RD - TV

FORTALEZA COMPLETA 94 ANOS - PARABÉNS LEÃO

HISTÒRIA

Fundado em 18 de outubro de 1918, por Alcides Santos, um dos maiores esportistas cearenses, que se apaixonou pelo futebol durante o período em que estudou no College Stella, na França. 

No futebol, principal esporte em que atua, foi por duas vezes vice-campeão brasileiro da Série A, nos anos de 1960 e 1968, duas vezes vice-campeão brasileiro da Série B, campeão do Norte-Nordeste em 1970, primeiro campeão regional do Nordeste – quando conquistou a Copa Cidade de Natal de 1946 –, sendo ainda detentor de 39 títulos do Campeonato Cearense de Futebol. O Fortaleza tem também tradição em outros esportes olímpicos, ostentando os títulos de campeão brasileiro adulto de handebol feminino em 2001, e em 2004, no masculino; campeão nordestino de basquetebol em 2001 e em 2003; campeão do Norte/Nordeste de Futsal em 2003 e da Liga Nordeste de Futsal de 2009; e bicampeão da Liga Nordeste de Handebol masculino, em 2010 e 2011. 

O clube possui o estádio Alcides Santos, maior estádio particular cearense, também chamado de Parque dos Campeonatos, e o Centro de Treinamento Ribamar Bezerra, o maior do estado com 90 mil metros quadrados. 

Dono da maior torcida do estado do Ceará – dentre todos os clubes brasileiros – desde o começo da década de 1970, quando o clube já levava os maiores públicos para os estádios cearenses comprovando o crescimento de sua torcida após as conquistas de inúmeros títulos nacionais e estaduais. A afirmação de o Fortaleza ter a maior torcida do estado foi comprovada pelos institutos de pesquisa IBOPE, em 2001, Datafolha, e Jornal Lance, contando assim com a quarta torcida do Nordeste e a décima sexta do Brasil. Em recentes pesquisas, realizadas em 2012, dos institutos Pluri, IBOPE e Datafolha, colocam o tricolor como a segunda maior torcida do estado. O clube tricolor também tem números expressivos de seus torcedores no Amazonas, no Distrito Federal, no Pará, no Piauí, no Rio Grande do Norte e em Roraima, onde o clube possui embaixadas desde 2005 e a maior torcida organizada de Boa Vista. É o clube cearense que mais recebeu apostas de Time do Coração na loteria Timemania, da Caixa Econômica Federal, nos anos de 2009, 2010 e 2011, sendo atualmente o segundo do Nordeste e o décimo quarto do Brasil. 

Em 1912, o futebol volta a ser praticado em larga escala na Fortaleza da Belle Époque, onde tinha a França como ponto de partida para seu processo de civilização e maior inspiradora dos valores e padrões que se difundiram na cidade, onde os filhos da aristocracia realizavam seus estudos. 

Em sua volta da França em 1912, o jovem Alcides Santos funda um clube chamado Fortaleza, mas logo seria extinto, em 1918 no dia 18 de outubro, funda o Fortaleza Sporting Club (primeira denominação do clube) na Rua Barão do Rio Branco. Participaram da primeira reunião: Alcides Santos (primeiro presidente), Clóvis Gaspar, Clóvis Moura, Humberto Ribeiro, Jayme Albuquerque, João Gentil, Oscar Loureiro, Pedro Riquet, Walter Olsen, Walter Barroso e entre outros tendo as cores do clube: o azul, branco e vermelho originado da bandeira da França. 

Em seu primeiro ano de vida, o Fortaleza sagra-se campeão de um dos torneios realizados pela extinta Liga Metropolitana Cearense, dando início à sua trajetória de títulos chegando a duas finais de Campeonato Brasileiro de Futebol (Série A), uma final e um quadrangular final do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série B, conquista de dois regionais e sendo o clube detentor de vários títulos estaduais. 

Década de 1920: A soberania em 7 títulos e a maior goleada em Clássico-Rei 

Taça do Bicampeonato, conquistada em 1921. 

Com aproximadamente 80.000 habitantes, a Fortaleza dos anos 1920 era uma cidade em expansão, surgia no campo do Prado, a Associação Desportiva Cearense, homens e mulheres da sociedade cearense assistiam ao surgimento de uma nova potência no "foot-ball" local: um time com as cores inspiradas na bandeira da França, que venceria o também tricolor Guarany na final do Campeonato Cearense de 1920. Nascia a denominação Tricolor de Aço, o aço por ser a mais importante liga metálica na época, mais tarde seria para diferenciar entre o Fortaleza Esporte Clube (o Tricolor de Aço) e o Ferroviário Atlético Clube (o Tricolor de Ferro). 

Em 1921, vários clubes importaram muitos jogadores, três abandonaram o certame: América, Bangu, e o lanterna do ano anterior, Ceará; o Fortaleza aposta na prata da casa e vence novamente o Guarany e conquista o Bicampeonato. 

A perda do tricampeonato em 1922 representaria o início da rivalidade entre Fortaleza x Ceará, no ano seguinte a terceira conquista, em 1924 conquista o bicampeonato com folga, oito vitórias em oito jogos, 30 gols marcados e 11 sofridos, no último jogo, goleada no Ceará por seis gols. A sede do clube é situada numa sala do Edifício Majestic Palace. 

O campeonato equilibrado de 1926 é decidido após um jogo extra. Em 1927 o torneio é realizado no Stadium Sport Cearense, construído no local onde ficava o Campo do Prado no qual a população se referia a tal praça esportiva. Em 1928 veio o tricampeonato invicto com sete vitórias em sete jogos. 

Pelo Campeonato Cearense de 1927, acontece a maior goleada no Clássico-Rei, o Fortaleza impôs 8 a 0 ao Ceará; gols de [19] Hildebrando (3), Pirão (2), Xixico, Humberto e Juracy. Em 1928 o clube conquista o seu primeiro Tricampeonato após vencer o Maguary. No ano seguinte quando liderava o segundo turno e partia para o inédito tetracampeonato, abandona a disputa no dia 6 de agosto, licenciando seu departamento de futebol, motivado por divergências com a mentora do futebol cearense sobre julgamento de protestos. Na época, alguns jogadores transferiram-se para o Orion, que com a base do Tricolor, tornasse campeão no ano seguinte. 

Década de 1930: O Retorno ao Estadual e o Tabu dos 7 anos 

Campo do Prado, palco do Tabu dos 7 anos na década de 1930. 

Em 1932, o clube retorna ao campeonato cearense, ficando em 3º lugar com um time de garotos e com sede no subúrbio. Em 1933, inicia a cobrança de ingressos para os jogos do campeonato e volta a ser campeão perdendo apenas uma partida. No ano de 1934, três clubes abandonaram o torneio após serem derrotados pelo Tricolor: Liceu (4 a 2), Gentilândia (6 a 2) e Ceará (5 a 0); na final, o time tricolor derrota o poderoso América e seu "ataque de 100 gols", sendo campeão invicto. 

Em 1937, conquista mais um título invicto. No torneio seguinte, no jogo contra o Iracema marca um recorde que perdura: o atleta Alemão marca oito gols, dos quais seis de cabeça. Jornais da época afirmaram que o juiz ainda anulou três deles, sendo esse jogo, a partida com maior número de gol do Campo do Prado. 

Durante os anos de 1932 à 1939, o Fortaleza Esporte Clube, passou sem perder para o maior rival, fato publicado várias vezes nos jornais da cidade: O Estado (Ceará), O Unitário, Correio do Ceará e Jornal O Povo. O Jornal O Povo cita uma manchete da época: “Não há Favorito para o Jogo de Amanhã - Foi em 1932 a ultima Vitoria do Ceará contra o Fortaleza.” Na manhã do dia 22 de maio de 1939 a manchete do jornal: “Ceará - 3 x 0 - Depois de sete Anos, foi abatido o <>.” 

Década de 1940: De Sporting Club a Esporte Clube e a conquista do Primeiro Regional 

Primeiro Regional do Nordeste 

Estádio Presidente Vargas, palco dos jogos do clube na década de 40 e com sua reforma no começo da década de 1950, renasce a ideia na diretoria tricolor, da necessidade de ter de volta um Estádio particular. 

Com o apogeu do Estado Novo na década de 1940, o Nacionalismo está cada vez mais presente entre os brasileiros, o Estado Novo promovia grandes manifestações patrióticas, cívicas e nacionalistas eram incentivados, o então Presidente da República, Getúlio Vargas assina o Decreto-Lei nº. 3.199 de 14 de abril de 1941 no qual padroniza o nome da Confederações, Federações e Clubes, fato que fez a então Associação dos Desportos do Ceará (ADC) mudar de nome para Federação Cearense de Desportos (FCD) e o Fortaleza Sportig Club respeitando o Art. 45 do decreto-lei que cita: Será constituída, pelo Ministro da Educação e Saúde, uma comissão de especialistas que estude e organize um plano de nacionalização e uniformização das expressões usadas nos desportos . Nacionaliza o Sporting Club para Esporte Clube. 

Em 1946, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol promove o primeiro campeonato Nordestino de Futebol, convidando os campeões estaduais da Região daquele ano, que pela distância de suas sedes para Natal alguns clubes desistiram. No dia 14 de julho, estreia no Estádio Juvenal Lamartine, frente ao América (PE), numa vitória por 5 a 3. Após a vitória, a manchete do Correio do Ceará dizia: "Verdadeiros ídolos da torcida de Natal os cracks do Fortaleza". 

Apenas em 21 de maio de 1947, depois de alguns adiamentos, é realizada a final do torneio no mesmo estádio onde ocorreram todos os jogos da competição, o Juvenal Lamartine, com vitória do Tricolor por 3 a 1, frente ao América de Natal, com gols de Jombrega (duas vezes) e Piolho, descontando Nonato para a equipe potiguar. A formação do "esquadrão atômico", expressão utilizada pela imprensa local para chamar o campeão foi: Juju; Stênio e Natal; Jorge, Arrupiado e Torres (Zé Sérgio); Carlinhos, Pipiu, França, Jombrega e Piolho. 

Década de 1950: A Construção do novo Estádio 

Estádio Alcides Santos 

Em 1951, a Prefeitura Municipal de Fortaleza decide reformar o Estádio Presidente Vargas, renasce a ideia na diretoria tricolor, da necessidade de ter de volta um Estádio particular, já que teve como estádio próprio durante os anos: o Campo do Alagadiço na década de 1920 e o Estádio do Campo da Praça das Pelotas (atual Praça Clóvis Beviláqua) [23] durante a década de 1930. 

O clube ganha os campeonatos de 1953 e 1954. No ano de 1957 o clube adquire terrenos no Bairro do Pici, que durante a Segunda Guerra Mundial era Base militar dos americanos em Fortaleza, chamado de Post Command (Posto de Comando), por isso a denominação PICI, transfere a sede do Clube da Gentilândia para o novo Bairro. Passando a denominar de Leão do Pici, referência ao bairro onde está localizado o Parque dos Campeonatos. 

Começa a construção do Estádio Alcides Santos, conquista os campeonatos de 1959 e 1960, inaugura em junho de 1962 o seu estádio, vencendo o Usina Ceará, sendo o primeiro gol do Estádio, de Cleto para o Usina Ceará. 

Década de 1960: Os Vice-campeonatos Brasileiro de 1960 e 1968 

Estádio Presidente Vargas local da primeira partida da final do Campeonato Brasileiro de 1960 e 1968. 

Campeonato Brasileiro de 1960 

Campeonato Brasileiro de 1968 

O Fortaleza Esporte Clube disputa à primeira, de suas vinte participações da Série A do Campeonato Nacional, em 1960, sendo vice-campeão brasileiro em 1960 e em 1968. 

Em 1960 chega a final da competição, após eliminar o ABC, o Moto Clube o Bahia e o Santa Cruz, perde a final do Campeonato Brasileiro para o Palmeiras. O time base era: Pedrinho; Mesquita e Sanatiel; Toinho, Sapenha e Ninoso; Benedito, Walter Vieira, Moésio Gomes, Charuto e Bececê (artilheiro da competição). 

No ano de 1968 chega a mais uma final do Campeonato Brasileiro, após eliminar o Bahia e o Náutico, empata o primeiro jogo da final por 2x2 contra o Botafogo de Jairzinho, Paulo César Caju e Roberto Miranda, tricampeões mundiais com a seleção brasileira em 1970, mas perde o jogo decisivo no Maracanã por 4x0. 

Década de 1970: A conquista do Norte-Nordeste, o primeiro campeão do Castelão e a maior invencibilidade em estadual e na Série A do Brasileiro. 

Norte-Nordeste de 1970 

Troféu de Campeão do Norte-Nordeste de 1970. 

O primeiro título do Fortaleza Esporte Clube na década de 1970 é a conquista do Norte-Nordeste. A equipe na primeira fase classifica-se em primeiro lugar do Grupo 1, com 10 pontos ganhos após realizados os seguintes jogos: 

11 de Outubro de 1970 - Fortaleza 3 x 0 Moto Club 

14 de Outubro de 1970 - River 1 x 0 Fortaleza 

21 de Outubro de 1970 - Fortaleza 2 x 0 Maranhão 

25 de Outubro de 1970 - Sampaio Correia 0 x 0 Fortaleza 

1 de Novembro de 1970 - Fortaleza 4 x 0 Piauí 

5 de Novembro de 1970 - Flamengo 1 x 1 Fortaleza 

8 de Novembro de 1970 - Fortaleza 1 x 1 Guarany 

Segunda fase 

21 de Novembro de 1970 - Fortaleza 3 x 2 Galícia 

25 de Novembro de 1970 - Campinense 1 x 1 Fortaleza 

29 de Novembro de 1970 - Fortaleza 1 x 0 Ceará 

2 de Dezembro de 1970 - Fortaleza 2 x 0 Flamengo 

9 de Dezembro de 1970 - Sport 1 x 0 Fortaleza 

Classificou-se para o quadrangular final na segunda colocação do Grupo 3B do Nordeste, conquistando sete pontos. 

Quadrangular final 

13 de Dezembro de 1970 - Fortaleza 0 x 0 Sport 

15 de Dezembro de 1970 - Fast Clube 1 x 1 Fortaleza 

17 de Janeiro de 1971 - Tuna Luso 0 x 0 Fortaleza 

24 de Janeiro de 1971 - Fortaleza 2 x 1 Tuna Luso 

27 de Janeiro de 1971 - Fortaleza 4 x 1 Fast Clube 

31 de Janeiro de 1971 - Sport 2 x 1 Fortaleza 

Mesmo perdendo para o Sport em Recife por 2 x 1, vence o Norte-Nordeste pelo critério de desempate, pois ambos terminaram com o mesmo número de pontos. Festa na chegada a cidade de Fortaleza com seus 857.000 habitantes ao novo campeão do Norte-Nordeste. 

Classificação do Quadrangular Final do Norte-Nordeste de 1970 

Equipe PG J V E D GP GC SDG 

Fortaleza 7 6 2 3 1 8 5 (+3) 

Sport 7 6 3 1 2 5 7 (-2) 

Fast 6 6 2 2 2 7 7 0 

Tuna Luso 4 6 1 2 3 5 6 (-1) 

Fortaleza Esporte Clube: Campeão do Norte-Nordeste de 1970 

No Campeonato Brasileiro de Futebol de 1973 é marcado pela maior invencibilidade do Fortaleza na Série A, foram 12 jogos de invictos [24]. Em novembro de 1973 é inaugurado na capital cearense o Estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão. O ano de 1974 é marcado para se saber qual clube teria a honra de se tornar o primeiro campeão do novo Estádio. O Fortaleza Esporte Clube perde o primeiro turno do estadual, tendo a obrigação de vencer o segundo turno, para forçar a final do Campeonato. No dia 19 de março de 1975, decide o turno contra o Ceará, vencendo teria mais jogos para se definir o Campeão de 1974. Vitória tricolor por 4x0 com gols de Geraldino Saravá três vezes e Amilton Melo. A equipe atuou com: Lulinha, Louro, Pedro Basílio, Osires e Roner; Chinesinho, Lucinho, Amilton Melo e Zé Carlos; Haroldo e Geraldino Saravá. 

Quatro dias após é realizada a primeira partida da final, mais uma vitória tricolor, agora por 1x0 com mais um gol de Geraldino. No dia 26 de março estava marcado a segunda partida da “melhor de três”, nova vitória tricolor com gols de Haroldo e Amilton Melo duas vezes. A equipe conquista o bicampeonato realizando 30 jogos, sendo 23 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas, marcando 87 gols e sofrendo 22. 

Durante a década de 1970 o tricolor teve sua maior invencibilidade em estadual, fato ocorrido no ano de 1978, foram 26 jogos invictos. A segunda maior invicta foi em 1973 e durou 20 partidas. Já a terceira e quarta marca também aconteceu durante os anos 70, 17 jogos nos anos de 1972 e 1976. 

Década de 1980: A máquina Tricolor de 1982/1983 e mais dois títulos em 1985 e 1987 

Pepe, técnico campeão em 1985. 

A década de 1980 começa para o Fortaleza em branco, no estadual de 1980 não conquista os turnos disputados e não chega a final do Cearense, em 1981 decide apenas o segundo turno. Em 1982 é decidido que o tricolor montaria um time para atropelar os adversários, para isso contrata o goleiro Salvino do Ferroviário, o zagueiro Chagas (do Vasco da Gama), Zé Eduardo (que atuava na equipe rival), o ponta-direita Geraldinho (do Fluminense), Adílton (do Flamengo), Miltão, Nélson, Assis Paraíba, trás de volta o zagueiro Pedro Basílio, além de outros atletas. O Leão do Pici conquista os dois primeiros turnos do campeonato e o Ferroviário conquista o terceiro. Na final (em melhor de três partidas), empate no primeiro jogo em 1 a 1 e segundo jogo em 2 a 2, na terceira partida vitória tricolor por 4 a 0, gols de Adílton (3) e Roner. 

No ano seguinte o presidente Ney Rebouças remonta a máquina tricolor, trazendo para o clube Tadeu (do Fluminense), Luisinho das Arábias (do Flamengo), Júlio César Uri Geller (do Flamengo), Wescley (do Botafogo), Edson (do Botafogo) e Marquinhos (do Vasco da Gama) ganha o primeiro turno invicto, mais um vez passa por cima dos adversários e no último jogo do campeonato vence o Ferroviário por 2 a 0 com dois gols de Luisinho das Arábias. 

Em 1984 termina o estadual na segunda colocação, em 1985 o Fortaleza traz para treinar o seu elenco o ex-jogador do Santos, Pepe e conquista o estadual de número 27. Em 1986 perde o Bicampeonato. 

No ano de 1987 é o clube de melhor campanha no estadual e com o empate em 0 a 0 no último jogo conquista mais um título cearense. Em 1988 perde a final para o Ferroviário com gol de Marcelo Veiga. 

Década de 1990: O Maior público em Clássico-Rei e o Acesso a Série A do Brasileiro 

O Maior público registrado em Clássico-Rei aconteceu pelo Campeonato Cearense de 1991 no dia 6 de outubro de 1991, o público da partida foi 60.363 pagantes com vitória tricolor pelo placar de 1x0. O Fortaleza após vencer o terceiro turno do estadual e o quarto turno, o tricolor conquista no 15 de dezembro de 1991 o Estadual de número 29. 

O Fortaleza Esporte Clube conseguiu o acesso a Série A de 1993, após conquistar a sétima colocação da Série B de 1992 na qual, classificava 12 equipes para Primeira Divisão de 1993. O clube conquista 28 pontos em 26 jogos, com 11 vitórias, 6 empates e 9 derrotas, marcando 30 gols e sofrendo 24. 

Década de 2000: Os vice-campeonatos da Série B em 2002 e 2004 

Troféus do vice-campeonato da Série B de 2002 e 2004. 

Série B de 2002 

Série B de 2004 

O Fortaleza Esporte Clube conseguiu o acesso a Série A de 2003, após 31 jogos, conquistando 59 pontos, sendo 18 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, marcando 61 gols e sofrendo 31 gols. 

Os jogos finais da Série B de 2002 foram: [29] 

Fortaleza 2 x 0 Criciúma - 30 de novembro - Estádio Castelão 

Criciúma 4 x 1 Fortaleza - 7 de Dezembro - Estádio Heriberto Hülse 

Na Série B de 2004, o Fortaleza Esporte Clube conquistou 55 pontos em 35 jogos sendo 15 vitórias, 10 empates e 10 derrotas, 55 gols prós e 30 contra. A seguir o quadro com os jogos e classificação do Quadrangular Final: 

Classificação 

Time Pts J V E D GP GC SG 

1 Brasiliense 12 6 4 0 2 8 5 +3 

2 Fortaleza 8 6 2 2 2 4 4 0 

3 Avaí 8 6 2 2 2 4 5 -1 

4 Bahia 5 6 1 2 3 7 9 -2 

Resultados 

BRA FOR AVA BAH 

Brasiliense - 1–0 2–0 2–1 

Fortaleza 1–0 - 2–0 1–0 

Avaí 1–0 0–0 - 2–0 

Bahia 2–3 2–0 1–1 - 

Fortaleza Esporte Clube: Vice-Campeão e promovido à Série A em 2005 

Década de 2000: O Campeão da Década em Estaduais e o maior tabu em jogos oficiais do Clássico-Rei 

OS JOGOS DO TABU 

Data Placar Competição 

17 de Julho de 1999 Fortaleza 7 x 2 Ceará Estadual de 1999 

27 de Fevereiro de 2000 Fortaleza 4 x 0 Ceará Estadual de 2000 

2 de Abril de 2000 Fortaleza 1 x 0 Ceará Estadual de 2000 

30 de Abril de 2000 Fortaleza 3 x 0 Ceará Estadual de 2000 

7 de Maio de 2000 Fortaleza 2 x 1 Ceará Estadual de 2000 

11 de Junho de 2000 Fortaleza 2 x 1 Ceará Estadual de 2000 

27 de Junho de 2000 Fortaleza 1 x 1 Ceará Estadual de 2000 

16 de Julho de 2000 Fortaleza 1 x 1 Ceará Estadual de 2000 

27 de Setembro de 2000 Fortaleza 3 x 1 Ceará Série B de 2000 

21 de Fevereiro de 2001 Fortaleza 2 x 1 Ceará Nordestão de 2001 

28 de Março de 2001 Fortaleza 1 x 1 Ceará Estadual de 2001 

13 de Maio de 2001 Fortaleza 2 x 2 Ceará Estadual de 2001 

20 de Maio de 2001 Fortaleza 4 x 3 Ceará Estadual de 2001 

10 de Junho de 2001 Fortaleza 1 x 0 Ceará Estadual de 2001 

5 de Julho de 2001 Fortaleza 0 x 0 Ceará Estadual de 2001 

8 de Julho de 2001 Fortaleza 3 x 1 Ceará Estadual de 2001 

A Década de 2000 começa com o maior tabu em jogos oficiais estabelecido na história dos Clássicos-Reis, que durou de 17 de julho de 1999 a 8 de julho de 2001, com 12 vitórias e quatro empates, em 16 partidas. 

Entre os anos de 2000 a 2010, o Fortaleza Esporte Clube esteve presente em todas as finais do campeonato estadual, conquistando os estaduais nas respectivas decisões: 

16 de Julho de 2000 - Fortaleza 1 x 1 Ceará [31] - Estádio do Junco 

8 de Julho de 2001 - Fortaleza 3 x 1 Ceará [32] - Estádio Presidente Vargas 

23 de Março de 2003 - Fortaleza 2 x 1 Ferroviário [33] - Estádio Castelão 

15 de Dezembro e 19 de Dezembro de 2004 - Fortaleza W x O Ceará [34] - Estádio Castelão 

17 de Abril de 2005 - Fortaleza 2 x 0 Icasa [35] - Estádio Castelão 

6 de Maio de 2007 - Fortaleza 1 x 0 Icasa [36] - Estádio Castelão 

4 de Maio de 2008 - Fortaleza 4 x 2 Icasa [37] - Estádio Castelão 

3 de Maio de 2009 - Fortaleza 1 x 1 Ceará [38] - Estádio Castelão 

2 de Maio de 2010 - Fortaleza 1 x 2 - (Pênaltis: 3x1) Ceará - [39] - Estádio Castelão 

O Campeonato de 2002 

Além dos oito títulos conquistados na década, o tricolor poderia conquistar o campeonato de 2002, passando a ter nove títulos na década. [carece de fontes] Entenda a situação sobre o Campeonato Cearense de 2002, disputado em três turnos, o Fortaleza conquistou o primeiro turno e o Ceará o 2º e 3º turno. 

Em março de 2002 o Ceará contrata o costarriquenho David Madrigal. No dia 16 de julho, o Limoeiro percebe uma possível irregularidade no visto de trabalho de David e tenta a impugnação da partida realizada pelo 3º turno no dia 10 de julho em que o Ceará venceu por 3x1, entrando com uma ação no TJD. No dia 23 de julho o contrato de David é suspenso pela FCF, após a descoberta de que o seu visto de trabalho só o permitia atuar pelo Roma de Apuracana, seu clube anterior. [carece de fontes] A final do campeonato estadual é realizado no dia 7 de agosto, entre o Fortaleza vencedor de um turno e o Ceará, vencedor de dois turnos,(por ser vencedor de dois turnos jogou a final por um empate). O jogo acabou empatado em 1x1, o Ceará por ter conquistado dois turnos é declarado campeão. 

Em Setembro de 2002, o Fortaleza entra com uma ação cautelar no TJD pedindo a anulação dos pontos do Ceará nas partidas em que David atuou e a consequente transferência do título para o vice-campeão, no caso o Tricolor, no dia 6 de outubro o juiz Inácio de Alencar Cortez Neto, da 17ª Vara Cível, julga procedente em primeira instância a ação ordinária promovida pelo Fortaleza pedindo a anulação dos pontos na partida em que David Madrigal atuou e a consequente transferência do título estadual de 2002. [40] 

Em 2011, o processo foi anulado pelo TJCE, já que a Federação atestou a regularidade do campeonato e declarou o Ceará campeão daquele ano. [41] 

Década de 2010: Do título inédito à crise 

Troféu do Tetracampeonato conquistado em 2010. 

O Tetracampeonato de 2007/2008/2009/2010, começa em 2007 com o título vencido em cima do Icasa. No ano seguinte veio o bicampeonato. O Fortaleza venceu os dois jogos da final frente ao Icasa: 2 a 0 no Romeirão e uma goleada por 4 a 2 no Castelão. O Tricampeonato em 2009 foi conquistado com 14 Vitórias, 7 Empates e 5 Derrotas, com 54 Gols Pró e 31 contra. As finais foram disputadas nos dias 26 de Abril (vitória do Tricolor de Aço por 2x1, gols de Guto e Wanderley) e 3 de maio. Neste segundo jogo, o Tricolor jogava por um empate e perdia por 1x0 até os oito minutos do segundo tempo, quando Marcelo Nicácio marcou de peixinho o gol do Tricampeonato, para delírio da nação tricolor. 

No Estadual de 2010 conquista o primeiro turno e seu rival conquista o segundo. Na final, o primeiro jogo foi ganho pelo Leão, o segundo foi ganho pelo Ceará. Nos pênaltis, 3x1 para o Fortaleza, e assim se consagra, pela primeira vez na história, Tetra campeão Cearense. Por outro lado, o Leão não conseguiu passar da fase classificatória e permaneceu na terceira divisão. 

O ano de 2011 ficou conhecido como "o ano em que nada deu certo". No primeiro semestre, o clube disputou: o Campeonato Cearense, onde brigava por um inédito pentacampeonato, mas ficou apenas na terceira colocação, e a Copa do Brasil, na qual foi eliminado na segunda fase pelo Flamengo após uma derrota de 3 a 0 no Castelão. Após o terceiro lugar no estadual, veio o Campeonato Brasileiro da Série C, o Tricolor escapa do rebaixamento para a Série D na última partida, quando goleou o CRB e espantou o fantasma do que seria um rebaixamento inédito, ainda no segundo semestre disputa a Copa Fares Lopes, onde era favorito para conquistar a vaga para a Copa do Brasil de 2012, mas acabou caindo ainda na primeira fase, onde dois de três clubes passavam de fase. 

Em 2012 fica com o vice-campeonato no Estadual e é eliminado nas oitavas-de-finais da Copa do Brasil de 2012. Por um imbróglio causado por clubes que buscavam vagas na Série C daquele ano, a disputa atrasou mais de um mês. O Fortaleza estreou apenas em julho, empatando em casa com o Águia de Marabá na sequência do campeonato, o clube consegue a maior invencibilidade durante os campeonatos nacionais, no total de 13 jogos. 

Fonte: Wikipédia 



COMEMORAÇÕES 

Os 94 anos do Fortaleza Esporte Clube serão comemorados em grande estilo. Uma vasta programação foi criteriosamente preparada para essa data marcante. O "Outubro Tricolor" conta com várias atrações, que culminará com o grande "Baile dos 94 anos". Confira. 


O projeto “Outubro Tricolor – Fortaleza, 94 anos de glórias e tradição” é composto por uma série de eventos que marcarão as festividades de aniversário do Tricolor de Aço. Desenvolvido em parceria com o Programa Leões do Pici, sua programação inclui várias atividades esportivas e culturais, ações promocionais para o quadro de sócios, e, claro, as tradicionais comemorações, que foram totalmente remodeladas. 

A programação é focada principalmente na participação dos membros do Programa de Fidelidade Fortaleza – Leões do Pici. A proposta é fortalecer o projeto e promover a participação destes parceiros nas atividades do Clube. 


O pico das comemorações será o Baile 94 Anos, que será realizado amanhã, confira a programação: 

18 de Outubro 

Manhã 

* Parabéns Fortaleza Esporte Clube / PICI / Programação aberta ao público Tricolor de Aço 

* Novo letreiro do Parque dos Campeonatos 

* Alvorada 94 Anos - Queima de fogos 

* Hino do Brasil – Banda do Exército Brasileiro 

* Hino do Fortaleza Esporte Clube 

* Banda do Exército Brasileiro 

Noite 

* Baile Leão 94 Anos / FULL TIME BUFFET (Rua Felipe, nº 343, Guararapes, Fortaleza-CE). 

* 20h - Missa de ação de graças 

* 21h – Jantar dos Leões / Sorteio de brindes 

* 22h - Leão de Ouro – Entrega aos homenageados de 2012 

* 23h - Baqueta Clube de Ritmistas / Show de Samba 

* 00h30 - Ítalo e Renno / Show de Forró 

Homenageados com o Leão de Ouro 2012 (In Memoriam) 

1. Mendo Leonel Chaves 

2. Jackson de Carvalho 

3. Luan Victor 

4. Ivonete Maia 

Homenagens Especiais 

1. Silvio Carlos 

2. Jurandir Branco 

Atleta Revelação do Amador 

1. Romarinho 

Mesa Salão Cristal: 

Buffet completo, acesso aos shows, cerveja, refrigerante, whisky 12 anos. 

Sócio: R$ 150,00 

Não Sócio: R$ 200,00 

Até 2x no cartão de credito 

Frontstage Salão Cristal: 
Buffet completo, espaço reservado, acesso aos shows, cerveja, refrigerante, whisky 12 anos 
Sócio: R$ 250,00 
Não Sócio: R$ 300,00 
Até 2x no cartão de credito 
Presenças das estrelas e sócios Leões do Pici, Rony Jason, Tita Tavares, Thiaguinho, além do Técnico Vica e alguns jogadores. 
Vendas de ingressos também no local, até o limite da lotação do Buffet.

Fonte : site oficial do Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier