens. Chegava em um hotel e só tinha mais ou menos a hora em que a seleção ia chegar. Depois disso tentava entrar em contato com algum representante da seleção e geralmente as informações eram desencontradas, e às vezes não sabia o que fazer. Foi um desafio. Entrevistei torcedores, percebi qual a visão que os estrangeiros têm de Fortaleza. Foi bacana.
TC: Qual a diferença entre a cobertura da Copa do Mundo e o futebol cearense?

Danilo Queiroz: A principal diferença é o clima que cerca os jogos. No jogo Brasil x México, eu entrei no Castelão e todo mundo estava junto, uns passavam e soltavam uma piadinha, mas todos estavam sorrindo. Na cobertura do futebol cearense isso não existe. No clássico Ceará e Fortaleza, a separação tem que ser feita de uma forma brutal, que a polícia muitas vezes fica com receio de fazer a divisão. Na Copa, tanto dentro como fora do estádio, havia um clima diferente.

Anderson Azevedo: A principal diferença na cobertura do futebol cearense pra Copa, é que no clube você tem uma abertura maior, tem aquela aproximação maior com as pessoas. Seleção é diferente, você não tem acesso a nada.

TC: Como é o dia a dia de vocês nos respectivos clubes?
Danilo Queiroz: Depende do dia e do horário do treino. Se for à tarde, chego às 15h30, pois o treino começa, normalmente, às 16 horas, no campo. Normalmente os setoristas chegam nesse, porque não temos acesso a ACADEMIA, e a coletiva varia muito entre 17h30 e 18h. Quando acaba o treinamento, fico fazendo matérias do clube mesmo, porque a empresa disponibilizou um laptop pra mim. Quando tem algo especial, participo do programa Tribuna Band News Edição da Noite, às 18h, com Fernando Graziani e Delane Ratts. Finalizada a minha participação, chego em casa e gravo material para o programa do outro dia, que é o Tribuna Band News Esporte, de apresentação do Jussiê Cunha.
Anderson Azevedo : Chego no clube por volta das 15h30 ou 16h, que é o começo do horário do expediente. Ficamos em uma sala reservada para a imprensa e ficamos esperando o fim do treinamento. Após o treino, vamos para coletiva. Acabada a entrevista com algum jogador, comissão técnica ou diretoria, vou para casa e, assim que chego, tenho que mandar um boletim do clube, por volta de dois minutos de duração, para a rádio. A veiculação do material acontece às 22 horas.
TC: Como funciona as entrevistas exclusivas no Ceará e Fortaleza?

Danilo Queiroz : O setorista tem que conversar com a assessoria do clube, com uns quatro dias de antecedência, e pede a exclusiva. Depois da solicitação, o assessor encaminha o jogador para um local reservado, juntamente com o repórter.

Anderson Azevedo : Varia muito, porque a proposta da Tribuna Band News é fazer diferente, ir além do comum. Quando a gente vai tentar, primeiro temos que entrar em contato com a assessoria do clube. Todo atleta pra falar com a imprensa passa pelo responsável de comunicação do clube, que no caso é o Nodge Nogueira. Explicamos ao assessor, e se o atleta tiver tempo disponível, geralmente dá. Quando não, então tentamos marcar um outro dia, porém, a maioria dos companheiros não entendem isso.
TC: Como vocês dão os furos de reportagem?
Danilo Queiroz: Vou falar de mim, particularmente. Tem que ter medo de dar a notícia. Cheque uma, duas, inúmeras vezes, porque o que parece ser certeza absoluta, pode ser uma grande besteira, não tendo nada a ver. Então você tem que checar várias vezes, e quando você tiver certeza absoluta, dê a informação.
Anderson Azevedo : Isso é relativo. O furo tem que vir, pra ter 100% de confiança, de alguém de dentro do clube. Quando a informação “vaza”, geralmente algum diretor ou um conselheiro, se você tem uma amizade maior, aí fica mais fácil. A preocupação da rádio é passar uma informação verídica. O problema do furo é esse, que vc julga ser verdadeira e de repente o cara não vem, aí acaba manchando o nome da instituição, como o nome do repórter.

TC: Já ocorreu algum problema com outros setoristas?

Danilo Queiroz : A minha relação com os outros setoristas é muito boa, porém, nem sempre foi assim. Quando eu cheguei lá, havia um pensamento dos outros em “roubar o espaço”. Mas isso foi bem no começo. Hoje, os que estão lá são unidos.

Anderson Azevedo : Nunca tive. Os repórteres têm uma relação de amizade. Somos profissionais do rádio, então quem está lá dentro é um ajudando ao outro. Caso um setorista chegue atrasado, o outro repassa a informação.

TC: Amizade com atletas e dirigentes é importante para se ter informação privilegiada?

Danilo Queiroz : Não. Creio que amizade prejudica sua autonomia de dar a informação. O jornalista tem que manter uma relação de cordialidade, pois a amizade em si é um relacionamento forte. O meio termo precisa existir. Não pode ser brigado, mas, ao mesmo tempo, não precisa ter uma relação tão próxima. Tem que haver a proximidade normal de quem trabalha dessa forma, mas tem que ter a distância regulamentar.

Anderson Azevedo : Com certeza. Através disso você vai conseguir informações que não serão divulgadas de forma oficial pela assessoria do clube.
Por Lucas Matos em Futebol cearense
Tribuna do Ceará

Horizonte intensifica treinos visando estreia no cearense 2015

Arnaldo Lira 
O Horizonte segue firme e focado nas atividades da pré-temporada 2015. Na terça-feira (16), o time passou pelo seu décimo quinto dia de treinamentos. Na parte da manhã foi feito um treino físico. Já na parte da tarde as atividades aconteceram no estádio Domingão, onde o trabalho físico e técnico foi intensificado.

Neste treino da tarde os goleiros trabalharam de maneira isolada, com o preparador Evair. Já em uma parte reduzida do gramado, os demais atletas fizeram um treino físico e técnico, e um trabalho de disputa de bola que aumenta a resistência e agilidade dos atletas.

Na quarta (17) o Galo do Tabuleiro realizou às atividades na manhã, onde o elenco fez uma avaliação física através de um teste de potência. Os trabalhos são realizados no estádio Domingão.

Presidentes das 27 federações estaduais do futebol brasileiro podem receber remuneração da CBF

A CBF pode oficializar nas próximas semanas o pagamento de uma espécie de "bolsa" aos presidentes das 27 federações estaduais do futebol brasileiro. A quantia, como se fosse um salário de R$ 15 mil reais, seria paga diretamente aos cartolas, como uma ajuda para cobrir custos gerados pelo trabalho nas entidades.

O UOL Esporte apurou que as conversas sobre a concessão do benefício ganharam força durante a Copa do Mundo – vários presidentes reclamaram dos custos gerados por viagens, encontros com patrocinadores e horas perdidas em seus empregos de fato, pagas com o próprio dinheiro. São estes mandatários que formam a maior parte do colégio eleitoral que elege o presidente da CBF.

Na CBF, a cúpula é remunerada – o presidente José Maria Marin, por exemplo, tem um salário de R$ 160 mil reais; os vice-presidentes (Marco Polo Del Nero, já eleito para assumir a confederação em 2015, é um deles) também têm vencimentos mensais, de até R$ 98 mil.

Em contato com a reportagem, dirigentes de diversas federações confirmaram conhecimento da medida, a qual se referem como "pró-labore".

"O que foi projetado é uma verba de representação para o presidente que não tenha remuneração ou salário. Ainda não chegou nada oficial, não recebi ainda. Acho que é uma decisão que foi tomada e que vai ser implantada" disse o presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho.

"Essa ideia vem desde a Copa do Mundo. Eu considero justo, a maioria dos presidentes tem outros trabalhos, e acaba passando mais tempo na federação do que no emprego. As vezes temos que resolver problemas nos finais de semana, domingo. As viagem, almoços e todos os custos pagamos com o próprio dinheiro", explicou Hélio Cury, mandatário da Federação Paranaense.

"Já ouvi isso, semana que vem vou ao Rio tratar disso e de outros assuntos. Muitas coisas envolvem a pessoa física do presidente, na gestão de uma Federação. Se se concretizar, é justo, mas tem quer ser feito de forma transparente, cobrando os devidos tributos", disse José Vanildo, da Federação do Rio Grande do Norte.

As federações já recebem uma ajuda de custo mensal da CBF, de R$ 50 mil. Este valor, segundo os dirigentes, é destinado a custear despesas que têm origem na organização de campeonatos. Nos últimos dois meses do ano, ele é dobrado, para pagar despesas trabalhistas dos funcionários, como férias e décimo terceiro.

A reportagem ouviu outros presidentes, e todos consideram o pro-labore justo e necessário. Igualmente, porém, são unânimes em uma condição: ele tem que ser estendido a todas as 27 federações, sem distinção.

"Eu sou uma pessoa de mercado, sou um investidor e sou um aposentado. Tenho minha receita privada e particular. Acho que se o benefício existir ele tem de ser para todos, independentemente da posse. Senão você vai diferenciar. Não tem sentido. Ou é um instituto institucional ou não é. Senão vai parecer que você está assalariando alguém" disse Evandro Carvalho.

José Vanildo, do Rio Grande do Norte, previu que a medida possa gerar alguma repercussão negativa. O dirigente, porém, falou sobre as dificuldades na gestão das entidades, principalmente dos estados com menor poder econômico.

"As pessoas falam da questão política, mas não é comprar os presidentes. Os presidentes estão mudando, estou no segundo mandato, no Maranhão também é um cara novo. Os que estão há mais tempo, são de lugares onde a dificuldade é muito grande. Isso pode não representar muito para os grandes centros, mas para o Norte, o Nordeste, faz muita diferença. Acho que se as coisas são feitas com transparência, a sociedade entende. Isso, na verdade, é uma compensação pelas despesas que o presidente tem".

Hoje, as federações compõem a maior parte do colégio eleitoral que escolhe o presidente da CBF – são 27 votos, suficiente para bater os 20 votos dos clubes da Série A caso haja divergência entre os candidatos.

Procurada pela reportagem, a CBF, até a hora da publicação, ainda não tinha enviado sua resposta.

(*) colaborou Guilherme Costa

CBF tem verba para a construção de 15 CTs

Quatorze estados e o Distrito Federal ganharão centros de treinamentos para categoria de base bancados com dinheiro do legado da Copa do Mundo de 2014.

A Folha de S.Paulo apurou que a CBF tem uma verba de R$ 250 milhões para a construção dos 15 CTs, projeto que foi anunciado nesta segunda-feira (27), na sede da entidade no Rio, durante um encontro de treinadores da base dos 40 principais times das Séries A e B do Brasileiro.

O dinheiro faz parte do orçamento de legado da Copa e já estava na previsão de gastos da Fifa no país.

Ricardo Teixeira, presidente que renunciou em 2012 após escândalos de corrupção na Fifa, da qual era membro do comitê executivo, havia prometido aos Estados que não receberam jogos da Copa compensações por não estarem entre os 12 finalistas, e a atual gestão optou pela construção dos CTs de base.

Os Estados do Acre, Roraima, Amapá, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiânia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo e Santa Catarina, além do Distrito Federal, único dessa lista que teve jogos da Copa, receberão CTs que custarão cada um,em média, R$ 15 milhões e terão como prioridade a utilização também por crianças carentes a partir dos 7 anos (esta uma exigência da Fifa). Meninas também poderão utilizar as instalações, e faz parte da tentativa da CBF em fortalecer o futebol feminino no país, que nunca conquistou um título relevante.

A CBF bancará os recursos, mas a gestão será das federações locais. Em alguns locais, como em Teresina, no Piauí, há até o projeto de utilizar parte da verba para a construção de um pequeno estádio, que possa receber jogos de times de base.

No planejamento traçado pela CBF, serão em torno de 720 atletas em cada CT, totalizando 10,8 mil jovens participantes da formação. Para Alexandre Gallo, coordenador da base da CBF, o foco será com os jogadores menores de 14 anos.

A CBF já enviou ao governo federal projeto para incluir na Lei Pelé a possibilidade de jovens com menos de 14 anos poderem ter vínculo com clubes ou entidades, o que hoje a legislação trabalhista não permite. Na avaliação da CBF, essa é uma das desvantagens do Brasil na formação de atletas, que começa mais tarde do que em outros países, como Alemanha e Argentina.

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier