RD - TV

Leão já em Alagoas para defender liderança

O técnico Marcelo Chamusca comandou um trabalho coletivo na tarde desta quarta feira , na Arena Castelão, encerrando a preparação em solo cearense, para o compromisso de sábado, 19 horas, em Arapiraca/AL, contra o time do ASA, pela 9ª rodada da Série C. 

Na ocasião, Chamusca observou atentamente o desempenho da equipe, que não poderá contar com Walfrido e Fernandinho. O primeiro entregue ao Departamento Médico, e o segundo cumprindo suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Como já é de praxe, Chamusca não fez mistério, confirmando Correa e Radar como substitutos imediatos dos dois desfalques. 

A prática durou aproximadamente 50 minutos, e terminou com o placar de 3 a 0 para os considerados titulares, com gols de Edinho, Robert e Guto, este de bela feitura. Na reta final do ensaio, Chamusca ainda fez entrar o atacante Uilliam no lugar de Waldison. 

Nessa quinta feira a delegação seguiu para Maceió. O embarque aconteceu às 7 da manhã, com conexão em Salvador e escala em Recife. O desembarque na capital alagoana aconteceu por volta das 11h45min. À tarde o grupo fez um treino no campo do CSA. Na sexta feira pela manhã a equipe faz mais um treino, desta vez no campo do CRB. A partida diante do ASA em Arapiraca está marcada para as 19h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, do Asa, e é valida pela 9ª rodada da Série C. 

Genilson 

Após o coletivo o zagueiro Genilson conversou com a imprensa, quando falou sobre a oportunidade que ele e Adalberto ganharam na equipe titular, e que vem dando certo. “O professor manteve a mesma zaga, isso é fruto do nosso trabalho no dia a dia. Agora é continuar trabalhando forte e buscando nosso espaço, o Eduardo voltou e tem sempre aquela disputa sadia no elenco, mas vou continuar dando o meu melhor pra me manter como titular”, acrescentou.

O Fortaleza segue líder isolado do Grupo A, com 16 pontos conquistados a quatro pontos do 2º colocado. Já a equipe do Asa tem nove pontos ganhos e ocupa a 7ª colocação na tabela. O técnico Marcelo Chamusca relacionou 18 jogadores para a viagem para Arapiraca. 

CONFIRA OS RELACIONADOS PARA O JOGO: 

ADALBERTO, ADRIANO, ANDRÉ ZUBA, CORRÊA, EDINHO, EDUARDO LUIZ, GENÍLSON, GUTO, HUDSON, LEANDRO, MARCELINHO PARAÍBA, RADAR, RICARDO, ROBERT, TIAGO CAMETÁ, UILLIAM, WALDISON E ZULU.



Copa do Brasil Sub-20

Dois representantes cearenses estão confirmados na terceira edição da Copa do Brasil Sub-20 em 2014, que terá início em setembro. Enquanto o Ceará participa da competição pela terceira vez, o Icasa faz sua estreia este ano. O Vovô tem o primeiro desafio contra o Cruzeiro no dia 18 de setembro, no CT Luís Campos, às 15 horas. O Verdão do Cariri enfrenta o Bahia no mesmo dia, às 19 horas, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte. 

Caso não haja eliminação, o jogo de volta do Ceará está marcado para o dia 23, na Arena Jacaré, enquanto o Icasa joga no dia seguinte em Pituaçu, no mesmo horário. Caso avancem, os representantes cearenses já se encontram na segunda fase.

A Copa do Brasil Sub-20 é disputada no sistema mata-mata, a exemplo da tradicional. No total, são cinco fases e, logo na primeira, o visitante pode eliminar o jogo da volta se vencer por dois gols de diferença. A competição se estende até três de dezembro.

Ceará espetacular vence Inter no Beira Rio

Jogando fora de casa no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, o Ceará derrotou os donos da casa, Internacional, por 2 a 1 e vai para o jogo da volta com a vantagem de perder até por 1 a 0 para ficar com a vaga na Copa do Brasil no próximo confronto entre as duas equipes que acontecerá dia 13 de agosto. 

Após o bom resultado contra o Internacional, no Beira-Rio, o Ceará voltou para casa e foi recebido de braços abertos pela torcida alvinegra no aeroporto de Fortaleza, na tarde desta quinta-feira (31). Cerca de 60 torcedores recepcionaram o time e fizeram a festa no aeroporto.

Com postura ofensiva o Ceará conquistou um pênalti aos 14 minutos quando Nikão é derrubado na área. Na cobrança, Magno Alves tenta o canto esquerdo e Dida faz a defesa para a festa da torcida colorada, Nikão, destaque da partida contra o Colorado, foi um dos mais assediados na recepção dos torcedores alvinegros presentes ao aeroporto Pinto Martins nesta tarde. Tímido, o meia agradeceu o apoio da torcida.

- Tenho muita alegria de ver uma festa dessa. Fico feliz porque sei que estou sendo reconhecido agora pelo bom trabalho que estamos fazendo - pontuou.

Além de Nikão destaque para o goleiro Tiago, que salvou o Ceará em pelo menos duas oportunidades na partida, aprovou o desempenho dos companheiros, mas lembrou que a vantagem não define a vaga para a sequência na Copa do Brasil.

O JOGO

Com postura ofensiva o Ceará conquistou um pênalti aos 14 minutos quando Nikão é derrubado na área. Na cobrança, Magno Alves tenta o canto esquerdo e Dida faz a defesa para a festa da torcida colorada. Ainda na metade do primeiro tempo o torcedor do Inter já vaiava a equipe. Aos 28, Alex cabeceia e Tiago salva o Ceará no reflexo. Com 31 minutos Fabrício, sozinho, isola manda pra longe. 

As equipes voltaram sem alterações para o segundo tempo e logo aos 9 minutos Nikão recebe de Ricardinho limpa Juan e bate forte sem dar chances a Dida, abrindo o placar para o time cearense. Com pressão o Internacional chegou ao empate com Alan Ruschel acertando belo chute de fora da área aos 46 minutos. No lance seguinte Nikão retribuiu o passe para Ricardinho que bateu de perna esquerda vencendo Dida.

O Vovô agora volta às atenções para a Série B. Contra o Boa Esporte, a equipe de Sérgio Soares tenta manter a liderança da Segundona. O jogo será no estádio Presidente Vargas, no sábado (2). A bola rola a partir das 21 horas.

FICHA TÉCNICA

INTERNACIONAL 1X2 CEARÁ

COMPETIÇÃO – Copa do Brasil, 3ª fase (jogo de ida).

DATA/ HORÁRIO – Quarta-feira, 30 de julho às 22h00min.

LOCAL – Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).

ÁRBITRO – Fábio Filipus (PR)

ASSISTENTES – Bruno Boschila e Luciano Roggenbaum (ambos do PR)

PÚBLICO – Não divulgado

RENDA – Não divulgada

GOLS – Nikão (CEA) 9min/2T, Alan Ruschel (INT) 46min/2T e Ricardinho (CEA) 47min/2T

INTERNACIONAL

Dida; Gilberto (Wellington Paulista 21/2T), Paulão, Juan e Fabrício (Alan Ruschel 36/2T); Williams, Claudio Winck, Alan Patrick (Martin Luque 36/2T), Alex e D’Alessandro; Rafael Moura. 

Técnico: Abel Braga.

CEARÁ

Tiago; Marcos, Diego Ivo, Sandro e Vicente; João Marcos, Ricardinho, Eduardo (Alex Lima 43/2T) e Nikão (Amaral 51/2T); Magno Alves (Michel 24/2T) e Bill. 



Técnico: Sérgio Soares.

Vovô se garante fora de casa e permanece na liderança

Jogando fora de casa em difícil compromisso, em mais um clássico regional. O Ceará manteve a liderança isolada da Série B do Campeonato Brasileiro ao vencer o Santa Cruz por 3 a 2, neste sábado à tarde, no Estádio do Arruda, em Recife, pela 13.ª rodada. O time cearense agora soma 27 pontos, enquanto o tricolor pernambucano sofreu sua terceira derrota consecutiva e se vê à beira de uma crise, embora ainda esteja fora da zona de rebaixamento: soma 16 pontos e ocupa posição intermediária.

O time da casa entrou pressionado pelas duas derrotas sofridas para o Vasco, por 4 a 1, e Vila Nova, por 3 a 2. Outra vez apresentou erros nas saídas de bola e na marcação e não segurou a superioridade do visitante, que mereceu a vitória.

O jogo começou movimentado, com os dois times brigando pelo domínio no meio de campo. O Ceará levava a melhor, tendo mais domínio da bola, e saiu na frente aos 22 minutos, quando Nikão fez boa jogada pelo lado direito da área, foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro. A bola passou por toda a pequena área e do outro lado, o ex-coxa-branca Bill só empurrou para as redes.

Tudo parecia perdido, tanto que a torcida tricolor passou a vaiar. Mas, em dois minutos, o Santa Cruz virou o placar. Aos 27, após tabela com Danilo Pires, Wescley ajeitou e soltou uma bomba de esquerda, quase da linha da grande área. A bola foi morrer no ângulo esquerdo de Jailson. A virada aconteceu aos 29 minutos. Sandro Manoel lançou Keno pelo lado esquerdo e ele fez o passe para trás, onde Léo Gamalho bateu de primeira: 2 a 1.

O Ceará, porém, foi buscar uma nova virada. Aos 39 minutos, Vicente desceu até a grande área e cruzou. Do outro lado, em velocidade, Magno Alves só desviou para as redes. Mas, ao cair, Memo pisou na sua mão esquerda, que inchou rapidamente, dando pinta de uma fratura. O artilheiro cearense foi substituído por Lulinha três minutos depois.

A defesa do Santa Cruz voltou a falhar aos 46 minutos. Vicente bateu escanteio e, mesmo entre vários adversários, o zagueiro Sandro subiu sozinho e tocou de cabeça, de cima para baixo. A bola quicou e impediu a defesa do goleiro Tiago Cardoso.

O ritmo de jogo não diminuiu no segundo tempo, mas o Ceará voltou mais recuado, esperando o time da casa atacar para explorar a velocidade nos contra-ataques. Mas o Santa Cruz não conseguiu dominar o meio, mesmo com as entradas de Natan e Flávio Caça Rato, respectivamente, nos lugares de Danilo Pires e Wescley. O Ceará, ao contrário, colocou dois volantes - Michel e Alex Lima - nas vagas de dois meias - Nikão e Eduardo.

Nikão arriscou de fora aos 21 minutos e quase ampliou o placar para o Ceará. O Santa Cruz passou a ficar nervoso, principalmente com as vaias de sua torcida. O alvo principal era o técnico Sérgio Guedes, que não escapou do velho grito de "burro". O goleiro cearense, Jailson, não fez nenhuma defesa na etapa final.

No próximo final de semana, dia 2 de agosto, os dois times voltam a campo. O Santa Cruz vai tentar a reabilitação contra o América-RN, em Natal, às 16h20. Já o Ceará vai defender a liderança em casa, no Estádio Presidente Vargas, diante do Boa, às 21 horas.

FICHA TÉCNICA:

SANTA CRUZ 2 X 3 CEARÁ

LOCAL - Estádio do Arruda, em Recife (PE).

ÁRBITRO - André Luiz de Freitas Castro (GO).

CARTÕES AMARELOS - Wescley, Tony, Léo Gamalho e Sandro Manoel (Santa Cruz). Sandro, Jailson, Marcos, João Marcos, Ricardinho e Nikão (Ceará).

SANTA CRUZ - Tiago Cardoso; Tony, Everton Sena, Renan Fonseca e Renatinho; Sandro Manoel, Memo, Danilo Pires (Natan) e Wescley (Flávio Caça Rato); Keno (Betinho) e Léo Gamalho. 

Técnico: Sérgio Guedes.

CEARÁ - Jaílson; Marcos, Diego Ivo, Sandro e Vicente; João Marcos, Eduardo (Alex Lima), Ricardinho e Nikão (Michel); Bill e Magno Alves (Lulinha). 

Técnico: Sérgio Soares.

GOLS - Bill, aos 22, Wescley, aos 27, Léo Gamalho, aos 29, Magno Alves, aos 39, e Sandro, aos 46 minutos do primeiro tempo.

RENDA - R$ 269.869,00.

PÚBLICO - 17.248 pagantes.



Leão empata critica arbitragem mas continua na liderança

Foi um jogo bem movimentado e com muitos gols perdidos apenas para um dos lados do jogo, no caso o Leão. Fortaleza e Botafogo-PB ficaram no empate sem gols, na Arena Castelão, pela 8ª rodada do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro na tarde deste ultimo sábado. Diante de um “Belo” que abdicou de jogar para praticamente se defender, o Tricolor do Pici desperdiçou chances em sequência e não conseguiu balançar as redes.

O resultado é o segundo empate seguido das duas equipes após a volta da Copa do Mundo de 2014. Os donos da casa seguem na liderança, com 16 pontos ganhos. Já o Botafogo-PB segue, provisoriamente, na quarta colocação, com 11 pontos.

Na próxima rodada, o Fortaleza encara o ASA, em Arapiraca, a partir das 19 horas do sábado (2). Um dia depois, o Botafogo-PB recebe o Águia de
Marabá, às 16 horas, no Estádio Almeidão. 

Leão Superior 
Depois de um começo de pressão do Belo, o Tricolor do Pici tomou as ações do jogo. A partir dos 25 minutos, os donos da casa mandaram e desmandaram em campo. Com jogadas criativas e participação direta dos meias Edinho e Marcelinho Paraíba, a equipe não abriu o marcador por pouco.

Edinho perdeu gol em dois lances. Depois, foi à vez de Waldison chutar para a defesa de Carlos. Na volta da bola, o chute passou para fora. A melhor jogada do Botafogo-PB foi no início da partida, logo aos cinco minutos, quando Hércules arriscou bom chute de fora da área. Ricardo tocou na bola com a ponta dos dedos e salvou a abertura de placar.

Pênalti perdido e vaias para Marcelinho

Na volta para o segundo tempo, o Fortaleza continuou melhor. O Botafogo-PB, muito retraído, não conseguia se articular para sair jogando com a bola. O resultado disso foi mais pressão por parte do Leão, que resultou em pênalti cometido pelo goleiro Carlos. Na hora da cobrança, o trio Marcelinho Paraíba, Robert e Waldison discutiu quem faria a cobrança. No final, Robert foi bater. E em cobrança ruim, chutou nas mãos do goleiro do Belo.
Mesmo com o pênalti perdido, a equipe leonina seguiu pressionando o time adversário. Só com a entrada de Chapinha é que o Botafogo-PB começou a tentar segurar mais a bola no meio-campo. E em uma dessas tentativas, o meia acertou um chutaço de fora da área, que obrigou Ricardo a fazer grande defesa.
E nesse contexto, de ataque contra defesa, praticamente, em que o Fortaleza não conseguia marcar, sobraram vaias da arquibancada. Inclusive, para o meia Marcelinho Paraíba, um dos ídolos do time atual tricolor. No final da partida, lance entre Uilliam e Carlos gerou polêmica quanto à marcação ou não de nova penalidade máxima. Além disso, sobrou apenas o apito do árbitro e o empate na Arena Castelão.

Criticas a arbitragem

A vitória não veio, mas a liderança invicta na Série C segue nas mãos do Fortaleza. No entanto, o empate sem gols contra o Botafogo-PB teve sabor de derrota.

Para Marcelinho Paraíba, um dos mais experientes do elenco leonino, o árbitro foi a grande responsável pelo resultado. No fim, os jogadores reclamaram um pênalti em Willian. Ao final da partida, muitos foram reclamar diretamente com a arbitragem.

- A equipe jogou muito bem. Não ganhamos, mas continuamos invictos. O juiz atrapalhou bastante. As imagens mostram tudo bem claro. Poderíamos ter marcado o gol naquela oportunidade e saído com a vitória - lamentou o camisa 10.

Fernandinho concorda com MP10. Para ele, o Leão do Pici jogou bem do início ao fim, mas a bola teimou em não entrar.

- Faltou um pouco de tranquilidade. Tivemos um pouco de ansiedade na hora do último lance, mas a equipe está de parabéns pelo que mostrou. Tivemos volume de jogo, trabalhamos bem do início ao fim - afirmou.

Willian entrou no fim da etapa complementar na vaga de Marcelinho Paraíba com a missão de incendiar o jogo. E o fez. Chegou ao ataque pelo menos em duas oportunidades e mostrou velocidade na hora de finalizar. No entanto, em uma das oportunidades, caiu dentro da pequena área e pediu pênalti, negado pela arbitragem. O jogador tricolor se revoltou.

- Ele me derrubou, foi pênalti! Eu ia fazer o gol, mas ele (adversário) me derrubou, foi pênalti! - esbravejou o jogador.

Concorrentes ajudam o Leão

Por conta da fragilidade dos adversários, o Fortaleza pode comemorar no final da tardedeste domingo mesmo sem jogar  a manutenção da sua liderança isolada e folga no Grupo A do Campeonato Brasileiroda Série C. Com 16 pontos, o Tricolor de Aço tem quatro pontos a mais do que o CRB, que empatou em casa, por 2 a 2, com o Salgueiro, pela oitava rodada, que teve outros cinco jogos. Na segunda-feira à noite, em Campinas, Guarani e Caxias fecham a rodada.

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA 0 X 0 BOTAFOGO-PB

LOCAL: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

DATA: 26/07/2014 (sábado)

HORÁRIO: 19h

ÁRBITRO: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN).

ASSISTENTES: Flávio Gomes Barroca (RN) e Luís Carlos Câmara Bezerra (RN).

FORTALEZA

Ricardo; Tiago Cametá, Genilson, Adalberto e Fernandinho; Guto, Edinho, Walfrido (Corrêa) e Marcelinho Paraíba (Uilliam); Robert (Zulu) e Waldison.

Técnico: Marcelo Chamusca.

BOTAFOGO-PB

Carlos; Ferreira, Magno Alves, Walter e Alex Cazumba; Zaquel, Hércules, Lenílson (Chapinha) e Doda; Rafael Aidar (Lúcio Curió) e Frontini (Soares).

Técnico: Marcelo Vilar.

Cartões Amarelos: Fernandinho (Fortaleza); Alex Cazumba, Doda e Hércules (Botafogo-PB).

Cartões vermelhos: Hércules (Botafogo-PB).



Renda e público: Não divulgados

Arbitragem cearense escalada para Séries C e D do Campeonato Brasileiro

A árbitros cearense foram escalada para dois jogos do Campeonato Brasileiro neste final de semana, nas Séries C e D. Almeida Filho vai comandar um duelo entre cariocas e paulistas, enquanto os assistentes Renan Aguiar e Nailton Oliveira vão atuar juntos em partida que envolve uma equipe do Piauí e outra do Pará.
Confira abaixo as partidas em que os cearenses estão escalados:
Série C
Macaé/RJ x Mogi Mirim/SP – Estádio Cláudio Moacyr, 16h, 26/07.
Árb: Almeida Filho
Ass1: Ramiro Candido/ES
Ass2: Leonardo Mendonça/ES
Série D
River/PI x Remo/PA – Estádio Alberto Silva, 16h, 27/07.
Árb: Leandro Dantas de Oliveira/RN
Ass1: Renan Aguiar

Ass2: Nailton Oliveira

Fortaleza reencontra torcedor em partida contra Botafogo/PB

Líder isolado do grupo A na Série C do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza encerrou a preparação para o jogo contra o Botafogo/PB, com um recreativo na tarde desta sexta feira (25), no Estádio Alcides Santos, no Pici. Um ensaio de cobranças de faltas e pênaltis encerrou a atividade. 

Equipe está praticamente definida para o importante confronto, com a volta de Edinho no posto de Davidson, conforme informou o próprio técnico Marcelo Chamusca, que não é muito de fazer mistério. 

Comandante leonino relacionou 21 jogadores para encarar o Campeão Paraibano, acrescentando-se Edinho e Adriano na relação dos dezenove que viajaram para Campina Grande no último final de semana. Relacionados entraram em regime de concentração agora à noite nos alojamentos Ribamar Bezerra, no Parque dos Campeonatos. 

Tricolor de Aço enfrenta o Botafogo da Paraíba nesse sábado, 19 horas, na Arena Castelão, após 63 dias sem jogar diante de sua torcida, tendo em vista que o último jogo antes da paralisação para a Copa do Mundo foi contra o Paysandu, em Belém, e o primeiro após a retomada foi diante do Treze, em Campina Grande, sábado passado.

A última vez que o torcedor tricolor viu o clube de perto na Série C foi no mês de maio, na partida contra o CRB/AL, válida pela 5ª rodada da competição. Naquele dia o Leão empatou sem gols no Estádio Alcides Santos, o que aumenta ainda mais a saudade da torcida em comemorar gols pertinho dos atletas. 

Após enfrentar Paysandu/PA e Treze/PB fora de casa e a parada para a Copa do Mundo, finalmente Fortaleza e torcida tricolor vão se reencontrar, mas dessa vez em outra Arena. A expectativa é que o resultado também seja diferente da última vez e que da arquibancada o torcedor possa fazer a festa com vitória do Leão. 

O Botafogo/PB está cinco pontos atrás do Fortaleza, mas integra a zona de classificação. Os paraibanos são comandados por um velho conhecido, o cearense Marcelo Vilar. Se surpreender no Castelão, a estrela solitária da Paraíba faz sua diferença para o líder cair, mas não ameaça a posição do Fortaleza. Se o tricolor cearense vencer, amplia ainda mais a vantagem numérica frente aos demais. 

Em entrevista coletiva na noite dessa sexta-feira, o técnico Marcelo Chamusca falou sobre o apoio da torcida nesse jogo. 

"Pra nós o apoio da torcida é fundamental, tem sido em todos os momentos e esse retorno nos trouxe até ansiedade, porque a força do nosso torcedor nos motiva muito a cada jogo. Amanhã vamos jogar em um grande estádio, padrão Copa do Mundo e espero que a torcida compareça como tem sido em todos os jogos. Vamos fazer de tudo para vencer e conseguir os três pontos", destacou. 

Além de voltar a ver o time em campo ao vivo e bem próximo mais uma vez, a torcida tricolor vai poder ver de perto os novos uniformes com a marca da Kappa, além de conhecer o novo Juba, mascote do Leão que reestreia totalmente renovado, sendo uma atração a mais para a Maior do Estado. 

Minuto de silêncio

Antes do início do jogo será respeitado um minuto de silêncio a Armando Barbosa do Carmo, pai de dois conselheiros do Fortaleza. A solicitação partiu do próprio clube.

Os ingressos seguem à venda até a hora do jogo, com preços promocionais. Os bilhetes das Cadeiras Superiores custam apenas R$ 20, 00 (vinte reais), com a meia entrada a R$ 10,00 (dez reais). Cadeiras Inferiores estão à venda ao preço de R$ 30,00 (trinta reais), com a meia custando R$ 15,00 (quinze reais).

Fortaleza x Crac/GO muda de data e horário

A CBF comunicou mudança de data e horário para a partida Fortaleza x Crac/GO, válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro Série C. O jogo passou do dia 01/09 (segunda-feira) para 31/08 (domingo). O horário foi alterado das 21h30 para às 19h. O Estádio Presidente Vargas está mantido como local da partida.

Ceará defende liderança fora de casa diante do Santa Cruz/PE

Depois de despachar o Chapecoense da Copa do Brasil na ultima quarta feira na Arena Castelão ao empatar em um gol com o clube catarinense e passar para a próxima fase do torneio quando terá pela frente o Internacional de Porto Alegra, o Ceará volta à realidade do Campeonato Brasileiro Série B, onde defenderá a liderança do certame fora de casa, neste sábado (26 às 16h20). O Vovô encara o Santa Cruz, no Estádio Arruda, em partida válida pela 13ª rodada do certame.

Manter-se na ponta não vai ser tarefa das mais fáceis para o Ceará. O alvinegro vai enfrentar um dos clubes mais tradicionais do nordeste em domínios adversários e a casa deve estar cheia. O torcedor do Santa Cruz não comparece ao Estádio Arruda há três partidas e com o término da pena de jogar com portões fechados imposta ao clube pelo STJD, os corais devem matar a saudade do time jogar em casa.

O Ceará, no entanto, tem se comportado bem fora de casa na Série B e vem embalado pela classificação para a 3ª Fase da Copa do Brasil.

Ainda distante dos primeiros colocados, o Santa Cruz precisa da vitória para se aproximar da ponta de cima da tabela. Além disso, em caso de derrota e a depender da combinação de resultados o tricolor pernambucano pode ficar ameaçado pela zona do rebaixamento. Pelo lado do Ceará uma vitória significa não só continuar líder como poderá abrir vantagem de pontos das demais equipes, independente dos resultados desta sexta-feira (25).

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu a arbitragem para o confronto entre Santa Cruz x Ceará, a ser realizado neste sábado, 26/07, no estádio do Arruda, em Recife/PE, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2014.

O árbitro André Luiz de Freitas Castro/GO apitará esta partida. Em um histórico recente, ele apitou outros quatro jogos do Vovô:

- Ceará 0 x 1 Flamengo (pela 30ª rodada da Série A 2011);

- Ceará 1 x 2 Fluminense (pela 32ª rodada da Série A 2011);

- Paraná 1 x 1 Ceará (pela 2ª Fase da Copa do Brasil 2012);

- CRB 0 x 2 Ceará (pela 17ª rodada da Série B 2012).

O assistente número 1, Cristhian Passos Sorence/GO, trabalhou em seis jogos do Vozão, enquanto o assistente número 2, Leone Carvalho Rocha/GO, ainda não trabalhou em jogos do Alvinegro, assim como o quarto árbitro, Luiz Cláudio Sobral/PE.

Confira mais informações sobre o jogo entre Santa Cruz x Ceará:

Data: 26 de julho de 2014 (Sábado)

Horário: 16h20min

Estádio: Arruda, em Recife/PE.

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro/GO

Assistente Nº 1: Cristhian Passos Sorence/GO

Assistente Nº 2: Leone Carvalho Rocha/GO

Assessor: Luiz Cláudio Sobral/PE

São Benedito lança revista e programa de sócio torcedor

O presidente do São Benedito, Haroldo Maciel e o diretor de Marketing Luiz Antônio Gomes, visitaram o presidente da FCF, Mauro Carmélio, e mostraram a primeira edição da Revista Azulão, lançada em junho e que conta a história do acesso do clube à 1ª divisão em 2014. A publicação será trimestral e conta com o apoio de investidores da região. Outra novidade do Azulão da Serra é o programa sócio torcedor. Como o clube completará 10 anos de vida em 2015, a diretoria resolveu lançar o programa como forma de captar recursos de maneira independente. A meta inicial é conseguir 150 sócios até dezembro deste ano e 1.000 até o final de 2015.
Mauro Carmélio elogiou a ideia da diretoria e já aderiu ao programa de sócio torcedor do São Benedito. “Iniciativas como essa precisam contar com o nosso apoio e também com o do torcedor. Torço para que esse exemplo seja seguido por outros clubes do interior do Estado e assim fortalecermos ainda mais o nosso futebol”, disse.

Para mais informações do programa de sócios do São Benedito, acesse o site: www. adsb.com. br

Categorias de base se valorizam com disputa da Taça Fares Lopes 2014

As doze equipes que vão disputar a Taça Fares Lopes em 2014 terão uma missão a mais no certame: revelar novos talentos do futebol. No Conselho Técnico que definiu fórmula de disputa e regulamento da competição, realizado em junho, os próprios clubes assumiram o compromisso e em cada jogo pelo menos seis atletas com idade abaixo de 23 anos deverão estar relacionados em súmula.

Devido à medida, base e elenco principal dos participantes vão trabalhar em conjunto no segundo semestre do ano. Atletas que recentemente disputaram o Campeonato Cearense Sub-20 devem seguir trabalhando com suas equipes, já que sete dos clubes que vão concorrer à Taça Fares Lopes jogaram o principal certame de base do Estado em 2014. 

Ceará, Crateús, Ferroviário, Horizonte, Maguary, Guarany de Sobral e Tiradentes estiveram entre os participantes do Sub-20 cearense e já tiveram a chance de ver o elenco de garotos que têm em ação. Assim, deve ser mais fácil para estas equipes selecionar aqueles que vão compor a lista mínima de seis atletas com idade abaixo de 23 anos.

Outra competição de base, no entanto, pode ajudar também aos clubes que a disputarem juntamente com a Taça Fares Lopes. Em agosto começa o Campeonato Cearense Sub-17 e as duas competições acontecerão em paralelo.

As atenções dos aspirantes devem se dividir, já que enquanto disputam o estadual de sua categoria, tem chances de jogar junto da equipe profissional. Seis clubes que vão jogar a Taça Fares Lopes também estão no Cearense Sub-17 (Ferroviário, Horizonte, Maguary, Tiradentes, Ceará e São Benedito).

Segundo o presidente da FCF, Mauro Carmélio, a medida foi pensada já visando uma integração entre os elencos de base e profissional com o intuito de revelar jogadores. “A obrigatoriedade não compromete a qualidade das equipes e ainda cumpre papel desportivo. Além de ser oportunidade de ouro para jogadores das bases, que devem se dedicar ainda mais”, explicou. Vale lembrar que não há impedimentos quanto à utilização de mais de seis atletas de base entre os elencos das equipes. O regulamento da competição só estabelece um número mínimo entre os relacionados.

Passarela vai ligar Centro Olímpico ao Castelão

Ao passar em frente à Arena Castelão vindo do centro pela Av. Alberto Craveiro nos deparamos com uma obras gigantesca, é a construção do futuro Centro de Formação Olímpica do Nordeste que segue com previsão de entrega ainda para o final de 2014.

A novidade é que haverá uma passarela ligando o CFO a Arena Castelão, tornando tudo um grande complexo esportivo.

- Teremos uma passarela com acessibilidade para deficientes que irá ligar a Arena Castelão e o Centro de Formação Olímpica, o que tornará tudo um grande complexo. Essa é a ideia - pontuou Ferruccio Feitosa que também afirma que a previsão para conclusão do Complexo é para o final de novembro e a entrega para o início de dezembro.

Com as obras em estágio avançado, já é possível observar o espaço reservado para as piscinas, o ginásio e até a pista de atletismo com campo de futebol. A parte da construção de alojamentos e vestiários dos atletas também está avançada, de acordo com o secretário.

Outro ponto a ser observado na construção do CFO é a sustentabilidade. O compromisso com o meio ambiente está presente nos detalhes da construção que concorre ao selo de Certificação LEED. A intenção, segundo Ferruccio Feitosa, é utilizar o bom exemplo da Arena Castelão, primeira arena verde da história dos Mundiais, e repetir o selo LEED.

- Demos exemplo para o Brasil e para o Mundo com as medidas sustentáveis na Arena Castelão. Agora estamos buscando uma nova certificação para comprovar novamente que obras grandes e complexas podem caminhar juntas com o meio ambiente - pontuou o secretário.

Quando concluído, o CFO terá espaço para a prática de 26 modalidades olímpicas, com outras muito populares, como futsal e karatê, além de ginásio climatizado para até 21 mil pessoas e alojamento para 248 atletas, entre outras especificidades.

Governo e clubes se reúnem para discutir renegociação das dívidas

O projeto de renegociação das dívidas dos clubes, que tramita no Congresso Nacional, deve passar por mudanças. Após reunião entre a presidente Dilma Rousseff e representantes de 12 times, em Brasília, foi criada uma comissão com membros dos ministérios do Esporte e da Fazenda, da Advocacia-Geral da União (AGU) e dos clubes para rediscutir alguns pontos e apresentar propostas de alterações no texto que aguarda votação no plenário da Câmara dos Deputados.

A ideia principal será mantida: alongamento no prazo para a quitação dos débitos em troca da adoção de medidas como o "fair play financeiro", que pune esportivamente clubes que atrasarem pagamentos. No entanto, devem ser ajustadas algumas questões como a definição da taxa de juros que será aplicada - Selic (mais alta) ou TJLP (mais baixa) - e a retirada do texto de itens que não estejam relacionadas diretamente à renegociação das dívidas.

- Vamos pegar o projeto e fazer um pente fino em cima das reuniões que tivemos com o Bom Senso (encontro realizado na última segunda-feira), com os clubes, com a Fazenda (ministério) e a AGU para acertar algumas questões. Tem uma discussão sobre a taxa Selic, TJLP. Na verdade, acho que cerca de 10% (do projeto) que tem que mexer - afirmou o secretário de Futebol do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento.

- (As taxas de juros) serão objeto de discussão da comissão. Não há ainda uma definição... A questão da loteria, entendemos que deve ser retirada do projeto - completou o presidente do Curitiba, Vilson Ribeiro de Andrade.

A Dilma, Assumpção cogita deixar o Brasileiro por verbas bloqueadas.

Entenda melhor a renegociação das dívidas, que aguarda votação no plenário da Câmara.

Governo quer diminuir participação de empresários nos direitos dos atletas

De acordo com o presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, outro ponto que deve ser melhor detalhado no projeto trata das condições para o pagamento dos débitos. A proposta dos clubes é que as parcelas não comprometam mais de 4% das receitas anuais dos clubes.

- É algo em torno de 3% a 4% das receitas anuais. Não adianta ser maior do que isso ou os clubes vão ter que pegar empréstimos para pagar. A ideia básica é que os clubes, dentro das suas receitas, das suas capacidades, possam arcar com as suas dívidas. É muito importante deixar claro que ninguém está pedindo anistia. Estamos pedindo um alongamento das dívidas dentro da capacidade dos clubes. Em contrapartida, a responsabilização não só dos dirigentes, mas também esportiva para os clubes - afirmou o mandatário alviverde.

Uma reunião entre representantes dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro será realizada na CBF já no início da próxima semana para definir um posicionamento definitivo em relação ao projeto. Técnicos do governo também vão trabalhar durante a semana para definir uma proposta final. O objetivo da comissão é apresentar resultados até a próxima sexta-feira. O desejo do governo é que o projeto seja votado no plenário da Câmara dos Deputados até o mês de setembro.

- Esperamos em uma semana ter um texto conjunto para dizer, isso aqui é o projeto... Nós temos que correr, pois tem clube que não chega ao fim do ano se esse projeto não for aprovado. Também temos poucas datas de votação. Então, são dois desafios: uniformizarmos o projeto, o que acho menos difícil, e o desafio maior de colocar em votação nas poucas datas que temos para que a lei esteja aprovada ainda este ano - disse o secretário Toninho Nascimento.

O ritmo mais lento do Congresso no período de campanha eleitoral - a previsão é de apenas quatro sessões plenárias até outubro - pode fazer com que a renegociação das dívidas acabe sendo editada por Medida Provisória (MP). Ao menos, é o que acredita o presidente do Coritiba, Vilson Andrade, eleito pelos próprios clubes para conduzir as negociações com governo e parlamentares.

- É uma questão técnica de como o governo vai fazer. A presidente está extremamente decidida a resolver essa questão com urgência. Tem que definir a condição mais favorável, mas acredito que possa sim ser por Medida Provisória. 

No caso, a presidente Dilma Rousseff assinaria uma MP com as regras para a renegociação das dívidas dos clubes que passaria a valer imediatamente. O Congresso Nacional teria então um prazo de 60 dias - prorrogáveis por outros 60 dias - para apreciar o tema na Câmara dos Deputados e no Senado. Se o texto não fosse aprovada pelos parlamentares, a medida perderia a validade.

O secretário do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento, não descartou a possibilidade levantada por Vilson Andrade, mas garantiu que a prioridade do governo é que a renegociação das dívidas seja aprovada como Projeto de Lei e não por meio de uma Medida Provisória.

- Não se falou sobre isso (Medida Provisória). Pelo contrário. É uma hipótese, mas não é provável. O governo, por enquanto, pensa que tem que passar pelo Congresso. O tramite normal. A expectativa é que seja aprovado até setembro. Essa é a esperança - concluiu o secretário.

Veja a lista dos participantes da reunião com a presidente Dilma Rousseff

Ministros

- Aldo Rebelo

- Guido Mantega

Dirigentes de Clubes

- Alexandre Kallil - Presidente do Clube Atlético Mineiro

- Alexei Portela - Presidente da Liga de Futebol do Nordeste

- Andres Sanchez - ex-dirigente (convidado do ministro Aldo Rebelo)

- Antônio Luiz Neto - Presidente do Santa Cruz Futebol Clube

- Carlos Miguel Aidar - Presidente do São Paulo Futebol Clube

- Eduardo Bandeira de Melo - Presidente do Clube de Regatas do Flamengo

- Fernando Schimidt - Presidente do Esporte Clube Bahia

- Giovanni Luigi - Presidente do Sport Club Internacional

- Mário Gobbi Filho - Presidente do Sport Club Corinthians Paulista

- Maurício Assumpção - Presidente do Botafogo de Futebol e Regatas

- Paulo Nobre - Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras 

- Romildo Bolzan Jr - Vice-presidente do Grêmio Foot- Ball Porto Alegrense

- Vandick Lima - Presidente do Paysandu Sport Club

- Vilson Andrade - Presidente do Coritiba Foot Ball Club

Guarani desiste da Fares Lopes

O Guarani anunciou nesta quinta-feira (24) que não vai disputar a Taça Fares Lopes. A justificativa do clube reside na questão financeira quando o clube aguardava a chegada de patrocinadores que acabaram não se juntando ao projeto para a disputa da competição estadual que oferta, ao campeão, uma vaga na Copa do Brasil.

Uma reunião nesta quinta-feira selou a decisão que pode até ser revista caso surja algum colaborador disposto a custear a participação do clube. Nenhum comunicado foi feito ainda à Federação Cearense de Futebol que manteve o Leão do Mercado na tabela do certame.

O ex-presidente Josafá Figueiredo foi um dos que participaram da reunião. Em sua conta no Face book ele lamentou o fato de o time leonino não participar da Fares Lopes.

“O Guarani infelizmente não vai para Copa Fares Lopes por questão de falta de recursos, lamentavelmente. Fica a incógnita para o futuro do clube que na minha modesta opinião passar esse tempo todo parado será muito ruim, mas pensando de outra forma participar de uma competição sem ter o recurso necessário e formar um time fraco é só pra ser saco de pancada.”, disse Josafá.

Icasa tem novo técnico

Nem Sidney Moraes ou muito menos Flávio Araújo. O novo técnico do Icasa é Leandro Sena que desembarca em Juazeiro do Norte na tarde desta quinta-feira (24) e logo será apresentado e sem perder tempo inicia os treinamentos visando o jogo da próxima terça-feira fora de casa contra o Náutico.

Leandro Ribeiro Sena tem 38 anos e menos de um deles como técnico de futebol. Sua primeira oportunidade como treinador no início de outubro do ano passado quando foi efetivado no América de Natal após demissão de Pintado.

Em março desse ano ele acabou sendo desligado do clube potiguar após sofrer goleada por 4 a 0 para o Ceará pela semifinal da Copa do Nordeste. Vinte e um dias depois ele assumiu o Treze e pouco menos de um mês depois caiu.

Icasa esta sem técnico para enfrentar a Portuguesa

Tarcísio Pugliese não é mais treinador do Icasa. O técnico recebeu uma proposta do Ituano, atual campeão paulista, e decidiu aceitar o cargo na equipe que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro. 

A diretoria do Icasa definiu quem fica no banco de reservas durante a partida contra a Portuguesa, pela 13ª rodada da Série B. Auxiliar de Pugliese, Gustavo Scarlese comanda a equipe na partida desta terça-feira no Romeirão, marcada para as 19 horas. O nome do novo treinador ainda não foi definido.

Esta foi a segunda passagem de Tarcísio Pugliese pelo Verdão do Cariri. Na primeira, em 2012, ele participou da campanha do acesso à Série B, mas deixou a equipe após divergências com o empresário investidor do clube do Cariri. No retorno ao Verdão, Pugliese comandou a equipe na campanha do 3º lugar no estadual deste ano. O técnico deixa o Icasa na 15ª posição da Série B com 12 pontos, lutando para não entrar na zona de rebaixamento.

O convite do Ituano surgiu após o pedido de demissão do ex-treinador Fahel Júnior. Pugliese deve ser anunciado pelo presidente do clube de Itu, Juninho Paulista, na terça-feira. O vínculo de Pugliese com o Ituano é válido até o final do estadual de 2015.

O Verdão do Cariri ainda não venceu após o fim da Copa do Mundo. E o que era ruim, piorou. O técnico Tarcísio Pugliese deixou o clube na véspera do jogo para comandar o Ituano, que disputa atualmente a Série D. O seu auxiliar, Gustavo Scarlese, assumirá o Icasa até que o novo técnico seja contratado. A diretoria não revelou nomes. No time, voltam Danilinho, Naylhor e Foguinho. O alviverde caririense não tem desfalques para o duelo.

A Portuguesa busca sua primeira vitória após a parada da Copa do Mundo. Depois de empatar sem gols com a Ponte Preta e por 1 a 1 com o Paraná, a Lusa quer, enfim, vencer. Na 16ª posição com 11 pontos, o time do técnico Marcelo Veiga pode ganhar dois postos na rodada. Um, do próprio Icasa, 15º colocado, e outro do Atlético-GO, na 14ª posição. Ainda sem Marcos Assunção, que só deve estrear diante do Oeste, o time rubro-verde tem três desfalques: o zagueiro Luciano Castán e o atacante Serginho, que estão suspensos, e o meia Allan Dias. O lateral-esquerdo Jussandro, porém, retorna de suspensão.

O trio de arbitragem é baiano. Arilson Bispo da Anunciação apita a partida, com os assistentes Adson Marcio Lopes Leal e Marcos Welb Rocha de Amorim. A partida terá transmissão ao vivo pelo SporTV. O GloboEsporte.com confere todos os detalhes em tempo real, com vídeos, a partir das 18h30. 

Icasa: Gustavo Scarlese irá comandar o Verdão do Cariri contra a Portuguesa. Para o jogo desta terça, voltam Foguinho, Danilinho e Naylhor. Com isso, o Icasa deve ir a campo com: Fábio, Paulo Henrique, Gilberto, Naylhor, Zé Carlos; Jonathan Lima, Foguinho, Dodó e Danilinho; Vanger e Bruno Nunes. 

Portuguesa: Marcelo Veiga não divulgou a escalação, mas deve manter a base da equipe que empatou com o Paraná: Rafael Santos; Arnaldo, Brinner, Gustavo Tabalipa e Jussandro; Rudnei, Jocinei, Maycon e Wéverton; Pedro Oldoni e Aldave.

Fares Lopes 2014

Definidas as rodadas iniciais da Taça Fares Lopes
A Diretoria de Competições da FCF definiu os locais e horários das duas primeiras rodadas da Taça Fares Lopes 2014. Dois jogos vão abrir a competição no dia 13 de agosto. A rodada inicial fica completa no dia 17/08, com mais quatro partidas.

Para evitar choque de partidas com as competições nacionais que disputam, Icasa e Guarany de Sobral tiveram seus jogos antecipados. As duas equipes dão início a 5ª edição da Taça Fares Lopes contra Guarani de Juazeiro e Crateús, respectivamente. O Clássico do Cariri acontecerá no Romeirão, às 20h15. No mesmo horário o Cacique do Vale enfrenta o Guerreiro do Poty no Estádio Juvenal Melo.

A primeira rodada terá sequência quatro dias depois com Maguary x Tiradentes no Estádio Presidente Vargas e Horizonte x Ferroviário no Domingão, ambos começando às 16h. Às 15h30, a bola já estará rolando para São Benedito x Ceará, no Estádio Tarcisão. O único duelo ainda indefinido da rodada inicial é Iguatu x Barbalha, devido pendências de laudos do Estádio Agenorzão.

Confira abaixo o desdobramento das rodadas iniciais da Taça Fares Lopes:

1ª Rodada

13/08 - Crateús x Guarany/S - Estádio Juvenal Melo / 20h15
13/08 – Icasa x Guarani/J – Estádio Romeirão / 20h15
17/08 – Maguary x Tiradentes - PV / 16h
17/08 – Horizonte x Ferroviário – Domingão / 16h
17/08 – São Benedito x Ceará – Estádio Tarcisão / 15h30
17/08 – Iguatu x Barbalha – Indefinido

2ª Rodada

20/08 – Guarany/S x São Benedito – Estádio do Junco / 20h15
21/08 – Ceará x Crateús – PV / 20h15
21/08 – Barbalha x Icasa – Inaldão / 20h15
23/08 – Tiradentes x Horizonte – PV / 16h
24/08 – Ferroviário x Maguary – PV / 16h
24/08 – Guarani/J x Iguatu – Estádio Romeirão / 16h

Ceará pronto para encarar Chapecoense

Sem muito tempo para descansar, o elenco do Ceará Sporting Club volta aos trabalhos na tarde desta terça-feira, 22/07, e dá continuidade aos preparativos para o duelo de amanhã, contra a Chapecoense, pela Copa do Brasil 2014.

O grupo do Mais Querido deve participar de um trabalho tático, no estádio Carlos de Alencar Pinto (Vovozão). O técnico Sérgio Soares e sua comissão técnica devem elaborar também um treino de passes e finalizações com o grupo.

Depois dos trabalhos, os atletas relacionados seguirão para o hotel do clube, onde ficarão concentrados. 

O Ceará pode ter até quatro desfalques em seu elenco para o jogo contra a Chapecoense, pela Copa do Brasil, às 19h30min da próxima quarta-feira (23). Três deles porque já atuaram por outros clubes na mesma competição. São eles, o meia-atacante Lulinha e os atacantes Gil e Lima. Já o lateral-direito Samuel Xavier sofreu uma entorse no tornozelo e é dúvida para o jogo.

O jogador deverá ser avaliado após os treinamentos desta terça-feira para saber se pode ou não atuar contra os catarinenses. Se ele não puder jogar, Marcos é o homem para substitui-lo. Por outro lado, Vicente retorna a jogar pela lateral esquerda. Ele estava suspenso na última partida do Vovô pela Copa do Brasil.

O restante da equipe titular é a mesma que vem atuando na Série B do Campeonato Brasileiro.

Como venceu a primeira partida, em Chapecó, interior catarinense, por 2 a 1, o Alvinegro de Porangabuçu tem a vantagem de jogar pelo empate e pode até perder por um 1 a 0 no PV. Se a Chapecoense vencer pelo mesmo placar de 2 a 1, a vaga será decidida nos pênaltis.

Leão contrata Erick Flores

O elenco do Fortaleza teve reapresentação nesta segunda feira (21) à tarde, no Pici. Na oportunidade aconteceu um jogo treino contra a formação que representa o Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Ceará (Safece).

Pelo Leão, participaram do treino aqueles jogadores que formaram no banco de reservas no confronto contra o Treze, em Campina Grande, juntamente com o restante do elenco que permaneceu um Fortaleza.

Formação comandada por Chamusca começou com André Zuba; Hudson, Breno, Leandro e Radar; Adriano, Correa, Laertes e Léo; Uilliam e Zulu. O resultado foi 1 a 1, com Juninho Cearense marcando para o Safece e Correa empatando para o Leão.

A grande novidade do dia foi a presença do meia atacante Erick Flores, mais recente reforço do Tricolor de Aço. Jogador fez exames médicos, realizou avaliações físicas e foi apresentado no final da tarde.

Na noite desta segunda-feira (21), o 3º reforço contratado após a parada para a Copa do Mundo foi apresentado na Sala de Imprensa Carlos Rolim Filho. O meia-atacante Erick Flores falou sobre sua chegada ao Fortaleza, suas características de jogo, seus objetivos no clube, bem como sua passagem pelo futebol cearense.

Antes de falar com a imprensa, o gerente de futebol Julio Manso deu as boas vindas ao novo jogador tricolor.

"O Erick é conhecido no futebol cearense, já passou pelo Ceará e é um jogador que foi oferecido para o Fortaleza há algum tempo. Ele é versátil, pode jogar por dentro e pelos lados e isso foi importante para a avaliação do Chamusca. Buscamos informações nos dois últimos clubes que ele atuou sobre treinamento e disciplina, e foram as melhores possíveis, então essas análises foram determinantes para a vinda dele. Estamos aqui para desejar boa sorte para ele e que nos ajude a subir para a Série B no final do ano", afirmou o dirigente.

Iniciando a apresentação, Erick Flores falou sobre sua passagem pelo rival, Ceará no ano de 2010.

"Acho que eu passei por aqui em um momento que era mais jovem. Passei por experiências boas e ruins e agora voltar para dar uma resposta positiva é o meu maior desejo. Quando eu vim pra cá eu tinha 20 anos, tinha acabado de sair do Flamengo, eu era novo e novo você faz coisas que com a vida vai aprendendo e eu aprendi bastante. O Erick de hoje é muito diferente do que passou pelo Ceará em 2010", disse.

O jogador também falou sobre a primeira impressão em relação ao elenco tricolor e a competição a qual o Leão está disputando.

"A série C é a primeira vez que vou participar. A gente sabe que é muito disputada, mas a gente também sabe da qualidade do grupo. O grupo que está se formando no Fortaleza está no caminho certo, é um grupo forte e eu vou trabalhar, vou buscar meu espaço, vou me dedicar e eu me dedicando o professor vai me dar oportunidade para jogar", afirmou.

Sobre suas características o meia reafirmou o discurso de Julio Manso em relação a sua versatilidade.

"Eu surgir como meia, mas como tenho facilidade em jogar pelas pontas consigo fazer bem as duas funções e isso facilita para o treinador. Tenho características diferentes do Paraíba, ele é o jogador que cadencia a partida, dá ritmo ao time. Eu já sou mais agudo, jogo mais pra frente", destacou.

Quando perguntado o que fez com que ele aceitasse a proposta de vir para o Leão, Erick ressaltou a grandeza do time e o peso da camisa.

"A grandeza do Fortaleza me fez aceitar a proposta. O time sempre vem batendo na trave e acho que esse é o ano. É uma oportunidade pra mim também, com o Fortaleza subindo a gente sobe junto e acho que o Fortaleza é o lugar ideal pra isso, eu quero criar uma identidade boa e fazer uma boa campanha aqui. Estou muito feliz, querendo jogar, quero participar, me entregar e me dedicar bastante", ressaltou.

Para finalizar, o jogador falou sobre a torcida do Leão.

"A minha impressão da torcida do Fortaleza foi a melhor possível. A primeira vez que eu vim jogar aqui foi em 2010 ainda pelo Flamengo, na Copa do Brasil, lembro que a torcida fez uma festa bonita para o Ronaldo Angelim e aquilo ficou na minha mente. Hoje tenho a oportunidade de jogar aqui e espero retribuir a grandeza dessa torcida", concluiu.

Depois de mais de dois meses sem jogar em casa, o Leão volta para os braços da Maior do Estado. Neste sábado (26), Fortaleza e Botafogo/PB se enfrentam, às 19h, na Arena Castelão, em jogo válido pela 8ª rodada da Série C do Brasileiro. Os ingressos para este compromisso estarão disponíveis para a torcida tricolor a partir desta quarta-feira em todos os pontos de vendas credenciados.

O Leão é o líder do Grupo A, com 15 pontos conquistados e tem como objetivo principal se distanciar cada vez mais do vice-líder Cuiabá, que tem 11 pontos. Botafogo/PB é o 4º colocado na tabela, com 10 pontos ganhos.

Confira os valores dos ingressos para o jogo:

Cadeira Superior: 20,00 meia 10,00

Cadeira Inferior: 30,00 meia 15,00

Cadeira Especial: 40,00 meia 20,00

Setor Premium: 80,00 meia 40,00

Cadeira Superior Visitante: 20,00 meia 10,00

Pontos de Venda:

Pici: Avenida Senador Fernandes Távora, 200

Leões do Pici Store: Av. Barão de Studart 2550, loja 4

Lojão Ariosvaldo: Av. dos Expedicinários, 5151

Tricolaço: Av. Bezerra de Menezes, 1548

Shopping Benfica: R. Carapinima, 2200



Para essa terça feira a programação marca mais um treinamento no segundo período, começando a partir das 16 horas.



Mesmo sem vencer Leão se garante na liderança

Jogando fora de casa o Fortaleza diante do Treze paraibano as duas equipes fizeram um bom jogo neste sábado, no estádio Presidente Vargas, na cidade de Campina Grande, mas não saíram do empate, em partida valida pela sétima rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, Robert, marcou para o Fortaleza, enquanto que Rafael Oliveira, cobrando pênalti descontou para o Treze.

Apesar do empate com o resultado, o Fortaleza segue isolado na liderança do Grupo A com 15 pontos conquistados. Por outro lado, o Treze beira a zona do rebaixamento com 7 pontos, e pode terminar a rodada na penúltima posição caso o Crac vença o Salgueiro neste domingo.

TUDO IGUAL!

Jogando em casa, o Treze quis mostrar à torcida que o trabalho realizado durante a Inter temporada deu resultado, mas o começo não foi bem assim. A primeira chance do Galo aconteceu aos cinco minutos, mas de cabeça, Bruno Aquino mandou pela linha de fundo. No lance seguinte, o Fortaleza marcaria o primeiro gol da partida.

Aos nove minutos do primeiro tempo, o cirúrgico Leão do Pici abriu o placar. Na primeira ação ofensiva do Fortaleza, Waldison fez bela jogada, deixou a marcação pra trás e fez belo toque para Robert. Finalizador nato, o atacante tocou no canto do goleiro do Treze, que nada pôde fazer.

Após o gol, o Treze foi pra cima em busca do gol de empate, que não demorou a acontecer. Aos 15 minutos, o zagueiro Guto deixou Bruno Aquino no chão, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Rafael Oliveira soltou uma bomba no canto esquerdo, sem chances de defesa para Ricardo.

Depois de conquistar o empate, o Treze pressionou o Fortaleza para tentar virar a partida. Aos 20 minutos, Bruno Aquino fez bela jogada e finalizou para o gol, mas a bola explodiu na marcação. Na sequência, o ataque do Galo mandou pela linha de fundo.

Antes do término do primeiro tempo, o Fortaleza quase marcou o segundo com Marcelinho Paraíba. Em cobrança de falta, o meia bateu com perfeição e, por pouco, não colocou o Leão do Pici à frente do placar.

Segundo tempo

Na etapa complementar, o Fortaleza voltou melhor do que o Treze e, por pouco, não voltou a ficar na frente do placar. Em duas oportunidades, Davidson e Robert tiveram as chances de marcar, mas acabaram batendo pra fora. Na sequência, aos 8 minutos, Jonathan teve a chance de marcar para o Treze, mas Ricardo fez a defesa em dois tempos.

Aos 15 minutos, Marcelinho Paraíba quase marcou para o Fortaleza. Especialista em cobrança de falta, o meia aproveitou a oportunidade na entrada da área e soltou um foguete para o gol, mas Gilson fez grande defesa. No lance seguinte, Guto ficou cara a cara com o goleiro do Treze, que mais uma vez fez dela defesa.

Melhor na partida o Fortaleza seguiu pressionando o Treze até o final, mas não conseguiu marcar o segundo. Por outro lado, o Galo dominou o primeiro tempo e não conseguiu repetir o ritmo de jogo na etapa complementar, apenas se defendendo e tentando explorar os contra-ataques, mas sem sucesso.


PRÓXIMOS JOGOS

Na sequência da Série C do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza volta a campo no próximo sábado, em casa, contra o Botafogo-PB. Já no domingo, o Treze recebe o Paysandu, precisando da vitória para se afastar da zona do rebaixamento.

FICHA TÉCNICA

TREZE X FORTALEZA

LOCAL: Estádio Presidente Vargas, em Campina Grande (PB).

GOLS: Robert, aos 9, e Rafael Oliveira, aos 15 do primeiro tempo;

ÁRBITRO: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)

GOLS: Robert, aos 9, e Rafael Oliveira, aos 15 do primeiro tempo;

CARTÃO AMARELO: Birungueta e Oliveira (Treze) e Corrêa (Fortaleza)

TREZE: Gilson; Osmar, Pitty, Alison (Oliveira) e Fernandes; Alan Bahia, Sapé, Jonathan (Birungueta) e Luciano; Rafael Oliveira (Hélio Paraíba) e Bruno Aquino.


FORTALEZA: Ricardo; Tiago Cametá, Adalberto, Genilson e Fernandinho; Guto, Walfrido (Corrêa), Davidson (Uilliam) e Marcelinho PB; Waldison e Robert (Zulu).

PÚBLICO: Não disponível

RENDA: Não disponível

Ceará vence e reassume a liderança da série B



O placar poderia ser mais confortável, mas a vitória sobre o Icasa, por 2 a 1, foi o suficiente para recolocar o Ceará na liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. O time dominou praticamente os 90 minutos da partida realizada na Arena Castelã, em Fortaleza, e encerra a 12.ª rodada na ponta.

O Ceará venceu o Icasa na tarde deste sábado na Arena Castelão e agora ocupa a primeira posição, com 24 pontos. Acabou beneficiado pela derrota do Joinville, que perdeu por 2 a 1 para o ABC e soma 23 pontos. Por outro lado, o Icasa continua rondando as últimas colocações, com apenas 12 pontos.

O placar poderia ser mais confortável, mas a vitória sobre o Icasa, por 2 a 1, foi o suficiente para recolocar o Ceará na liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. O time dominou praticamente os 90 minutos da partida e encerra a 12.ª rodada na ponta.

Como já era esperado, o Ceará entrou em campo voando baixo. Afinal, havia muita pressão por conta da derrota para o Joinville. Sem dar chances para o Icasa, o Vozão abriu o placar logo aos 15 minutos. A defesa adversária falhou e o zagueiro Diego Ivo aproveitou um escanteio para marcar de cabeça.

O time alvinegro não deixou o Verdão do Cariri se recompor do gol sofrido. Aos 22 minutos, os mandantes, mais uma vez, conseguiram estufar as redes. O lateral Samuel Xavier escapou pelo lado direito e cruzou rasteiro. Sem marcação, o meia Nikão só escorou para o fundo do gol.

Sem qualidade no meio, os visitantes não deram trabalho ao goleiro Jaílson. Mesmo em um ritmo mais cadenciado, após os dois gols, o Ceará teve uma ótima chance de liquidar o jogo. O atacante Bill recebeu um cruzamento “açucarado” pela esquerda e, na cara do gol e sem goleiro, mandou para fora. Incrível.

A diferença de qualidade técnica entre os dois times continuou visível na segunda etapa. Precisando reagir, o Icasa não conseguia trabalhar a bola. Enquanto isso, mesmo com a vantagem confortável, o Ceará continuou fazendo o jogo rodar e controlou a posse.

O Vozão poderia ter até goleado, se tivesse mantido o ritmo do primeiro tempo. No final da partida, os alvinegros relaxaram tanto que acabaram levando um gol, aos 38 minutos. O zagueiro Naylhor aproveitou cruzamento e cabeceou para defesa de Jaílson. No rebote, o também defensor Gilberto, sem marcação, só completou.


PRÓXIMOS JOGOS

No próximo sábado, às 16h20, o Ceará volta a campo para fazer um clássico nordestino contra o Santa Cruz, no Estádio do Arruda, em Recife. Enquanto isso, o Icasa joga contra a Portuguesa, na próxima terça-feira, às 19 horas, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte.


FICHA TÉCNICA

CEARÁ 2 X 1 ICASA

LOCAL: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

ÁRBITRO: Avelar Rodrigo da Silva (CE)

ASSISTENTES: Marcos da Silva Brigido (CE) e Arnaldo Rodrigo de Souza (CE)

CARTÕES AMARELOS: João Marcos (Ceará); Jonatan Lima e Gilberto (Icasa).

GOLS: Diego Ivo, aos 15, e Nikão, aos 22 minutos do primeiro tempo. Gilberto, aos 38 minutos do segundo tempo.

CEARÁ

Jaílson; Samuel Xavier (Marcos), Diego Ivo, Sandro e Hélder Santos; João Marcos, Eduardo, Ricardinho e Nikão; Bill (Lima) e Magno Alves (Lulinha).

Técnico: Sérgio Soares.

ICASA

Fábio; Paulo Henrique, Gilberto, Naylhor e Zé Carlos; Dodó, Jonatan Lima, Maksuel e Alan Mineiro (Felipe Klein); Vagner (Núbio Flávio) e Bruno Nunes (Neílson).

Técnico: Tarcísio Pugliese.
Fonte FI

Leão pronto para enfrentar o Treze


A programação do Fortaleza Esporte Clube previa um treinamento em solo paraibano na tarde desta sexta feira, encerrando os preparativos para o confronto desse sábado contra o Treze de Campina Grande, porém alguns imprevistos surgidos fizeram com que a comissão técnica cancelasse o trabalho. 

Delegação leonina embarcou para Recife por volta das 07h15min de hoje. Da capital pernambucana o grupo seguiu via terrestre para Campina Grande. Porém na altura de Goiana/PE, se depararam com um protesto de integrantes do MST, o que os deixou sem opção de seguir viagem por aquela via. 

Depois de mais de uma hora parado na estrada, o grupo conseguiu pegar um desvio e seguir viagem a João Pessoa, onde só chegou por volta das 14h30min. Diante do problema, o gerente de futebol Julio Cesar Manso resolveu que os jogadores almoçariam e repousariam na capital paraibana, para no final da tarde seguirem viagem ao destino final. 

Sendo assim o treinamento que estava marcado para esta tarde, em Campina Grande, foi cancelado. Jogadores permanecem em repouso até momentos antes do confronto contra o Galo da Borborema, marcado para esse sábado, 19 horas, no Estádio Presidente Vargas. 

Ceará e Icasa fazem primeiro confronto de cearenses do Brasileirão Série B

Os representantes cearenses na Série B do Campeonato Brasileiro vão se enfrentar pela 12ª rodada da competição neste sábado (19), na Arena Castelão. Em situações contrárias na classificação, a partida tem intenções diferentes para Ceará e Icasa, mas peso semelhante para ambos.

O alvinegro cearense tem a partida como escada para duas reconquistas. A plena confiança de seu torcedor e a liderança da Série B. O resultado negativo frente ao Joinville, na reestreia da competição, fez o Vovô cair duas posições e ver o adversário assumir a ponta, além deixar o torcedor assustado. Diante dos caririenses, a expectativa é reencontrar o caminho das vitórias.

Para o Icasa o primeiro objetivo é se afastar de vez da zona do rebaixamento. Com apenas dois pontos a mais que o primeiro clube da zona do rebaixamento, o Verdão do Cariri precisa vencer para mudar de foco e começar a mirar a parte de cima da classificação. A equipe vem de um empate fora de casa com o Oeste/SP, um resultado positivo, já que os paulistas também estão próximos da degola. Mas voltar pra casa com apenas um ponto em duas partidas fora não está nos planos do clube juazeirense.

Nos dois encontros da temporada passada cada clube venceu em casa e pelo mesmo placar: 1x0. Em 2013, no entanto, o primeiro duelo entre Ceará e Icasa aconteceu no Estádio Romeirão.

O primeiro jogo entre os dois nesta edição da Série B está marcado para iniciar às 16h20.

A partida será dirigida por um trio cearense. Avelar Rodrigo será o árbitro principal do duelo. Ele terá como auxiliares Marcos Brígido e Arnaldo Souza.
Para eles, no Campeonato Brasileiro, não é novidade atuar em um Ceará x Icasa. Ano passado o mesmo trio comandou o primeiro jogo entre as duas equipes na Série B, que foi realizado no Estádio Romeirão. 

Avelar é um dos nomes mais fortes da arbitragem cearense. Foi dele a responsabilidade de comandar o primeiro duelo da final do Cearense Onix 2014, em jogo que envolveu o maior clássico de futebol do estado. Arnaldo Souza também atuou nesta partida.

César Magalhães está escalado como árbitro reserva. O quarteto trabalhará sob a supervisão de Hilton Alcântara.

Guarany de Sobral estreia neste domingo (20) na Série D

Após boa campanha no Cearense desse ano, o Guarany de Sobral garantiu vaga no Campeonato Brasileiro Série D. O torcedor do Cacique do Vale vai poder matar a saudade do clube nesse domingo (20), quando o Guarany (S) enfrenta o River (PI), às 16h no estádio do Junco.

O Guarany (S) está no Grupo A2 juntamente com River (PI), Moto Club, Remo e Interporto. Dos cinco clubes do grupo, dois passarão para a fase do mata-mata, que começará na fase de Oitavas de Final.

O Cacique do Vale já venceu o torneio uma vez, no ano de 2010, quando o clube sobralense se tornou o único cearense a ganhar uma competição nacional, com uma campanha de 7 vitórias, 7 empates e apenas 2 derrotas em 16 jogos.

Taça Fares Lopes 2014

Definidas as rodadas iniciais da Taça Fares Lopes
A Diretoria de Competições da FCF definiu os locais e horários das duas primeiras rodadas da Taça Fares Lopes 2014. Dois jogos vão abrir a competição no dia 13 de agosto. A rodada inicial fica completa no dia 17/08, com mais quatro partidas.

Para evitar choque de partidas com as competições nacionais que disputam, Icasa e Guarany de Sobral tiveram seus jogos antecipados. As duas equipes dão início a 5ª edição da Taça Fares Lopes contra Guarani de Juazeiro e Crateús, respectivamente. O Clássico do Cariri acontecerá no Romeirão, às 20h15. No mesmo horário o Cacique do Vale enfrenta o Guerreiro do Poty no Estádio Juvenal Melo.

A primeira rodada terá sequência quatro dias depois com Maguary x Tiradentes no Estádio Presidente Vargas e Horizonte x Ferroviário no Domingão, ambos começando às 16h. Às 15h30, a bola já estará rolando para São Benedito x Ceará, no Estádio Tarcisão. O único duelo ainda indefinido da rodada inicial é Iguatu x Barbalha, devido pendências de laudos do Estádio Agenorzão.

Confira abaixo o desdobramento das rodadas iniciais da Taça Fares Lopes:

1ª Rodada

13/08 - Crateús x Guarany/S - Estádio Juvenal Melo / 20h15
13/08 – Icasa x Guarani/J – Estádio Romeirão / 20h15
17/08 – Maguary x Tiradentes - PV / 16h
17/08 – Horizonte x Ferroviário – Domingão / 16h
17/08 – São Benedito x Ceará – Estádio Tarcisão / 15h30
17/08 – Iguatu x Barbalha – Indefinido

2ª Rodada

20/08 – Guarany/S x São Benedito – Estádio do Junco / 20h15
21/08 – Ceará x Crateús – PV / 20h15
21/08 – Barbalha x Icasa – Inaldão / 20h15
23/08 – Tiradentes x Horizonte – PV / 16h
24/08 – Ferroviário x Maguary – PV / 16h
24/08 – Guarani/J x Iguatu – Estádio Romeirão / 16h

Ceará não volta bem do recesso da copa

O alvinegro cearense não foi em sua volta do Campeonato Brasileiro da Série B, nesta terça-feira à noite, pela 11.ª rodada, Recebeu o Joinville que sem cerimônia além de vencer o Vovô ainda roubou a ponta do Ceará ao vencer o clube de Porangabussú, por 3 a 1, em pleno PV. O Campeonato Brasileiro da Série B tem um novo líder. 

Com os três pontos conquistados , o clube catarinense conquistou sua segunda vitória seguida na competição, o que fez com que assumisse a primeira colocação com 23 pontos, dois a mais do que o Ceará. A equipe nordestina viu cair uma invencibilidade de oito jogos e acabou parando na terceira posição. 

O resultado mostrou que o Ceará vai ter dificuldades para se manter nas primeiras posições a partir desta segunda fase do primeiro turno. O técnico Sérgio Soares tem muitas limitações e não parece ter o comando do elenco. Isso vai exigir uma diretoria mais atenta e mais ativa. 

O curioso que o destino é mesmo incrível. Na última rodada da Série B do ano passado, o Joinville enfiou 3 a 0 no mesmo Ceará, com Sérgio Soares, em pleno Castelão. Na ocasião, uma simples vitória teria garantido o acesso ao Vovô para a elite nacional. 

QUEM SEGURA O JEC? 

A liderança estava em jogo, mas apenas uma das equipes entrou em campo com a intenção de ficar no topo da tabela de classificação. O Joinville não esperou nem o árbitro dá o apito inicial e já foi abrindo o marcador. Logo no primeiro minuto, Bruno Costa lançou, a zaga do Ceará falhou e a bola ficou na cabeça de Marcelo Costa, que desviou para o fundo das redes. 

O clube nordestino sentiu o gol e por pouco não levou o segundo, logo em seguida, dos pés do próprio Marcelo Costa. Jael tocou para o meia, que mandou no travessão. O lance acordou o Ceará, que respondeu com Nikão, mas Oliveira fez uma grande defesa. 

Aos poucos, o clube cearense foi se recuperando, chegou a assustar com a bola na trave de Nikão, mas acabou sofrendo o segundo aos 27 minutos, com Jael. Marcelo Costa soltou a bomba, em cobrança de falta, a bola explodiu no travessão e sobrou para o atacante guardar. 


O baque, porém, aconteceu mesmo aos 46 minutos. Edson Ratinho arriscou de muito longe, a bola desviou em Marcelo Costa e enganou o goleiro Jaílson, que foi buscar a bola somente dentro das redes. 

Com três gols de vantagem no placar, o Joinville fez uma segunda etapa mais tranquila. O clube catarinense precisou apenas segurar o resultado para confirmar os três pontos. O Ceará bem que tentou, mas não conseguiu furar o bloqueio do adversário. 

As melhores chances da equipe nordestina saiu dos pés de Vicente. O lateral ia diminuindo o marcador, porém, o árbitro acabou marcando impedimento. Quem também tentou foi Magno Alves, mas o atacante teve o chute afastado pelos zagueiros. Ainda deu tempo de Edson Ratinho tirar em cima da linha a cabeçada de Sandro. 

Já quando ninguém esperava, o Ceará diminuiu. Aos 43 minutos, Magno Alves fez boa jogada, tocou por cima do goleiro Oliveira e Lulinha chegou para completar. O clube nordestino ainda pressionou no final, mas já era tarde. 


PRÓXIMOS JOGOS 

Na próxima rodada, o Joinville enfrenta o ABC nesta sexta-feira, às 19h30, no Estádio Frasqueirão, em Natal. Já o Ceará pega o Icasa no sábado, às 16h20, no Castelão, em Fortaleza. 

FICHA TÉCNICA 

CEARÁ 1 X 3 JOINVILLE

LOCAL – Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE).

ÁRBITRO - Paulo H Schleich Vollkopf (MS)

GOLS – Marcelo Costa no primeiro minuto, Jael aos 27 e Edson Ratinho aos 46 da etapa inicial; Lulinha aos 43 do segundo tempo.


CARTÕES AMARELOS – Diego Ivo, Vicente e João Marcos (Ceará); Jael (Joinville)

CEARÁ – Jaílson; Marcos, Diego Ivo, Sandro e Vicente; João Marcos, Marcus Vinícius (Lima), Eduardo (Felipe Amorim), Nikão (Maranhão); Lulinha e Magno Alves.

Técnico: Sérgio Soares. 

JOINVILLE – Oliveira; Edson Ratinho, Anderson Conceição, Bruno Aguiar e Bruno Costa; Naldo, Everton (Murilo), Marcelo Costa (Eduardo Ramos); Edigar Junio (Daniel Pereira), Fabinho e Jael. Técnico: Hemerson Maria. 

RENDA – R$ 296.661,00

PÚBLICO – 17.834 pagantes 




COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier