RD - TV

CAN2010: Seleção de Togo vai participar do CAN2010

- Queremos mostrar nossos valores, o amor ao nosso país e que somos homens. Em memória das vítimas, vamos participar do campeonato – declarou a imprensa na noite deste sábado o atacante do Nantes e da seleção de Togo Thomas Dossevi sobre a participação da seleção de seu país na Copa Africana de Nações.
Dossevi falou ainda que a decisão foi tomada quase por unanimidade pelos jogadores.
- Não somos covardes. Estamos decepcionados com a organização do evento. Primeiro, eles olham para os seus interesses – disse.
Em virtude do incidente, ocorrido na província angolana de Cabinda, na fronteira com o Congo, que causou a morte de três pessoas (o motorista do ônibus, o assessor de imprensa e o assistente-técnico da seleção togolesa) e ferimentos graves em dois atletas da delegação togolesa, entre eles o goleiro reserva de Togo Kodjovi Obilalé, atingido por dois tiros, e que está em estado grave, porém estável. A informação é do hospital Milpark, em Joanesburgo, África do Sul, para onde Obilalé foi transferido neste sábado.. Então o governo togolês exigiu a volta sua seleção. E declarou:
- Não podemos continuar na competição nestas circunstâncias dramáticas. Os jogadores estão traumatizados - declarou Pascal Bodjona, ministro da administração territorial e porta-voz do governo do Togo.
Um pouco antes, o meia Guillaume Brenner chegou a defender o cancelamento da Copa Africana de Nações.
A seleção do Togo está no Grupo B do torneio, que terá jogos disputados em Cabinda (que também receberá uma partida das quartas de final), ao lado de Burkina Faso, Gana e Costa do Marfim. A estréia está marcada para segunda-feira contra Gana.
O território de Cabinda é uma das 18 províncias de Angola, mas não pertence fisicamente à área do país. O local fica entre a República Democrática do Congo (ex-Zaire) e a República do Congo. A região é rica em petróleo e é assolada por um conflito separatista desde a independência angolana, em 1975.
O ataque de sexta-feira foi assumido pelo braço armado da “Frente de Libertação do Estado de Cabinda/Posição Militar”.
CAN2010
Primeiro-Ministro tranqüiliza presidente da CAF
Luanda - O Primeiro-Ministro angolano, Paulo Kassoma, tranqüilizou hoje (sábado), em Luanda, o Presidente da Confederação Africana de Futebol
(CAF), Issa Hayatou, tendo garantido que estão criadas todas as condições de segurança da Taça Africana das Nações Orange – Angola 2010, que inicia domingo, em Luanda.
Issa Hayatou, que foi recebido em audiência pelo Primeiro-ministro e Coordenador da Comissão ministerial de Monitorizarão do COCAN (Comitê Organizador da Taça de África das Nações), recebeu informações sobre o ocorrido na região de Cabinda, em que a Seleção Nacional do Togo foi alvo de um ataque terrorista.
Paulo Kassoma considerou o acontecimento de Cabinda como um ato isolado e reiterou que a segurança da equipa do Togo e demais seleções está garantida, assim como está a ser prestado todo o apoio médico hospitalar às vítimas.
O Primeiro-ministro informou ao presidente da CAF que o Governo angolano está a oferecer todo o seu carinho e apoio moral à Delegação do Togo, referindo que a organização da Taça Africana das Nações Orange – Angola 2010 decorre o seu ritmo normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier