RD - TV

1950, Brasil na final da Copa perde para o Uruguai por 2 a 1

Há exatos 60 anos,em 16 de julho de 1950 o futebol brasileiro sofria a derrota mais dolorida de sua história: Em pleno Maracanã na decisão da copa do mundo a seleção Uruguai calava o maior estádio do mundo, tirando da seleção brasileira seu inédido primeiro titulo mundial.
Maracanã estava Completamente lotado - 174 mil pessoas, segundo dados oficiais da Fifa; 200 mil, segundo a imprensa da época. O recém inaugurado Maracanã. O Brasil prescisa apenas de um empate , já que não era exatamente uma decisão, e sim a última rodada de um quadrangular final.
A seleção brasileira dirigida por Flávio Costa havia vencido a Suécia por 7 a 1 e a Espanha por 6 a 1. O Uruguai havia empatado por 2 a 2 com os espanhóis e suado para vencer os suecos por 3 a 2, de virada, resultados que, além da vantagem do empate, davam ao Brasil um amplo favoritismo.
Quando a bola rolou, no entanto, a história foi diferente. O Brasil, jogando inteiramente de branco, dominou as ações, mas não conseguiu passar pelo bom goleiro Maspoli. O placar só foi aberto no segundo tempo, aos 2min, com um gol do ponta Friaça.
O título já era dado como certo quando Schiaffino empatou para o Uruguai, aos 19min, numa jogada pela direita iniciada pelo ponta Ghiggia. Aos 34min, num lance parecido, Ghiggia escapou novamente pela direita, invadiu a área e ameaçou o chute. O goleiro Barbosa tentou se antecipar, para evitar um novo cruzamento, mas o uruguaio bateu direto para o gol: a bola, sorrateira, entrou no canto esquerdo, enganando o goleiro.
Abatidos, os jogadores brasileiros não conseguiram reagir nos minutos restantes e viram o Uruguai ficar com o título. Barbosa teve de ouvir pelo resto de sua vida as críticas pelo erro no gol, e costumava dizer que sofreu a maior condenação que um brasileiro jamais cumpriu, já que o Código Penal impede que uma pessoa fique presa por mais de 30 anos - ele morreu em 1999, 49 anos depois do lance.
Como consequência daquele dia fatidico o uniforme branco da seleção brasileira foi aposentado. A equipe só voltaria a jogar dois anos depois, estreando o uniforme amarelo que veste até hoje. Mas, 60 anos e cinco títulos mundiais depois, o fantasma do “Maracanazo” continua vivo na memória do futebol no Brasil.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 X 2 URUGUAI
Data: 16 de julho de 1950 (domingo)
Horário: 15h
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: George Reader (Inglaterra)
Assistentes: Arthur Ellis (Inglaterra) e George Mitchell (Escócia)
Gols - Brasil: Friaça, aos 2min do segundo tempo
Uruguai: Schiaffino, aos 19min, e Ghiggia, aos 34min do segundo tempo
BRASIL: Barbosa, Augusto e Juvenal; Bauer, Danilo Alvim e Bigode; Friaça, Zizinho, Ademir, Jair e Chico
Técnico: Flávio Costa
URUGUAI: Roque Maspoli, Matias Gonzalez e Eusebio Tejera; Schubert Gambetta, Obdulio Varela e Rodríguez Andrade; Alcides Gigghia, Julio Perez, Oscar Miguez, Juan Schiaffino e Ruben Moran
Técnico: Juan López

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier